09/04/2024

QMC Telecom fecha acordo com a Multiplan e levará 5G para shoppings

Para ter a cobertura da rede dentro dos shoppings, será usado o DAS (sigla inglesa para sistema de antenas distribuídas, em inglês).

A QMC Telecom, empresa de infraestrutura neutra, anunciou um acordo com a rede de shoppings Multiplan, com o objetivo de levar conectividade 5G para as dependências do empreendimento do grupo, que estão distribuídos em sete estados brasileiros.

Com a estrutura para levar conexão para dentro dos shoppings, a carência de conectividade das torres de celular convencionais externas será suprida, levando mais cobertura para aqueles que frequentarem os espaços. Segundo a Multiplan, 20 unidades estão em operação, somando mais de 2 milhões de m² construídos e cerca de 190 milhões de visitas por ano.

Entre os centros de compras que são administrados pela rede shopping centers estão ParkShopping em Brasília, Barra Shopping no Rio de Janeiro, Morumbi Shopping em São Paulo e Pátio Savassi em Belo Horizonte. Entretanto, não se sabe se esses espaços fazem parte do acordo, uma vez que a QMC não revelou quais os shoppings receberão a infraestrutura.

A empresa também não informou quais operadoras farão parte desse projeto para levar 5G aos empreendimentos Multiplan, revelando apenas que “duas das maiores operadoras de telefonia do Brasil já possuem dezenas de projetos de 4G e 5G em andamento com a QMC, inclusive para os shoppings da Multiplan“.

De acordo com a empresa, para tornar a cobertura da tecnologia possível dentro dos shoppings, será usado o DAS (sigla inglesa para “sistema de antenas distribuídas”). “O rápido avanço do 5G indoor no Brasil reflete o compromisso e visão estratégica das operadoras em suprir a crescente demanda por conectividade 5G no interior de grandes empreendimentos, algo muito difícil de se contemplar somente por meio das redes externas“, explica a QMC.

QMC Telecom e o 5G

A empresa tem contribuído para o avanço do 5G no país. Com mais de mil pontos instalados em todo o Brasil, a QMC investe em projetos de rede móvel utilizando o mobiliário urbano através de sua solução SLS (Street Level Solutions), que é a instalação de pequenas antenas mimetizadas no nível da rua em locais como como bancas de jornal, semáforos e pontos de ônibus.

“Nossos SLS estão instalados em grandes avenidas, como a Luis Carlos Berrini, em São Paulo, em orlas com grande movimentação de turistas como as de Balneário Camboriú e Bombinhas, em Santa Catarina, ou, ainda, em locais específicos como a Ilha do Frade, no Espírito Santo, entre outras centenas de pontos importantes pelo país. Por meio de medições feitas após a implantação, foram comprovadas melhorias significativas nos principais indicadores de cobertura e de qualidade de rede dessas localidades”, explica Bernardes, Diretor da QMC.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários