17/12/2025
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Supertempestade solar pode derrubar a internet por meses em 2024

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O professor Peter Becker, responsável por um projeto com a Universidade George Manson e o Laboratório de Pesquisa Naval, nos Estados Unidos, emitiram alerta sobre as atividades solares que podem causar um “apocalipse da internet” por meses. A supertempestade solar, segundo os especialistas, pode afetar todo o planeta em 2024.

A supertempestade solar seria resultado de explosões solares que lançam massa coronal (EMC) para a Terra, interferindo no campo magnético do planeta. O projeto tem o objetivo de criar um sistema para alertar a população cerca de 18 horas antes que as partículas solares comecem a alterar o campo magnético terrestre.

Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25, que prevê uma supertempestade solar, deve ocorrer antes do previsto. Acontece que inicialmente, estudos mostraram que algo do tipo só aconteceria em julho de 2025, mas Becker diz que a fase mais intensa da tempestade será em 2024.

Segundo o cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano. Ele explica que há grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura, que são gerados na coroa solar.

Nesse caso, quando o gás atinge o campo magnético terrestre, tempestades geomagnéticas podem ser causadas, o que prejudica os meios de comunicações e as estações elétricas.

“A internet atingiu a maioridade durante uma época em que o Sol estava relativamente calmo. Agora, ele está entrando em uma época mais ativa. Esta é a primeira vez na História da Humanidade que houve um aumento da atividade solar com tamanha dependência da internet”, diz o professor.

Além da internet, a rede elétrica, os cabos de fibra óptica, sistema de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação podem sofrer danos que deverão levar meses para serem reparados.

Importância do aviso

O cientista explica que a ejeção de massa coronal do Sol em decorrência da tempestade solar pode se dirigir a outra direção do espaço, mas se vier à Terra, elas chegam em oito minutos, o que, segundo ele, “dá cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que essas partículas cheguem” ao planeta e “comecem a mexer com o campo magnético”. Tempo essencial para que os aparelhos sejam desligados e não fritem.

“Há coisas que podem ser feitas para mitigar o problema, e o alerta é um deles. No longo prazo, estamos falando sobre um fortalecimento da internet, o que é um desafio econômico, e o projeto funcionaria como uma apólice de seguro. Você pode nunca precisar disso, e custaria trilhões para realmente fortalecer o sistema”, conta Becker.

Essa não seria a primeira que ocorreu uma supertempestade solar, em 1859, Becker explica que no evento de Carrington, “faíscas literalmente voaram das linhas telegráficas. Alguns operadores foram eletrocutados, porque os fios carregavam alta tensão”.

“Isso não deveria acontecer, mas as variações do campo magnético tornaram-se tão fortes que quase viraram um gerador. Agora, a CME poderia realmente fritar os sistemas por várias semanas a meses, e toda a infraestrutura vai precisar ser reparada”, explica Peter Becker.

Cobrança extra para big techs por implantação do 5G é rejeitada na Bélgica

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Nesta segunda-feira (13), órgão regulador de telecomunicações da Bélgica (BIPT) se pronunciou a favor das big techs, como Google e Microsoft, na batalha sobre o ‘fair share’ por parte das operadoras de telecomunicações, afirmando “não ter visto necessidade clara para que as big techs ajudem a pagar pela implantação do 5G e de banda larga“.

A ideia de fair share surge da sugestão das grandes empresas financiarem parte dos cursos de implementação do 5G e da banda larga.

O relatório do órgão afirma que há falta de demonstração da necessidade de introduzir uma taxa para o volume de tráfego da Internet no mercado belga. “O BIPT considera que a necessidade de obrigar as plataformas de Internet a pagar aos operadores de rede não está suficientemente demonstrada como também não está clara a necessidade da criação de uma taxa baseada no volume de tráfego de Internet“, reforçou o comunicado.

No documento, o (BIPT) defende que não existem provas suficientes para apoiar a imposição de taxas às big techs. O regulador argumentou que o tráfego é gerado pela livre escolha dos clientes finais que já pagam por assinatura de Internet.

“As plataformas e os fornecedores de internet têm uma dependência mútua que resulta numa simbiose sustentável em termos de interligação”, diz o relatório.

O posicionamento do órgão vai de encontro com as expectativas das operadoras de telecomunicações europeias, que pressionam a contribuição das big techs. As teles aguardavam uma proposta de legislação do chefe da indústria da UE, Thierry Breton, no final de junho. Na época, ele pediu contribuições uma lacuna estimada na ordem de 200 bilhões de euros em investimentos no setor.

Com isso, as empresas esperavam a proposta de uma legislação favorável ao setor, mas até o momento nada. Agora, terão que esperar a próxima eleição da Comissão Europeia, prevista para 2024.

Brisanet reporta alta de 44% no lucro líquido no 3º trimestre de 2023

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A Brisanet divulgou seus resultados financeiros referente ao terceiro trimestre do ano, onde reportou um lucro líquido de R$ 31,7 milhões, representando uma alta de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 22 milhões. A receita líquida da empresa foi de R$ 310,5 milhões, uma alta de 22%.

O crescimento na receita operacional líquida, segundo a empresa, é resultado da contínua expansão geográfica da Brisanet que, no 3T23, adicionou à sua base 47 mil clientes de forma orgânica.

“Isso se deu principalmente em função do aumento do número de assinantes – que se ampliou em 21% entre os períodos – e do aumento das receitas B2B”, informou.

O Ebitda Ajustado foi de R$ 149,6 milhões com margem de 47,9%, apontando para um crescimento de 26% em relação ao EBITDA do 3T22, evidenciando a melhoria de margem das operações de FTTH, mesmo sendo um pouco impactadas pelo início da operação móvel (4G/5G). A empresa salientou que o indicador foi impactado por um ajuste decorrente do reconhecimento de uma dívida tributária relativa ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

O Capex no período foi de R$ 331,7 milhões, um recuo no investimento de 55,2%, ante R$ 741 milhões nos nove primeiros meses de 2022. Esse valor leva em conta, ativos imobilizados e intangíveis. O balanço ainda mostra que a Brisanet fechou o terceiro trimestre com uma dívida líquida de R$ 738 milhões, montante 0,8% inferior ao apurado há um ano (R$ 743,8 milhões).

Quanto ao fluxo de caixa, a Brisanet gerou de caixa operacional um volume 77% maior do que o mesmo trimestre do ano anterior e 49% maior do que a geração do 2T23. A geração operacional de caixa foi de R$ 209,3 milhões neste trimestre, bem superior ao EBITDA do período.

Operacional

No terceiro trimestre do ano, a Brisanet teve adições líquidas de mais de 10 mil clientes, atendendo, assim, a um total de 1.267.161 clientes com banda larga fixa. Foram adicionadas 211 mil casas passadas (HPs, na sigla em inglês). de HPs e 1,256 milhão de assinantes. Em termos percentuais, a base de clientes, na comparação anual, cresceu 21%. Em termos percentuais, a base de clientes, na comparação anual, cresceu 21%.

A empresa ganhou 10,4 mil acessos em outubro, totalizando 1,267 milhão, e obteve 28% de market share em fibra óptica em sete dos nove estados do Nordeste. Essa é a região com o maior percentual de clientes em fibra óptica do país, com 80% do total de banda larga fixa nessa tecnologia.

Brisanet e o 5G

No período em questão, a telecom iniciou a comercialização do serviço de rede móvel (4G e 5G) na Região Nordeste. O lançamento do novo serviço faz parte do compromisso contínuo da Empresa em oferecer serviços de alta qualidade e avançadas tecnologias de comunicação para a população.

Vale destacar que a Brisanet tem uma forte presença no Nordeste, sendo líder mercado de banda larga na região, resultado de um investimento sólido e estratégico na construção da sua infraestrutura. A companhia detinha 37,4 mil km de infraestrutura de backbone e 61,5 mil km de cabos FTTH lançados, no final do terceiro trimestre de 2023.

Mhnet Telecom lança o WifiTotal, uma solução com tecnologia Mesh

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A Mhnet Telecom, empresa de telecomunicações que oferece serviços de internet, telefonia fixa e TV por assinatura, lançou o WifiTotal, uma solução que utiliza a tecnologia Mesh para potencializar o alcance das redes Wi-Fi. A tecnologia permite amplificar o sinal do Wifi em espaços amplos, aprimorando a experiência dos usuários de redes sem fio.

Geralmente, há ambientes amplos que não tem uma boa distribuição de sinal de internet, como residências com áreas acima de 90 m², casas com dois andares e áreas externas de lazer. Por meio da tecnologia Mesh, o alcance das redes é potencializado.

De acordo com o gerente do Centro de Gerenciamento de Rede da Mhnet, Renan Werlang, a novidade soluciona as limitações que atrapalham o uso do Wi-Fi. “Com o WifiTotal, aqueles problemas de pontos cegos e internet lenta dentro da residência deixam de existir. Isso acontece porque cada dispositivo pode atender uma área de até 60 m² de área, e com a tecnologia, é possível configurar até seis dispositivos em uma só residência. Com isso, é possível formar uma malha que distribui o sinal de forma uniforme”, explica.

A tecnologia Mesh permite criar um sistema de conexão sem fio formado por dois ou mais dispositivos, que se comunicam entre si para formar uma rede única. Com isso, é possível ampliar e ter mais estabilidade no sinal da internet, para garantir sinal de qualidade em todos os cômodos do espaço.

Renan Werlang explica que a solução é mais eficaz do que usar dois roteadores comuns. “Algumas pessoas se questionam sobre a eficácia na entrega do sinal dessa tecnologia, pois já testaram usar mais de um roteador em casa e não obtiveram boas experiências. Para que isso fique mais claro, é necessário saber diferenciar esses tipos de conexão. Com o WifiTotal da Mhnet, os roteadores funcionam em sintonia, disponibilizando o melhor da conexão independente do ponto da casa que você esteja”.

Ele também explica que o WifiTotal também é ideal para quem demanda conexão sem fio constante, ou para quem pretende automatizar a casa com dispositivos inteligentes.

“Os equipamentos do WifiTotal permitem a conexão de até 64 dispositivos, permitindo o acesso à internet de maneira uniforme. Então, para quem quer modernizar a residência com eletrodomésticos inteligentes, pode contar com o WifiTotal para complementar a transformação”, reforça Renan.

O serviço da empresa com a tecnologia Mesh já está disponível para contratação em Chapecó (SC).

Samsung divulga calendário dos smartphones que receberão o Android 14

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Os smartphones da linha Galaxy S23 da Samsung já estão recebendo a nova interface do One UI 6 com o Android 14. A empresa divulgou um programa de lançamento da nova atualização para os demais modelos de celulares da marca, entre eles estão as famílias Galaxy S21 e S22, além do Galaxy A54 e o Galaxy S21 FE.

Entretanto, a liberação do Android 14 para os dispositivos móveis é apenas para a distribuição na Europa. Por enquanto, não há previsão de quando chegará ao Brasil, mas a expectativa é de que o update comece a ser liberado para os brasileiros nas próximas semanas.

A lista dos smartphones foi divulgada no Samsung Members, fórum oficial da fabricante, e compartilhado pelo SamMobile. Segundo o cronograma, alguns modelos já começaram a receber o Android nesta segunda-feira (13).

  • Galaxy A34: 13 de novembro
  • Galaxy A54: 13 de novembro
  • Galaxy Z Flip 5: 13 de novembro
  • Galaxy Z Fold 5: 13 de novembro
  • Galaxy S22: 15 de novembro
  • Galaxy S22+: 15 de novembro
  • Galaxy S22 Ultra: 15 de novembro
  • Galaxy A14 5G: sem data
  • Galaxy A13 5G: 20 de novembro
  • Galaxy A33 5G: 20 de novembro
  • Galaxy A53 5G: 20 de novembro
  • Galaxy S21: 20 de novembro
  • Galaxy S21+: 20 de novembro
  • Galaxy S21 Ultra: 20 de novembro
  • Galaxy S23 FE: 20 de novembro
  • Galaxy Z Flip 4: 20 de novembro
  • Galaxy Z Fold 4: 20 de novembro
  • Galaxy S21 FE: 24 de novembro
  • Galaxy A13: 27 de novembro
  • Galaxy A23 5G: 27 de novembro
  • Galaxy A52: 27 de novembro
  • Galaxy A52s 5G: 27 de novembro
  • Galaxy Z Fold 3: 27 de novembro
  • Galaxy Z Flip 3: 27 de novembro
  • Galaxy A72: 30 de novembro
  • Galaxy A13: sem data
  • Galaxy A52 5G: sem data
  • Galaxy Tab A7 Lite: sem data
  • Galaxy A25 5G: 1º de dezembro
  • Galaxy A04s: 4 de dezembro
  • Galaxy XCover 5: 1º de dezembro

A Samsung ressalta que a previsão de distribuição da atualização é apenas um indicativo. “Existe a possibilidade de que [os prazos] sejam modificados ao longo do caminho”, informou.

Rodovias conectadas: três cidades do Tocantins passam a ter sinal móvel 4G

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Buscando ampliar a conectividade nos municípios que compõem os 851 quilômetros no trecho sob concessão, a Ecovias do Araguaia anunciou a cobertura do sinal 4G em mais três municípios do Tocantins: Alvorada, Cariri e Talismã, garantindo conectividade para os usuários do Sistema rodoviário Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080).

Em agosto, Gurupi e, em Goiás, Porangatu, Uruaçu, Jaraguá e São Francisco de Goiás também passaram a contar com o sinal de internet no sistema rodoviário. Sendo que no mês anterior, Corumbá de Goiás e São Luiz do Norte (GO) já haviam sido as primeiras cidades beneficiadas. A iniciativa inédita em concessões federais deve beneficiar, assim que finalizada, cerca de 900 mil pessoas.

O diretor-superintendente da Ecovias do Araguaia, Carlos Xisto, explica que além garantir a conexão de quem passa pelo trecho – inclusive naqueles casos em que há a necessidade de comunicação em caso de emergência, a ativação do sinal 4G “garante também um melhor suporte para o setor produtivo da região, especialmente a agropecuária, e o melhor acesso à internet em unidades de ensino e de saúde”.

O projeto de conectividade atenderá a população de todos os 28 municípios que fazem parte do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, além de outros seis municípios no entorno, entre Goiás e Tocantins, chegando a 88 escolas públicas e 31 unidades de saúde, impulsionando também o agronegócio na região.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a TIM e o Grupo EcoRodovias. Embora seja uma iniciativa com a TIM, até a finalização do projeto, que tem prazo contratual de até outubro de 2024, os usuários de todas as operadoras de telefonia deverão ter acesso à rede.

Segundo o diretor, o projeto foi desenhado pela TIM para que a Ecovias do Araguaia atenda às exigências do contrato de concessão, que prevê cobertura para a comunicação entre os usuários das rodovias e o serviço de atendimento da concessionária.

“O foco é a segurança viária, mas o benefício será para todos que moram, trabalham ou circulam nas proximidades das rodovias onde praticamente não havia sinal”, completa o diretor.

Pontos de Inclusão Digital no Maranhão ganham computadores doados pelo MCom

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Nesta segunda-feira (13), o Ministério das Comunicações (MCom), Juscelino Filho, assinou o termo de doação de 30 computadores que serão instalados em três Pontos de Inclusão Digital no Maranhão: terminais da Ponta da Espera, em São Luís, do Cujupe, em Alcântara, e, futuramente, na Praia Grande, também na capital maranhense.

O ministro assinou o termo em evento que contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de autoridades e representantes de operadoras.

A ideia dos Pontos de Inclusão Digital irá servir para que “milhares de pessoas que passam pelos dois terminais poderão ter acesso a serviços digitais, por exemplo, enquanto aguardam a travessia”, explica Filho. Além disso, irá “promover a conectividade e a inclusão digital, essa iniciativa tem um viés sustentável de extrema importância, já que esses computadores disponibilizados para a população deixaram de virar lixo eletrônico”.

Na ocasião, o ministro da pasta também participou da solenidade de lançamento das duas torres, em Cujupe (Alcântara) e Ponta da Espera (São Luís), que levarão rede móvel 4G e 5G para a região, atendendo a uma antiga demanda da comunidade.

A cobertura móvel beneficiará cerca de 1,8 milhão de passageiros e aproximadamente 330 mil veículos que anualmente utilizam os serviços de transporte de  barco. “Esse avanço é fruto de mais uma ação coordenada pela nossa gestão à frente do Ministério das Comunicações, em parceria com o Governo do Maranhão, para garantirmos mais conectividade para os maranhenses”.

“A expectativa é de que o sinal da operadora esteja disponível a partir de outubro, resolvendo um problema histórico naquela região e dando mais comodidade aos passageiros que utilizam o serviço de ferry boat”, afirmou o ministro Juscelino Filho.

A parceria foi celebrada pelo governador Carlos Brandão, afirmando que “Com a chegada de mais estas novidades, vamos avançar no atendimento aos usuários para que a cada dia eles possam se sentir mais confortáveis”.

Computadores para Inclusão

A doação dos computadores faz parte do programa do Ministério das Comunicações (MCom) Computadores para Inclusão, que recondiciona equipamentos eletroeletrônicos e entrega o material para uso em escolas e instituições da sociedade civil.

Criado pela Lei nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022, desde então já foram doados cerca de 33 mil computadores, beneficiando 717 municípios brasileiros. Ao todo, 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas de maneira correta e consciente.

SBT vai lançar sua própria plataforma de streaming; veja detalhes

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Nesta segunda-feira (13), Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e atual vice-presidente do SBT, deu vestígios de que ano que vem a emissora vai lançar seu próprio serviço de streaming, o +SBT. A previsão é que seja lançado entre janeiro e fevereiro de 2024, com intenção de concorrer Globo e com a Record, que já tem suas plataformas digitais.

A informação foi dada pelo Estadão, que confirmou a informação com uma fonte interna no SBT, além de observar publicações enigmáticas nas redes sociais dos funcionários da emissora.

Está previsto no catálogo do +SBT conteúdos originais, como uma versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e documentários sobre a história de Hebe Camargo, Gugu e Carlos Alberto de Nóbrega. A emissora já está em produção do que fará parte do selo Coleção SBT, e busca nomes como Marcos Mion, que já teria gravado depoimento sobre Gugu.

O streaming será como uma nova versão do SBT Vídeos, que foi lançado em abril de 2020, mas tornou-se desconhecida entre os telespectadores. Nesse caso, o acervo da plataforma online deve ser migrado para o streaming. Inclusive o elenco da produção baseada na obra de Monteiro Lobato já fez uma aparição no último fim de semana durante o Teleton.

De acordo com a fonte, a equipe do setor digital do SBT está 100% focada no novo projeto, cujo modelo de monetização será semelhante ao do YouTube, por meio de publicidade interna. A plataforma poderá ser acessada por meio de um site e em aplicativos para iOS, em dispositivos Apple, e Android, além de SmartTVs.

Além disso, a emissora ainda deve lançar canais digitais para os serviços de IPTV, como Samsung TV Plus, Smart TVs da LG e na Pluto TV – do grupo Paramount. Serão ao menos 10 canais pertencentes ao +sbt, em segmentos como novelas, notícias, infantil, filmes e séries.

Oi almeja crescer cada vez mais no serviço de fibra óptica e B2B

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Depois da venda de sua unidade móvel de telefonia, a Oi focou seus negócios no segmento de internet banda larga via fibra óptica, que se tornou o carro-chefe da empresa. No terceiro trimestre deste ano, a Oi Fibra registrou um crescimento de 6% na receita, em comparação ao mesmo período de 2022.

Houve um avanço na base de casas conectadas com fibra e melhoria da receita mensal média por usuário (ARPU), além da expansão dos serviços em Cloud foram os principais fatores desse resultado.

De acordo com VP de Estratégia da companhia, Rogério Takayanagi, a Oi Fibra só não obteve um resultado maior por conta da grande concorrência presente atualmente no mercado, além do impacto de uma virada na estratégia comercial, que busca principalmente uma maior rentabilidade dos clientes entrantes.

A empresa tem buscado conquistar vários mercados por estratégias comerciais, incluindo campanhas publicitárias para um público regional. Por exemplo, mês passado lançou uma campanha específica para o Nordeste, com aspectos típicos da região na busca de atrair novos clientes por meio da identificação.

“Nosso direcionamento está voltado principalmente para atender as necessidades de cada consumidor de forma mais eficiente, oferecendo também uma experiência mais completa e que encante o cliente, aumentando também a fidelização “, explicou Takayanagi.

As receitas com TIC para clientes B2B cresceram 23,8% no ano e 6,1% no trimestre, representando 26,2% da receita da Oi Soluções. Esse crescimento recebeu impulso dos serviços de Cloud, com crescimento de 174% na comparação anual, além dos serviços de Segurança e de Redes baseados em gestão por software (SD-WAN), que cresceram 30% e 28% ano contra ano, respectivamente.

A operadora está na sua segunda recuperação judicial e busca, junto aos credores, finalizar o novo Plano de Recuperação Judicial, onde inclui uma série de medidas, como a venda dos ativos da UPI ClientCo. Tanto que a Oi contratou o Citigroup para analisar possíveis ofertas.

“A ideia é avaliar alternativas estratégicas que envolvam a monetização da UPI ClientCo, que reúne a operação de prestação de serviços de banda larga via fibra dos segmentos varejo e empresarial. A contratação dos assessores foi feita para uma avaliação de mercado relacionada a essas operações já previstas e comunicadas publicamente durante o processo de negociação do Plano de Recuperação Judicial, no início de 2023”, disse Takayanagi.

Enquanto tenta sair da atual situação financeira, a Oi continuará com suas estratégias para acelerar o crescimento de casas conectadas com fibra, assim como impulsionar as vendas de TIC para clientes B2B. O CEO da empresa diz que “Nossa meta é garantir a manutenção e o escalonamento do crescimento rentável no novo modelo de fibra, mesmo em um mercado mais competitivo e cenário macro menos favorável“.

WhatsApp lança chat por voz para grupos; entenda como funciona

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O WhatsApp, mensageiro mais popular do Brasil, introduziu uma nova funcionalidade em seu aplicativo de mensagens através do celular smartphone: os chats por voz. Essa novidade chegou ao conhecimento do público nesta segunda-feira, 13. Este recurso se destaca como uma alternativa menos intrusiva em comparação às chamadas em grupo, que contatam todos os participantes simultaneamente. Portanto, é uma atualização que promete ser inovadora para os usuários.

Vídeo

Os chats por voz são identificados por meio de um “balão de notificação” na conversa, permitindo que o usuário clique para participar da interação. Ou seja, é um modelo diferente de inciar o bate-papo por vídeo desse formato.

Nesse contexto, a participação na chamada é restrita à disponibilidade dos indivíduos. Aqueles que não puderem ingressar na chamada não serão surpreendidos pelo toque de uma chamada telefônica.

Inicialmente, essa nova funcionalidade está projetada para ser utilizada em grupos com 33 membros ou mais. Entretanto, é previsto que atualizações futuras do aplicativo de mensagens ampliem a aplicabilidade dessa funcionalidade, possibilitando que grupos com menos membros também desfrutem dessa novidade.

O WhatsApp assegura a proteção das conversas de voz de maneira semelhante às chamadas e mensagens pessoais, implementando criptografia de ponta a ponta por padrão. Isso significa que as comunicações são codificadas de forma segura, impedindo que terceiros acessem ou interceptem o conteúdo das conversas.

Além disso, os controles de chamada no WhatsApp são projetados para facilitar a operação durante uma conversa. Eles estão localizados na parte superior da tela de conversa, a ideia do mensageiro é proporcionar uma maneira conveniente de ativar ou desativar o som, bem como continuar enviando mensagens para o grupo, tudo isso sem a necessidade de sair da conversa em andamento. Essa abordagem visa oferecer uma experiência fluida e eficiente para os usuários durante suas interações por meio de chamadas de voz no aplicativo.