28/04/2024

WhatsApp testa uso de e-mail como ferramenta de segurança; entenda

Mensageiro da Meta, o WhatsApp, está prestes a utilizar o e-mail como mais uma ferramenta para ampliar possibilidades de verificação.

O WhatsApp está introduzindo um novo recurso para usuários Android que permite usar o email como uma camada adicional de segurança para proteger a integridade de suas contas. Esse recurso foi projetado para garantir que você seja o legítimo proprietário do perfil em questão.

E-mail

Com essa atualização, além da opção de recuperar uma conta por meio do envio de uma mensagem SMS para o número de telefone celular associado à conta, os usuários agora terão a alternativa de utilizar o email como um método de recuperação.

Isso significa que, caso você perca o acesso à sua conta ou suspeite de atividades não autorizadas, poderá optar por verificar sua identidade por meio do seu endereço de email vinculado à conta do WhatsApp.

O recurso de adicionar um endereço de e-mail no WhatsApp está localizado na seção “Conta” das configurações do aplicativo e é uma opção que os usuários podem escolher se desejam utilizar. Em outras palavras, não é obrigatório fornecer um endereço de e-mail, mas é altamente recomendável fazê-lo.

A razão para recomendar a inclusão de um endereço de e-mail está relacionada à segurança da sua conta no WhatsApp. Quando você vincula um endereço de e-mail à sua conta, você fornece uma camada adicional de proteção e verificação de identidade. Isso pode ser útil para reduzir os riscos de que sua conta seja comprometida, invadida ou acessada por indivíduos não autorizados.

Conforme demonstrado na captura de tela, uma nova funcionalidade está sendo testada no WhatsApp. Esta funcionalidade envolve a ocultação do endereço de e-mail dos usuários, tornando-o invisível para os contatos. Para que isso seja efetivado, é necessário que o usuário confirme a ação, possivelmente por meio de um link que será enviado na forma de mensagem.

Essa inovação foi detectada durante a versão Beta 2.23.24.10 do WhatsApp para dispositivos Android, porém, ainda não há uma data prevista para o lançamento oficial dessa função. Em breve, é possível que ela seja disponibilizada para um número maior de usuários e também seja incorporada à versão final do aplicativo tanto para o sistema operacional Android, como para iOS.

O email não substituirá o número de telefone para criar contas no WhatsApp. O número de telefone continuará sendo obrigatório e poderá ser usado para ativar um perfil em um novo dispositivo. Além disso, o WhatsApp está introduzindo chaves de acesso para reforçar a segurança das contas, permitindo opções como biometria e reconhecimento facial em vez de um PIN tradicional. Também é possível usar duas contas em um único celular e adicionar uma senha para proteger chats mais privados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários