17/12/2025
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Claro e NET seguem líderes em velocidade de internet

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Operadoras também melhoraram seu próprio desempenho em novo teste realizado pela Ookla por meio do Speedtest.


A Claro e a NET, do mesmo grupo, seguem na liderança no ranking de internet mais rápida para download da Ookla, consultoria responsável pelo medidor de internet Speedtest.


No novo teste de internet móvel, a Claro teve um desempenho ainda melhor do que no anterior. A operadora atingiu a média de 31,66 Mbps no terceiro trimestre, uma velocidade 12% maior do que no trimestre anterior, quando a média foi de 26,71 Mbps.


A velocidade de download da Claro também foi 58% maior do que a média da segunda colocada.

Em medições de velocidade de upload, a operadora também melhorou seu desempenho, obtendo média de 10,51 Mbps. Na última medição, sua média havia sido de 9,20 Mbps. 

A nova velocidade média da Claro é 29% mais rápida do que os 8,12 Mbps, que são a média de mercado.





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Banda larga fixa


Na banda larga fixa, a NET também se manteve na liderança com velocidade de download de 37,4 Mbps. A operadora também melhorou seu desempenho já que no último trimestre havia atingido uma velocidade média de 33,60 Mbps.

A nova marca atingida pela NET é 50% superior à média nacional. A velocidade foi conferida em 20 dos 25 estados brasileiros analisados no terceiro trimestre. 

A velocidade da NET foi 6,2% a mais do que a do segundo colocado (35,18 Mbps), e 27,5% a mais do que o terceiro (29,30 Mbps). 

Em cinco estados, a velocidade da operadora chega a ser 200% a mais do que o rival segundo colocado.




A NET ainda anunciou nesta semana três medidas que irá adotar para potencializar e melhorar a banda larga residencial. 

O levantamento da Ookla é feito com base em dados de conexão móvel e fixa coletados por meio do seu aplicativo Speedtest, que também tem aplicativos para smartphones Android ou iPhones. 

Em sua análise, a consultoria avalia informações como latência, velocidades de download e upload das principais operadoras do Brasil.

Ana Vilela faz pocket show em loja da Claro no Rio

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Apresentação é uma parceria da cantora com o Claro Música.


A Claro irá promover um pocket show especial da Ana Vilela nesta quarta-feira (31), em sua loja no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, às 19h. 


O evento é uma promoção do streaming de música da operadora, o Claro Música


O app conta com milhões de músicas para os clientes ouvirem na hora que quiser, seja no celular, no tablete ou até mesmo no computador.

Semelhante ao Spotify, é possível ouvir as músicas de forma on-line ou realizar o download das canções preferidas para ouvi-las em modo off-line.


VIU ISSO?


Os clientes dos planos Claro Controle, Claro Pós e Claro Internet ganham a assinatura do aplicativo de graça. Assim, podem usá-lo à vontade sem custo adicional.

Já quem não possui nenhum desses planos, precisa pagar um valor semanal de R$ 4,99 para desfrutar do Claro Música. 

Ana Vilela


A cantora e compositora Ana Vilela ficou conhecida nacionalmente após sua música autoral “Trem Bala” estourar nas paradas de sucesso no ano passado.

Natural de Londrina, no Paraná, após o sucesso de sua música na internet, Ana lançou em outubro de 2017 um álbum com 13 faixas, sendo 12 de autoria e uma releitura da música “O Leãozinho”, do cantor Caetano Veloso.

Nextel adota sistema de entrega expressa de chips

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Serviço já é capaz de entregar 70% dos chips em até 2h.

A Nextel anunciou um serviço inovador para a entrega de chips nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. A companhia diz que 70% das entregas já ocorrem em até 2h. Até o final de novembro esse prazo será reduzido para 1h. As demais operadoras realizam o mesmo serviço em bem mais tempo, média de 3 dias.

“Quem adquire um novo chip tem uma necessidade imediata que
precisa ser atendida e, com a entrega expressa, a Nextel passa a oferecer muito
mais agilidade. Com essa comodidade, acreditamos que 80% dos pedidos possam
passar a ser feitos remotamente”,
destaca Estevam Araújo, CTO da Nextel.
 O serviço foi iniciado em outubro de 2017, em parceria com a Visagio.

O CTO da Nextel explica que para alcançar o resultado que o serviço entrega hoje foi necessário trabalhar em diversas frentes, uma delas é desburocratizar todos os processos.
Antes, todos os chips eram associados ao número do pedido
nos centros de distribuição – e as entregas eram programadas por região. Hoje,
temos motoboys com vários chips espalhados por 92 pontos estratégicos. Quando o
cliente faz a solicitação, o entregador mais próximo é acionado e associa, no
local, o número do pedido ao chip, que é entregue já ativado, acrescenta a executiva.

VIU ISSO?

Mesmo em comunidades periféricas e áreas de risco,o serviço de entrega está se saindo bem. Fabiano Muniz, sócio da Visagio, empresa com mais de 15 anos de atuação no setor, diz que o serviço tem cerca de 90% êxito nesse tipo de entrega.
A Nextel explica também que eventuais inconsistências no endereço ou dificuldades de localização foram solucionadas com a criação de uma ilha exclusiva para contato com os entregadores.


Por meio desse canal de comunicação é possível combinar com o cliente para que a entrega seja realizada em um local nas proximidades de sua residência.


Atualmente a Nextel conta com 3 milhões de clientes. Diversas concorrentes estão interessadas na sua aquisição. Além da TIM, Vivo e Claro também estão no jogo.

Vivo reajusta valores dos seus planos Controle Fatura e Pass

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Mudanças passam a vigorar a partir do dia 01/11.



Vivo irá reajustar valores dos planos Controle Fatura e Giga Pass a partir do dia 01/11. A mudança não afeta o Controle Cartão, e ao
realizar o cadastro da Conta Digital os clientes ganham 500 MB de internet
adicional para navegar como quiser.

Os novos preços variam entre R$ 49,99 e R$ 79,99. Confira abaixo a relação completa:



Controle Fatura

  • 2 GB – R$ 49,99
  • 3 GB – R$ 64,99
  • 4 GB – R$ 79,99
Controle Giga Pass
  • 2 GB – R$ 49,99
  • 3 GB – R$ 64,99

Além da franquia de dados a variação de preços dos planos
também é determinante no Combo Digital, que inclui mais ou menos serviços e apps que os
assinantes podem usufruir.


A lista de apps e serviços inclui o GoRead, Sync, NBA,
Kantoo e Vivo Guru.
O plano mais caro, de R$ 79,99, inclui acesso a todos eles.

VIU ISSO?

Seguindo uma mudança que a Vivo passou a adotar em julho,
depois de tanta hesitação, os planos contam com WhatsApp liberado – seguindo os
passos da concorrência. Os clientes podem enviar e receber mensagens, tanto por
texto, quanto multimídia, com o envio de fotos e vídeos pelo aplicativo, sem
descontar da franquia.

Ligações para fixo são ilimitadas para qualquer operadora a LD.

5G irá gerar US$ 1,3 trilhão até 2028 para o entretenimento

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5G será uma fonte de receita fortíssima para as empresas que estiverem preparadas.

De acordo com dados revelados estudo “A Economia do 5G: Entretenimento”,
encomendado pela Intel, com base nos dados da Ovum, graças ao 5G, a indústria
de entretenimento irá gerar US$ 1,3 trilhão até 2028.

O relatório diz que em 2025, 57% das receitas de mídia sem fio será gerada usando as capacidades de redes 5G e dispositivos que funcionam com 5G (capitaneado por smartphones, é claro). Em 2028 esse percentual será elevado para 80%.


  • 2022: quase 20% do faturamento total – US $ 47 bilhões de US $ 253 bilhões.
  • 2025: mais de 55% da receita total – US $ 183 bilhões, de US $ 321 bilhões.
  • 2028: quase 80% da receita total – US $ 335 bilhões, de US $ 420 bilhões.

A baixa latência dessas redes significa que nenhum vídeo irá travar e os downloads de arquivos grandes serão feitos com extrema velocidade.

VIU ISSO?


Em contrapartida, redes 3G e 4G irão ficar ainda mais defasadas, já que não serão capazes de atender os requisitos necessários de largura de banda necessários para lidar, por exemplo, com conteúdo em vídeo com resoluções mais elevadas.

Conteúdo em vídeo continuará sendo uma máxima da web. O relatório prevê que em 2028, 90% de todo o tráfego 5G sera por este tipo de conteúdo.

Jonathan Wood, gerente geral de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias para a área de Padrões 5G na Intel, diz que o 5G será um importante ativo competitivo para as empresas que se adaptarem. As que não o fizerem correrão o risco de fracassar ou mesmo desaparecer do mercado. 


Na visão do executivo o impacto paira por diversos setores, e que é o momento para que membros das corporações se perguntem se estão pronto para lidar com o 5G. 

Caso queira conferir o estudo completo clique aqui.

Oi expande rede de fibra óptica para mais quatro cidades do Brasil

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Serviço de fibra óptica da Oi está presente em 25 cidades.

A Oi anunciou a expansão da sua rede de fibra óptica até a
casa do cliente, tecnologia conhecida como FTTH (Fiber to Home, ou fibra para o
lar, em português)
, para 4 novas cidades: Varginha (MG), Montes Claros (MG),
Angra dos Reis (RJ) e Campos dos Goytacazes ( RJ).


Com a expansão a Oi passa a oferecer o serviço de banda larga fixa por fibra de até 200 Mbps, juntamente com TV pela internet (IPTV), VoIP e celular, em 25 cidades – divididas entre 10 estados. 

Confira abaixo a relação completa de locais que a FTTH da Oi está disponível:


– Rio de Janeiro – Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes,
Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Niterói, São Gonçalo,
Petrópolis, Cabo Frio, Nilópolis, Teresópolis.

– Minas Gerais – Varginha, Montes Claros, Belo Horizonte,
Pouso Alegre, Divinópolis e Poços de Caldas.

Pernambuco – Recife

Amazonas – Manaus

Ceará – Fortaleza

Distrito Federal – Brasília

Goiás – Goiânia

Rio Grande do Sul – Porto Alegre

Paraná – Curitiba
A meta da Oi com a FTTH é alcançar 1 milhão de casa conectadas até o final deste ano e 6 milhões até meados de 2020. 

A Oi detém atualmente cerca de 350 mil Km de fibra óptica instalada no Brasil.
Em relação ao preço o serviço de fibra óptica da Oi está dividido da seguinte forma: 

– 50 Mbps – R$ 99,90

– 100 Mbps – R$ 149,90 

– 200 Mbps – R$ 189,90

Vivo lança banda larga e TV com fibra em quatro novas cidades

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Para atrair novos clientes, operadora preparou ofertas de lançamento.



A Vivo Fibra acaba de chegar em quatro novas cidades: Araras, Capivari, Franca, no interior de São Paulo, e Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Para atrair os moradores dessas cidades, a operadora está com ofertas de lançamento.


Com planos de banda larga de até 300 Mega, a oferta da empresa atenderá tanto cliente residencial quanto empresas de todos os portes. 


Como oferta de lançamento, os clientes que adquirirem o Vivo Fibra de 50 Mega ou 100 Mega em conjunto com um telefone fixo, com ou sem a TV por assinatura, ganharão por 12 meses o dobro de internet. 

Ou seja, o cliente que comprar a Banda Larga de 100 Mega, terá 200 Mega por um ano. 

Clientes Vivo Fibra ainda receberão um bônus de até 10 GB, todo mês, nos planos de celular Vivo, também por 12 meses. 

Além de banda larga, a Vivo fornecerá serviço de TV por assinatura pela mesma rede de fibra, o IPTV, com melhor qualidade de imagem, som e conectividade. 

A TV por assinatura da Vivo possui mais de 100 canais em HD e todos os pacotes contam com uma plataforma de vídeo sob demanda com mais de 20 mil títulos (gratuitos e pagos), incluindo filmes, séries de sucesso e programas de TV para assistir quando e onde quiser. 


VIU ISSO?


Além disso, o cliente pode contar com mais de 45 canais ao vivo –acessados pela TV, celular ou tablet. 

Dependendo do plano contratado de banda larga, o cliente poderá ter acesso a conteúdo exclusivos do Cartoon Network Já!, com desenhos e programação infantil, e Discovery Kids On!, com jogos, atividades interativas e séries.

A operadora também disponibiliza acesso ao conteúdo esportivo 24 horas do Esporte Interativo Plus.

Os clientes também têm acesso a FOX Premium, com séries exclusivas; Vivo Games4U, com jogos para baixar e jogar online, notícias e novidades do mundo dos games e o WatchESPN, com jogos ao vivo, vídeos sob demanda e a melhor programação dos canais ESPN


Com essa experiência integrada, os membros da Netflix que também são assinantes da Vivo TV poderão acessar seus conteúdos favoritos por meio do menu principal ou diretamente pelo canal 710. 

Para os clientes corporativos, o portfólio – que atende empresas de todos os portes – também inclui banda larga de até 300 Mega, serviços de telefonia fixa, mobilidade, acesso dedicado à internet, além de soluções de TI como informática, segurança gerenciada e soluções de cloud computing.

Projeto de lei prevê uso do Fust para ampliar banda larga no campo

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Objetivo da proposta é liberar as barreiras legais que impedem a expansão da internet no meio rural.


Um projeto de lei quer que os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) sejam utilizados para promover acesso à banda larga, especialmente nas áreas rurais.


De autoria do deputado federal Covatti Filho (PP/RS), coordenador de Política Agrícola da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o projeto foi apresentado na última quarta-feira (24), na Câmara.


Conforme o deputado, o objetivo é liberar as barreiras legais que impedem a expansão da internet no meio rural. 

No FPA, o projeto recebe apoio também da deputada Raquel Muniz (PSD-MG). Conforme ela, a proposta de lei, se aprovada, irá garantir acesso à tecnologia aos pequenos agricultores. 

No entanto, a parlamentar ressalta que é importante que a banda larga chegue a esses pequenos agricultores sem custos. 


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Raquel Muniz afirma que são projetos feitos em conjunto com os municípios e torce para que possa atender ainda neste ano a todos que não têm acesso.

No mês passado, as empresas Vivo, Raízen e Ericsson chamaram startups para participarem do Agro IoT Lab 2018 – programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT).

O processo seletivo era focado nas startups que tivessem interesse em desenvolver e acelerar projetos para o agronegócio. No total, foram selecionadas dez empresas.

Dados preliminares do Censo Agro 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o acesso à internet no campo disparou 1.790% em 11 anos, mas ainda falta muito para que todo o campo seja contemplado. 

Operadoras preparam ofertas para a Black Friday

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Veja dicas para não cair em propagandas enganosas ou pegadinhas na hora de contratar planos ou comprar produtos.


Se você pretende comprar um smartphone ou adquirir um plano de celular, não compre agora. Espere um pouco mais porque as operadoras já estão preparando ofertas especiais para os consumidores para a Black Friday, que acontecerá daqui a um mês, no dia 30 de novembro. 


A Black Friday acontece todo ano na última sexta-feira de novembro e as empresas costumam dar descontos muito altos em diversos produtos. 


A TIM já antecipou a Black Friday e está oferecendo 4GB extras de dados por mês, durante 12 meses, para os clientes que contratarem os planos TIM Pós até o dia 30 de novembro.

Já os clientes que contratarem o TIM Controle ganharão um bônus de 2GB. 

A operadora também está com preços especiais em smartphones da Apple, Samsung, Motorola e LG.

A Nextel resolveu fazer um suspense sobre a sua promoção. No site da operadora, o consumidor encontra a seguinte mensagem: “Uma invasão vai acontecer na Black Friday. Ninguém vai resistir.”

Que invasão será essa que a Nextel está preparando? Alguém arrisca algum palpite? Os interessados podem cadastrar o telefone e o e-mail para receber a oferta assim que ela for lançada.

A Claro também já está cadastrando os consumidores que têm interesse em receber as ofertas da operadora para a Black Friday em primeira mão. 


VIU ISSO?


Cuidados


Apesar de ser uma oportunidade ótima de adquirir planos e produtos que você está precisando por preços extremamente baixos, na Black Friday também há muitas ofertas enganosas.

Por isso, é preciso estar atento para não cair em nenhuma pegadinha. Sendo assim, o Minha Operadora preparou algumas dicas para te ajudar a aproveitar as promoções da melhor forma possível. 

1. Monitore os preços: hoje mesmo já procure os smartphones, planos e produtos que te interessam nas operadoras e anote os preços e os benefícios atuais. Assim, quando as ofertas da Black Friday forem anunciadas, você terá como comparar se realmente a promoção é vantajosa. 

2. Atenção aos prazos: muitos bônus oferecidos pelas operadoras nessa época costumam ter prazos. Por exemplo, aplicativos ilimitados por seis meses, roaming nacional grátis por três meses, entre outros. 

3. Novos preços: algumas ofertas também reduzem os preços dos planos por um tempo determinado. Após o fim desse tempo, os planos sobem de preço. Observe por quanto tempo é a oferta, qual será o novo preço, se valerá a pena ter que pagar esse novo preço depois e quais as taxas e multas irão ser aplicadas caso você resolva cancelar o plano.

4. Salve comprovantes: imprima ou tire prints de todos os documentos (telas) referentes a sua compra e confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc. São sua garantia para fazer a compra e não ser trapaceado na entrega do serviço. 

5. Denuncie: se você observar que a promoção é enganosa, que os preços são os mesmos praticados antes da Black Friday ou mudança de preço no momento da contratação, denuncie. Você pode entrar em contato com o Reclame Aqui, Procon, Anatel ou nas redes sociais da operadora que está anunciando a oferta.

Vivo é única operadora a perder clientes de celular em setembro

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Nextel segue sendo empresa que mais cresce percentualmente em telefonia móvel.

Pelo segundo mês consecutivo, a Vivo perde clientes em telefonia móvel. Ao todo, 524.835 pessoas deixaram a operadora de agosto para setembro deste ano, uma redução de -0,70% em sua base de dados. A companhia foi a única a perder clientes no período. 


Já a Nextel segue recebendo o prêmio de Destaque do Minha Operadora por ser a empresa que mais cresce percentualmente no Brasil quando se trata de telefonia móvel.

De agosto para setembro, a empresa ganhou 31.803 novos clientes, um aumento de +0,1% em sua base. Assim, a operadora conta com 3.184.930 usuários. 

A operadora vem se destacando há alguns meses. Suas campanhas promocionais têm surtido efeito junto ao público. 

Atualmente, a operadora está dando um voto de confiança aos consumidores. Até o dia 15 de novembro, as pessoas que estão com o nome negativado poderão contratar qualquer plano pós-pago da Nextel. 

Será que essa campanha vai aumentar significativamente a base de clientes da empresa? No mês que vem saberemos. 


A Claro cresceu em +0,27% seu número de clientes, fechando 157.552 novos contratos de agosto para setembro.

A Oi também teve um pequeno crescimento em telefonia móvel com a chegada de novos 61.858 clientes a operadora, um aumento de +0,16%.

A TIM fechou 70.535 novos contratos no período, aumento em +0,13% sua base de clientes.

A Algar Telecom conseguiu um resultado, no mínimo, inusitado. A operadora não ganhou e nem perdeu nenhum cliente de agosto para setembro, mantendo sua base de usuários intacta. 

1. Nextel (+1,0%)
2. Claro (+0,27%)
3. Oi (+0,16%)
4. TIM (+0,13%)
5. Algar (0%)
6. Telefônica (-0,70%)