23/04/2024

TIM discute aquisição da Nextel

Caso se concretize o comando ficará nas mãos do fundador da GVT.

O interesse da unidade brasileira Telecom Itália (TIM) pela Nextel Telecomunicações, subsidiária brasileira da norte-americana NII Holdings, INC, está aumentando.

O conselho da Telecom Itália discutiu essa possibilidade de aquisição levantada por Amos Genish, diretor executivo e fundador da GVT



A conclusão sobre o caso ainda não foi tomada. Uma reunião foi feita nesta segunda-feira (22) para discutir diversas possibilidades. Em nota a Telecom Italia disse que o conselho de administração analisou as oportunidades de investir em ativos e de se desfazer dos que não são essenciais”.


Caso se concretize a TIM poderá expandir sua participação de mercado, já que estará adquirindo a quinta maior operadora do Brasil.


Do lado da Nextel, a NII Holdings, INC está mais do que interessada em adquirir um comprador. 

A empresa vem enfrentando por uma forte crise financeira e se desfazendo de serviços icônicos como sua rede iDen de rádio e se desfazendo de operações em outras partes do mundo – Argentina, Peru, Chile e México. Atualmente a Nextel possuí 3,2 milhões de clientes no Brasil (há um ano eram 3,4 milhões)

O Brasil é um país de extrema importância para a TIM – respondendo por 23% de sua receita total no ano passado. 

Um empecilho momentâneo para a aquisição passa pelo “spectrum cap”, que é o máximo de espectro que uma operadora pode ter. O problema pode ser contornado nos próximos meses, já que a Anatel está analisando a possibilidade de ampliar essa relação espectro x operadora.

Além da TIM, a Claro e a Vivo também estão interessadas na aquisição da Nextel.

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários