14/12/2025
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Vivo está cadastrando rostos de clientes

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No futuro, operadora usará reconhecimento facial no contato com os assinantes; objetivo é combater fraudes.



A Vivo está cadastrando os rostos de seus clientes em suas lojas físicas. O registro será usado para identificar os assinantes em contatos futuros, por meio de tecnologia de reconhecimento facial. 


Com a medida, a Vivo tem como objetivo combater a chamada “fraude de identidade” ou “fraude de subscrição”, na qual fraudadores tentam se passar por outra pessoa com documentos falsos.


A operadora já equipou com tablets cerca de mil lojas físicas, entre lojas próprias, revendas e autorizadas, para a captura de imagem do rosto dos clientes. A meta é que até meados de janeiro todas as lojas da rede estejam equipadas. 

Ao vender uma nova linha, o atendente, além de verificar e escanear os documentos do consumidor, tira uma foto da pessoa com o tablet. Após verificações de autenticidade, aquela foto passa a ser vinculada ao assinante. 

Conforme a Vivo, a medida serve à segurança do próprio cliente. A operadora é a primeira no Brasil a ter esse tipo de identificação. 

A Telefônica, dona da Vivo, possui armazenados dados de mais de 100 milhões de documentos de seus clientes – alguns possuem mais de um documento cadastrado. 

A vinculação com uma imagem do rosto do assinante vai melhorar a assertividade do processo de identificação.


VIU ISSO?


Biometria de voz


A Vivo também está trabalhando com biometria de voz. Em seu banco de dados, a empresa já conta com mais de 2 milhões de registros vocais de clientes.

Os registros vocais são guardados a partir de chamadas realizadas para o seu call center. 

Como complemento na coleta de biometria de voz, as lojas da operadora, além de captarem o rosto do assinante para reconhecimento facial, estão também gravando uma frase dita pelo usuário. Ela servirá como uma senha vocal. 

Atualmente, os registros de voz são confrontados com uma blacklist de vozes de fraudadores. No futuro, será possível realizar uma verificação em tempo real, durante uma ligação para o call center, para ter certeza da identidade da pessoa que está na linha.

Conforme a operadora, a combinação das duas biometrias, rosto e voz, irá dificultar os crimes realizados pelos fraudadores.

Acordo entre Brasil e Chile acaba com roaming entre os dois países

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Medida deve começar a valer nos próximos 12 meses.


Nos próximos 12 meses, os brasileiros que vão passear no Chile não precisarão mais pagar roaming internacional para usar seu telefone no país e vice-versa. 


O presidente do Brasil, Michel Temer, e do Chile, Sebastián Piñera, assinaram um acordo de livre comércio, na última quarta-feira (21), que põe fim a essa cobrança, entre outros itens. O documento agora será ratificado pelo Congresso Nacional.


O presidente do Chile classificou o acordo como “moderno e de última geração”. Segundo ele, o acordo trará muitos benefícios tanto ao povo chileno quanto aos brasileiros.

“Vemos a eliminação do roaming, o que fará com que os cerca de 500 mil brasileiros que vem ao Chile, e os cerca 300 mil chilenos que visitam o Brasil possam se comunicar melhor”, disse Piñera.

No total, o acordo reúne 17 itens. Além do fim da cobrança de roaming internacional entre os dois países, há compromissos em comércio eletrônico, práticas regulatórias, medidas de combate à corrupção, meio ambiente e questões trabalhistas.

Segundo o presidente chileno, o Brasil é o principal parceiro comercial do seu país e o principal também em termos de investimentos.


VIU ISSO?


O acordo entre Brasil e Chile é o primeiro passo para o fim do roaming internacional em 19 países das Américas

Em março deste ano, os líderes assinaram carta de intenção para estruturar ações políticas que visam à inclusão digital. 

A chamada Carta de Buenos Aires tem como meta o fim da tarifa até 2022, principalmente entre regiões que fazem fronteira.

O Minha Operadora entrou em contato com as empresas de telefonia para saber como elas veem o acordo e como irão se adaptar para atendê-lo, no entanto, não recebeu retorno.

A assessoria de imprensa do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que o órgão não está comentando sobre o tema no momento. 

Black Friday: Samsung Galaxy S9 sai por R$ 1.899,00 na Vivo

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Operadora está dando descontos em acessórios e smartphones lançados em 2018.


Nesta sexta-feira (23) de Black Friday, a Vivo trouxe descontos para os smartphones lançados em 2018 e acessórios para os clientes novos e atuais da operadora. 


Entre os aparelhos com desconto, está o LG G7 ThinQ, que sairá por R$ 1.299,00, e o lançamento da Samsung, o Galaxy S9, que passa de R$ 2.249,00 para R$ 1.899,00, ambos no plano Vivo Família 40GB + 40GB. 


Já os consumidores fãs dos planos Controle podem adquirir o smartphone Galaxy J4, lançado em junho deste ano pela Samsung, por R$ 549,00, se fizer a compra nas lojas físicas da Vivo ou por R$ 509,00 comprando na loja online da operadora.

Consumidores que preferem 30GB de franquia de internet podem levar o Moto Z3 Play – Style Edition por R$ 999,00, no Plano Família 30GB + 30GB. O preço original do aparelho é de R$ 1.999,00.

Na Black Ofertas da Vivo, acessórios também estão em oferta, como a caixa de som JBL Pulse 3, que sai por R$ 799,00

Durante todo o período da Black Ofertas da Vivo é possível parcelar as compras em até 21 vezes no cartão de crédito, sem juros, entre smartphones e acessórios.

Ao comprar na loja online, os clientes ainda contam com um desconto adicional de até 10%, além de frete grátis. 

Clientes que fizerem o Vivo Renova, pelo qual o aparelho usado é avaliado e entregue na compra de um novo, podem ter até R$ 2.000,00 de desconto.

Os consumidores podem comprar os aparelhos diretamente nas mais de 290 lojas físicas da Vivo, como também por meio da loja online da operadora.


VIU ISSO?


É possível escolher entre receber o smartphone em sua casa ou ainda retirar diretamente nas lojas pelo pick-up in store da Vivo. 


TIM e a Oi também estão dando descontos em smartphones nesta Black Friday. 

Plano Vivo Família


O plano Vivo Família oferece ao cliente SMS e ligações ilimitadas para qualquer operadora em todo o Brasil usando o código 15, 15GB, 30GB, 40GB, 50GB ou 70GB de franquia de dados, conforme escolha do cliente e a mesma quantidade de dados adicionais de internet para uso exclusivo dos apps YouTube, Spotify, Netflix, Vivo Música, Vivo Play, NBA e TIDAL. 

Outra vantagem do plano é o uso zero rating dos apps Waze, Easy Taxi, Cabify e WhatstApp. 

O Plano Vivo Família de 15GB e 30GB também possibilita adicionar 1 dependente gratuitamente. No de 40GB, é possível adicionar até 2 dependentes gratuitamente, no de 50GB, 3 dependentes e no de 70GB, 4 dependentes.

O titular da linha é quem gerencia quantidade de internet que cada uma de suas linhas pode usar.

Além disso, a internet não utilizada em um mês vira bônus para ser usada no mês seguinte. 

Com essa modalidade de plano, o titular e seus dependentes possuem ainda 7 diárias por ano de internet, voz e SMS para cada linha para uso no exterior. 

A Vivo também está dando o dobro de dados para os clientes que contratarem um de seus planos Smart Empresas de 7GB, 10GB ou 15GB.

Black Week: SKY oferece 50% de desconto em filmes SKY Play

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Promoção é válida até a próxima quarta-feira (28).


A SKY também entrou no clima da Black Friday e está oferecendo até 50% de desconto nos filmes SKY Play. Na lista, há vários filmes de ação e um pouco de romance para equilibrar os ânimos.


Para acessar o SKY Play e assistir a esses filmes e milhares de outros conteúdos, o assinante deve conectar seu equipamento DVR à internet e acessar o canal 1. 


Para fazer a conexão, basta usar um cabo de rede comum, conectando o modem da internet ao equipamento SKY ou conectar por Wi-Fi. 

As locações dos filmes variam entre R$ 3,90 a R$ 16,90 e dentre os demais conteúdos oferecidos, existem opções gratuitas, de acordo com a programação dos canais contratados pelo pacote do assinante.

E pode comemorar que as ofertas valem durante toda a semana na Black Week SKY. Ou seja, você tem até a próxima quarta-feira (28) para devorar todos os filmes em promoção. 

Veja abaixo alguns dos filmes que estão em oferta:

Sicário 2: Dia do Soldado 
De R$ 11,90 por R$ 5,90
Para quem procura um filme que faz valer o gênero ação, pode considerar esse título no carrinho. A história começa com um sequestro da filha de um barão das drogas mexicanas, então, prepare-se e ‘venga lo que venga’!

Tomb Raider: A Origem
De R$ 11,90 por R$ 7,90
Lara Croft (Alicia Vinkander) tem aventura correndo nas veias e promete desvendar o mistério do desaparecimento de seu pai, por isso, embarca em uma viagem com destino a uma misteriosa ilha japonesa.


VIU ISSO?


Deadpool 2
De R$ 11,90 por R$ 5,90 
Deadpool mandou avisar que está pela metade nessa nova aventura. Dessa vez, o super herói, ou melhor, o anti-herói, recruta uma equipe bem peculiar para ajudá-lo a derrotar seu inimigo.

Rampage: Destruição total
De R$ 11,90 por R$ 7,90 
Mais um filme de ação estrelado por Dwayne Johnson? Sim, e de respeito. Dessa vez, o ator interpreta Davis Okoye, um primatologista que tem nada mais, nada menos, que um gorila de estimação na TPM. Conheça George.

Jogador Nº1 
De R$ 11,90 por R$ 7,99 
Esse filme é praticamente um tele transporte para 2044, que te leva para acompanhar a história de Wade Watts (Tye Sheridan), que vive, literalmente, dentro de uma aventura épica no jogo Oasis. 

Escobar – A Traição
De R$ 11,90 por R$ 5,90 
A história de Pablo Escobar (Javier Bardem) pelos olhos da jornalista Virgínia Vallejo (Penélope Cruz), que acaba se tornando sua amante e foca apenas em como toda a fortuna de Pablo é aplicada.

Cinquenta Tons de Liberdade 
De R$ 11,90 por R$ 5,90 
O Christian Grey (Jamie Dornan) ficou muito sensível com o casamento e decidiu conceder um desconto generoso por sua história no SKY Play. Mas Anastasia (Dakota Johnson) parece que não curtiu muito a ideia de uma intrusa em sua trama.

A NET também está no clima da Black Friday e está oferecendo 50% de desconto em pacotes NET HDTV no combo, além de descontos em 60 filmes do NOW

Guerra entre Oi e Pharol ganha um novo capítulo

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Oi diz que processo movido pela Pharol não tem substância legal, trata-se apenas de uma ação que visa atender um grupo de acionistas.


A guerra entre a Oi e sua terceira principal acionista, a Pharol (antiga Portugal Telecom) ganhou uma nova troca de farpas, via comunicado enviado à imprensa. Dessa vez a operadora brasileira diz que a ação que a Pharol moveu no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, exigindo uma indenização de 2,01 bilhões de euros está baseada em “argumentos sem qualquer substância legal”.



A portuguesa Pharol moveu essa ação porque a Oi não teria prestado as devidas informações em assembleias de acionistas realizadas em 2014 e 2015. Nestas reuniões, foi decidida a venda dos ativos da Portugal Telecom para a Altice.

“O comportamento da Oi na prestação de informações, ao longo da relação com a Pharol, anteriormente Portugal Telecom, nomeadamente, aquando das Assembleias Gerais que tiveram lugar em Lisboa em 8 de Setembro de 2014 e 12 e 22 de Janeiro de 2015, onde foi decidida a alienação da PT Portugal à Altice, lesou gravemente os direitos e interesses da Pharol e dos seus milhares de acionistas”, diz a Pharol, em comunicado.
A Oi se diz surpresa com a ação, já que considera infundados os argumentos divulgados pela Pharol em relação ao processo de fusão entre ambas. “Parece esquecer-se a Pharol que teve representantes no Conselho de Administração da Oi desde o início do projeto de fusão entre a Oi e a PT, tendo participado em todas as decisões e tido a oportunidade de pedir todos os esclarecimentos necessários, se já não o tivessem tido prontamente como conselheiros, sobre a situação da companhia em que participavam como acionistas. E mais, o CEO da companhia e boa parte do seu corpo diretor nesta época eram representantes da PT, destaca a operadora brasileira em seu comunicado.


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A operadora também acrescenta que a Pharol está adotando uma “postura litigiosa”, que visa atender a um grupo específico de acionistas. “Além de causar prejuízos financeiros à própria Pharol com gastos desnecessários para cobrir despesas judiciais, atenta contra o seu principal activo, a Oi, que fica com seu negócio prejudicado em virtude das desinformações geradas no mercado pelas iniciativas da empresa portuguesa”, diz o comunicado.
A Oi está num processo de recuperação judicial desde 2016 com o objetivo de reduzir o passivo, na casa dos os 65,4 bilhões de reais, a maior dívida já registrada em um pedido de recuperação judicial no Brasil.

Esse processo foi arquitetado sem intervenções dos acionistas, passando a troca da dívida por ações. Com o plano de recuperação a Pharol viu sua participação na Oi cair, passando de 21,78% para 8%. 

Vivo anuncia mudanças para o plano Controle Fatura e Pass

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Reajuste no valor e aumento da franquia de dados.


A partir da próxima segunda-feira (26) os planos Controle
Fatura
e Pass sofrerão mudanças no valor e na franquia de dados. Confira abaixo.

Controle Fatura

  • R$ 46,99 – franquia de 3,5 GB (anteriormente era R$ 42,99 com 3GB)
  • R$ 49,99 – franquia de 3,5 GB (anteriormente era R$ 44,99 com 3 GB)
  • R$ 64,99 – franquia de 4,5 GB (anteriormente era R$ 59,99 com 4 GB)
  • R$ 79,99 – franquia de 5,5 GB (anteriormente era R$ 74,99 com 5 GB)


Todas as opções citadas acima contam com ligações ilimitadas para local e LD para todas as operadoras A diferença entre, por exemplo, o plano de R$ 46,99 e o de R$ 49,99, que contam com 3 GB de franquia é o Combo Digital. No caso do plano de R$ 46,99 esse recurso extra não está disponível (assim como o WhatsApp ilimitado também não está incluso), enquanto no de R$ 49,99 o cliente tem acesso ao GoRead, Sync e NBA.

Nos demais o acesso aos três serviços citados anteriormente também está garantido, além do Kantoo no plano de R$ 64,99. O pacote completo de serviços é oferecido apenas no plano mais caro, o de R$ 79,99, que passa a incluir o Vivo Guru, serviço para solucionar dúvidas em relação aos seus equipamentos eletrônicos.



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Controle Pass:
  • R$ 46,99 – franquia de 3,5 GB (anteriormente era R$ 42,99 com 3 GB)
  • R$ 49,99 – franquia de 3,5 GB (anteriormente era R$ 44,99 com 3 GB)
  • R$ 64,99 – franquia de 4,5 GB (anteriormente era R$ 59,99 com 4 GB)


Assim como no Controle Fatura a questão do combo digital é o que determina a diferença entre os planos com mesma franquia de dados. Enquanto no plano de R$ 46,99 não há nenhum serviço disponível do combo digital, no de R$ 49,99 há o acesso ao GoRead, Sync e NBA, já no plano com valor mais elevado ainda há Kantoo. Ilimitado local e LD também valem para o Controle Pass.

Transmissão ao vivo usando o 5G foi realizada em Londres

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A transmissão em 5G foi feita na resolução 4K.


Durante o evento Global MBB Forum a operadora britânica
Everything Everywhere (EE) realizou uma transmissão ao vivo utilizando a rede
5G. As imagens foram geradas pela BT Sports, canal de esportes que integra o
grupo da EE.

Os jornalistas, Matt Smith and Abi Stephens, e o link de transmissão estavam posicionado no famoso estádio de Wembley. As imagens em 4K puderam ser assistidas ao vivo pelos presentes no centro de convenções do Global MBB Forum.

A operadora explica que a complexidade para tornar a transmissão possível é bem menor em relação ao método convencional, com um caminhão de transmissão. No caso dessa operação em 5G foi necessário apenas um roteador da Huawei que transmitia o vídeo para o equipamento 5G da EE, instalado no estádio.



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A estrutura montada no estádio pela operadora transmitiu o conteúdo a uma velocidade de 10 Gigabits por segundo utilizado a frequência de 3,5 GHz.
No próximo domingo (25) acontece a Copa EE Wembley 2018. O evento esportivo será mais um teste de transmissão em 5G feito pela BT Sports.

A operadora EE também anunciou que pretende lançar sua rede 5G em 16 cidades do Reino Unido em 2019. 

Huawei apresenta soluções para impulsionar 5G

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Companhia comenta sobre o mercado 5G e apresenta tecnologias para uso interno da quinta geração móvel.


Durante o 9º Fórum Global de Banda Larga Móvel, realizado em
Londres essa semana a Huawei apresentou um panorama interessante sobre o 5G e
sua próprias soluções para impulsionar esse mercado.

A companhia que está numa corrida para entregar o primeiro smartphone dobrável com 5G declarou durante o evento que já despachou mais de
10 mil estações rádio-base 5G.


A Huawei, em parceria com a Three UK fizeram uma demonstração de banda larga 5G doméstica usando o espectro de Banda C de 100 MHz da Three UK, tornando realidade a capacidade de transformação dos serviços 5G. A demonstração aproveita os mais recentes roteadores domésticos de banda larga da Huawei – os primeiros terminais comerciais 5G do mundo – para permitir que os participantes do evento experimentem serviços de banda larga de 5G de altíssima velocidade, como jogos na nuvem e transmissão de vídeo 4K.

A expectativa é que o serviço ofereça uma velocidade máxima de download de 2 Gbps, com uma média de 1 Gbps para um único usuário.  A Huawei continuará a trabalhar com a Three para realizar mais testes de serviços 5G no Reino Unido, que deverão ser lançados ao público em áreas urbanas densamente povoadas e estações de trem, abrindo caminho para o uso comercial total de redes 5G em 2019.
Segundo executivos da Huawei existem hoje 154 operadoras testando o 5G no mundo em mais de 66 mercados. Até 2025 a expectativa é que a tecnologia esteja presente em 110 países. 
De acordo com Ken Hu, Chairman da Huawei, o 5G promoverá as seguintes mudanças no mercado:
  • 5G transformará a conectividade em uma plataforma
  • Full online, com o 5G estar constantemente conectado será o padrão
  • Impulsionamento da computação em nuvem
  • Dispositivos ainda mais inteligentes, o 5G será um dos responsáveis por alavancar a inteligência artificial
  • Os itens citados anteriormente irão proporcionar uma experiência mais fluída.
“Acreditamos que 5G dará uma contribuição importante e
duradoura para a sociedade. Na Huawei, estamos trabalhando com afinco para
tornar as redes 5G mais robustas, mais simples, mais inteligentes e mais
seguras
, completou o executivo.

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LampSite Family

A Huawei também lançou durante o evento suas soluções 5G LampSite Family, voltadas para todos os ambientes internos. Desenvolvidas usando a arquitetura DIS, as soluções 5G LampSite Family podem auxiliar as operadoras a construir redes internas de 5G com experiência de usuário ultrarrápida, fácil gerenciamento e implantação rápida.
O 5G proporcionará às redes internas uma posição de destaque dentro da indústria. Com o 5G, mais de 70% dos serviços serão fornecidos em ambientes fechados. O vídeo panorâmico HD, VR, jogos em nuvem e o cloud PC serão executados predominantemente em ambientes internos. 

As previsões mostram que 70% do tráfego de dados será gerado em ambientes internos em 5G. No estágio inicial do 5G, espera-se que os serviços de eMobile Broad Band forneçam ajuda considerável na atualização da experiência do usuário. Isso continuará a estimular o impulso do tráfego interno. A Medicina inteligente sem fio, a fabricação inteligente e o posicionamento e navegação em ambientes internos exigem um forte suporte das robustas redes internas de 5G.

Nokia troca executivo para aumentar o foco no mercado 5G

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Empresa também quer unificar o setor de redes móveis com a divisão de redes fixas.


A Nokia anunciou nesta semana que o chefe da divisão de redes móveis está deixando a empresa como parte das mudanças internas que favorecem o mercado 5G. Segundo a fabricante, Marc Rouanne deve ser substituído por Tommi Uitto que é considerado um “especialista em tecnologias de rádio”.


A empresa também confirmou os planos de unificar o setor de redes móveis com a divisão de redes fixas para criar uma nova unidade que será conhecida como “Access Networks”.


De acordo com a Reuters, o anúncio do novo executivo não causou grande impacto no mercado de ações. 

Os papéis da Nokia caíram 1,7%, sendo que a finlandesa espera que esse quadro se reverta com uma aceleração na instalação de antenas dedicadas ao 5G.


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Isso porque operadoras de diversos países estão fechando acordos com a Nokia para que a empresa forneça equipamentos necessários para a ativação da nova tecnologia. 

A fabricante terá que correr atrás do prejuízo já que a Verizon, em parceria com a Sprint e a LG, e a AT&T já ativaram as primeiras torres com a conexão 5G nos Estados Unidos. 

A Verizon está até vendendo planos de acesso fixo-móvel por meio da tecnologia de quinta geração.

TCU aponta problemas em políticas públicas de telecomunicações

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Entre eles estão o desperdício de recursos públicos, deficiência na gestão de risco e falhas nos processos de monitoramento e avaliação.


O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou os principais problemas nas políticas públicas de telecomunicações no Brasil. No acórdão, o órgão cita a formulação inadequada com prejuízo ao alcance dos resultados esperados; deficiência na gestão de risco e na articulação entre os diversos setores envolvidos; além de falhas nos processos de monitoramento e avaliação.


O Tribunal analisou a qualidade da implementação e o alcance de metas e objetivos dos programas implantados.


Um exemplo é a Lei de Informática que não possui indicadores finalísticos industriais para avaliar o retorno de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). 

“Isso dificulta o acompanhamento de resultados que poderiam ser utilizados como subsídio para avaliação e revisões da política de informática”, diz o órgão de controle.


VIU ISSO?


A auditoria também apontou como problema a manutenção do benefício fiscal a empresas inadimplentes em relação ao parcelamento de débitos anteriores, em desconformidade com a norma estabelecida. 

Na “Política Nacional de Banda Larga”, as ações desconexas dos diferentes poderes ocasionaram redundância na prestação de serviços digitais em determinadas localidades.

A consequência disso é o desperdício de recursos públicos com uma área em detrimento de outras, que deixaram de ser atendidas.