16/12/2025
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Vivo cria Centro de Treinamento de Bots para aperfeiçoar Aura

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Centro foi criado para fornecer insumos para melhorar o desempenho da assistente virtual da operadora.


A Vivo anunciou a inauguração do seu Centro de Treinamento de Bots, uma iniciativa inédita no mercado de telecomunicações. O objetivo do novo setor é aperfeiçoar a qualidade do atendimento feito pela Aura, inteligência artificial da Vivo.


A Aura atende a mais de 1,5 milhão de clientes por mês e a operadora quer que ela responda os questionamentos dos clientes cada vez com mais assertividade.


Desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano, a Aura já registrou mais de 17 milhões de interações com clientes da Vivo, com retenção superior a 80%.

Cada vez que um cliente faz uma pergunta, a Aura verifica em sua base de conhecimento a melhor resposta para aquele questionamento. 

O Centro de Treinamento de Bots foi criado para analisar se a Aura entende corretamente as dúvidas dos clientes e, em caso negativo, gerar os insumos para correção e treinamento do bot, para que ela acerte nas próximas vezes.

O time do Centro de Treinamento de Bots também avalia se a resposta da Aura realmente esclarece a pergunta do cliente, para, assim, garantir a melhoria contínua da experiência dos usuários com a inteligência artificial.

O Centro de Treinamento de bots é uma nova área do call center da operadora, em Curitiba (PR) e sua equipe é composta por atendentes que possuíam os melhores resultados no atendimento ao cliente, identificados através de um rigoroso processo seletivo. 

Ao todo, 14 atendentes do call center foram escolhidos para desempenhar a nova ocupação de treinar a Aura. Em 2019, a empresa prevê ampliar este número para 20 avaliadores.

Segundo a Vivo, o trabalho do Centro de Treinamento de bots baseia-se em três tipos de ação: Diagnosticar, Aferir e Agir. 

As ações de diagnóstico consistem nas análises de todas as interações do cliente com a Aura, em todos os canais de contato onde ela está presente atualmente, como aplicativos e site. 

Para a análise, são utilizadas diferentes ferramentas, como leitura e escuta das interações da Aura com os clientes e respostas dos usuários à pesquisa de satisfação.
Para garantir que o conteúdo produzido está gerando valor e solução rápida para as necessidades de atendimento dos clientes, esses especialistas avaliam a usabilidade, o fluxo de navegação, pensam na melhor forma de distribuir as informações e assegurar que os links estejam direcionando o cliente para a ação que deseja realizar.

“O trabalho desempenhado pelo time do Centro de Treinamento de Bots é muito analítico, pois é necessário identificar em que o bot está errando e entender como é possível melhorar. Estamos muito orgulhosos pela criação do Centro de Treinamento de Bots, não apenas por representar mais um passo para melhorar a experiência dos nossos clientes, mas também por proporcionar novas oportunidades para a carreira de nossos colaboradores”, afirma o vice-presidente de Experiência do Cliente da Vivo, Fabio Avellar.

Polêmica


Na última quinta-feira (13), uma apresentação da Aura causou um fuzuê na internet, com direito a hashtag #BoicoteVivo, ao fazer uma brincadeira com o Palmeiras.

Quando um funcionário perguntou à assistente virtual “Quantos títulos brasileiros têm o Palmeiras?”, a resposta foi: “desculpe, eu não consigo te responder. Há casos em que a matemática não parece fazer sentido.”

Os palmeirenses se sentiram ofendidos e ameaçaram cancelar serviços da Vivo

Mas já na sexta-feira (14), o CEO da Telefônica Brasil (dona da Vivo), Eduardo Navarro, e o COO da companhia, Christian Gebara, enviaram ao presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, uma carta com pedido de desculpas.

Confira a carta na íntegra:

Caro presidente Maurício Precivalle Galiotte,

A Vivo pede desculpas à Sociedade Esportiva Palmeiras e aos torcedores que se sentiram ofendidos pelo vídeo que circulou ontem nas redes sociais. O conteúdo em questão foi retirado de uma apresentação interna, feita por um funcionário. Ele foi reproduzido fora de seu contexto e não representa a opinião da Vivo.

A empresa reitera seu respeito pela instituição e parabeniza os seus milhões de torcedores em todo o mundo pela campanha vitoriosa que levou o clube ao decacampeonato brasileiro em 2018.

Com elevada consideração,

Eduardo Navarro, CEO da Telefônica Brasil
Christian Gebara, COO da Telefônica Brasil

França rejeita Huawei e 20 países devem aderir ao boicote

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Gigante chinesa enfrenta crise sem precedentes após suspeita de espionagem.


A lista de países que anunciaram boicote a Huawei está aumentando a cada dia. A França informou recentemente que não pretende comprar equipamentos da companhia para implantar o 5G. 


Com a nova adesão, já são seis países que estão impondo restrições a Huawei. Na semana passada, as três maiores empresas de telecomunicações do Japão disseram que não irão negociar com a fabricante chinesa e nem com a ZTE.


No final do mês passado, a agência de inteligência da Nova Zelândia rejeitou o primeiro pedido da indústria de telecomunicações do país para usar equipamentos 5G fornecidos pela Huawei Tecnologies. 

O boicote à Huawei se deu diante da suspeita sobre a segurança dos equipamentos fornecidos pela empresa chinesa.

Em breve, o número de países barrando a Huawei pode ir a quase duas dezenas, já que a Deutscke Telekom indicou que pode se unir a esse movimento. 

Além de ser a matriz da norte-americana T-Mobile, a alemã possui outras subsidiárias presentes em 11 países além dos Estados Unidos.

A Deutscke Telekom também aguarda análise sobre sua oferta de US$ 26 bilhões para comprar a Sprint.

Evitar comprar equipamentos da Huawei pode ser usado como moeda de troca para que as autoridades norte-americanas aprovem o negócio, conforme informações da Reuters.


VIU ISSO?


O posicionamento da Deutscke Telekom não é consenso na Alemanha, onde outras empresas de telecomunicação já negociam com fornecedores chineses à medida que elaboram suas propostas para participar do leilão do 5G no início de 2019 no país.

Para analistas, as operadoras alemãs enfrentariam uma tarefa bastante árdua caso quisessem boicotar a chinesa, já que dependem muito da Huawei.

Como o boicote começou?


Os Estados Unidos levantaram sérias dúvidas sobre a segurança dos aparelhos da Huawei e apontam que os laços da empresa com o Governo chinês podem ser usados para haver espionagem cibernética. 

O Governo norte-americano impediu que aparelhos da chinesa fossem comprados e iniciou uma onda de boicote pelo mundo.

Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão compunham a lista até a francesa Orange anunciar que vai recorrer a rivais da Huawei. 

O caso dos britânicos é curioso, já que a Huawei abriu um laboratório de pesquisa na região para que as autoridades pudessem inspecionar aparelhos e códigos em busca de algum indicativo de que favorecessem algum monitoramento por parte do governo chinês.

Os norte-americanos também acusam a chinesa de ter furado o embargo imposto ao Irã e ter vendido ao país aparelhos que continham propriedade intelectual de companhias dos EUA.

A diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, chegou a ser presa à pedido dos Estados Unidos, mas foi solta na semana passada após pagar fiança milionária. 

Consumidores podem fazer portabilidade para a Oi por SMS

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Ao mudar de operadora por meio da portabilidade, o usuário mantém o número atual sem pagar nada mais por isso.


A Oi facilitou ainda mais a vida de quem deseja realizar a portabilidade para a operadora. Agora é possível levar qualquer número para o pré-pago da Oi com apenas uma mensagem de SMS


Ao mudar de operadora, o consumidor mantém o seu número atual e não paga nada por isso.


Veja um passo a passo de como mudar para a Oi via SMS.

1º PASSO

Compre e ative um chip da Oi. Depois, envie um SMS para 27531 do seu Oi com a palavra “PORTAR” com o DDD e número que você quer migrar.

2º PASSO

Você vai receber um SMS no número que você quer trazer pra Oi com um código de verificação.

3º PASSO

Envie mais um SMS para 27531 do seu chip da Oi com o código recebido no outro número e aguarde a mensagem de confirmação.

4º PASSO

Depois, você vai receber a confirmação com a data e hora em que a portabilidade do seu Pré da Oi será realizada.


VIU ISSO?


Como ativar o seu chip


Para ativar o seu chip é muito simples. Basta inserir o chip da Oi em um aparelho e ligar para o número 1057.

Digite 2 para cadastrar o chip e receber conteúdo promocional. Se quiser apenas cadastrar, digite 3.

Digite o CPF do titular da linha e escolha qual será a oferta do seu Pré da Oi.

Em até 24 horas, faça a primeira ligação no seu Pré da Oi para ativar a linha.

Benefícios


O Pré da Oi oferece alguns benefícios e diferenciais. Um deles é a liberdade que o cliente tem de trocar minutos por internet e internet por minutos hora que quiser por meio do aplicativo Minha Oi.

Em recargas a partir de R$ 20, o cliente ganha até 1GB de bônus. 

A Oi oferece três planos pré-pagos que vão de R$ 10 a R$ 30 e oferta de 500MB a 4GB. Em todos os planos, o WhatsApp e o Messenger são ilimitados.

A oferta de melhor custo/benefício é a de 4GB por R$ 30, que conta ainda com minutos ilimitados e 900 SMS para qualquer operadora do Brasil.

Vivo TV inclui em sua programação canal exclusivo para cães

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DOGTV é a companhia perfeita quando os cães ficam sozinhos em casa, já que funciona como uma terapia audiovisual.


Os pais e mães de cachorros vão adorar a novidade que a Vivo TV trouxe para a sua programação. Agora, a TV por assinatura conta com o DOGTV, canal desenvolvido para atender as necessidades caninas.


O DOGTV funciona como uma terapia audiovisual para cães, sendo a companhia perfeita quando ficam sozinhos em casa.


O conteúdo do DOGTV é feito de forma totalmente diferente do desenvolvido para os demais canais. Cada imagem e cada som são projetados 100% para os cães e tem conteúdos que promovem relaxamento, estímulo e exposição.


VIU ISSO?


Disponível na plataforma IPTV, por rede de fibra ótica, desde a última sexta-feira (14), o canal está com sinal aberto nesse primeiro mês para que todos os clientes da Vivo TV possam conhecer essa nova experiência.

No início desse mês de dezembro, mais quatro cidades passaram a contar com o serviço Vivo Fibra. Três são do interior paulista (Presidente Prudente, Andradina e Atibaia) e uma na região norte do Brasil, a capital do Tocantins, Palmas.

Outra novidade que chegou esse mês aos consumidores foi o lançamento pelo Grupo Globo dos canais Telecine e Premiere de forma avulsa, sem a necessidade de contratação de um plano de TV por assinatura.

Claro TV completa uma década de operação

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Conheça a trajetória da marca e os principais fatos que marcaram seus 10 anos.


A Claro TV está soprando velinhas neste domingo (16). Novinha e repaginada, a TV por assinatura começou a operar em 2008 sob a marca “Via Embratel”.


O produto faz parte do grupo Claro Brasil, que é controlado pela empresa mexicana América Móvil.


Desde outubro de 2014, somando todas as empresas de TV paga do grupo, Claro TV e NET detêm 51,47% de mercado, totalizando mais de 8,7 milhões assinantes.

Para celebrar a data, o Minha Operadora trouxe a trajetória do serviço e os marcos em sua história.

Antiga Via Embratel


Em 16 de dezembro de 2008, a Embratel estreava o serviço de TV por assinatura Via Embratel.

A Via Embratel era uma operadora de TV por assinatura via satélite, com satélite próprio. A transmissão do sinal da Via Embratel era feita pelo sistema DTH (Direct to Home) por Banda Ku, e os canais criptografados pelo sistema Nagravision 3.

Sua recepção se dava através de uma mini-antena parabólica e de um receptor DVB-S2, e a autenticação dos assinantes era feita via cartão de acesso condicional.

Assim que o serviço estreou, a operadora fez um vídeo para apresentar a mais nova TV por assinatura do país.

A Embratel, que completou 53 anos em setembro, já mantinha participação acionária em outra operadora de TV paga via cabo, a NET. A fim de ampliar ainda mais seu mercado, se estendeu à TV por satélite.

Transmissão em HD


Em 2 de junho de 2010, a Via Embratel iniciou a venda de pacotes com transmissão em alta definição (HD), inicialmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nove canais estrearam e foram adicionados aos pacotes Família HD, Família Telecine HD, Família HBO HD e Família Cinema HD.

Crescimento


Em setembro de 2011 a empresa obteve aumento de 23% de assinantes, alcançando quase 2 milhões de clientes. Assim, a operadora se tornou a que mais cresceu em número de assinantes de TV paga no terceiro trimestre de 2011.

O garoto-propaganda da Via Embratel era o ator e comediante Bruno Mazzeo, que sempre levava uma pitada de humor para os vídeos da marca.



Surge a Claro TV



A partir do dia 1º de março de 2012, a empresa passou a se denominar Claro TV. No mesmo dia, estreou o canal Warner Channel em HD.

Na época, a operadora chegou a oferecer 81 canais por R$ 39,90, com instalação grátis e 3 canais Telecine por 30 dias.



VIU ISSO?



Em janeiro de 2015, para a unificação da marca, a Via Embratel foi incorporada pela Claro, assim deixando de existir antigos e distintos CNPJ.


A partir de então, a operadora passou a existir somente como companhia aberta Claro S.A, mas ainda mantendo a marca NET, em separado como Embratel.


A Claro TV atualmente é administrada e comercializada pela NET.


Entrando para o mercado de streaming


Ainda em 2012, a Claro TV passou a disponibilizar para os clientes um streaming de serviços: o Claro Video. A missão do Claro Video era ser o maior concorrente da Netflix.

O serviço oferece atualmente mais de 15 mil vídeos, entre séries, desenhos, shows e documentários de forma gratuita para seus clientes dos planos pós-pagos, controle e pré-pago.

NOW


Com a incorporação da Via Embratel pela Claro e com a NET administrando a marca, o NOW também passou a ser disponibilizado para os clientes da Claro TV.

NOW é o servico de Video on Demand (VOD) que disponibiliza conteúdos gratuitos e para locação para que o cliente possa assistir quando e onde desejar.

Lançado em 2011, o NOW foi o precursor entre operadoras de TV paga no Brasil.


Segundo a Claro, que celebrou 15 anos em setembro, são mais de 20 mil títulos disponíveis, além de programas dos principais canais que podem ser assistidos a qualquer hora, incluindo eventos esportivos e conteúdo adulto.

Inclui ainda as atrações do Telecine e da HBO, com milhares de filmes e séries recentes (dublados e legendados) para quem assina esses canais.

O NOW é disponibilizado para os assinantes da NET, Claro TV e Claro Móvel Pós-pago.

Na última semana quem também comemorou mais um ano de existência foi a NET, que completou 27 anos.

Reformulações


Em 12 de janeiro de 2018, a Claro TV remodelou seu design, com acesso ao NOW pelo receptor.

Veja abaixo o comercial que divulga as novidades.

Pharol comunica que não irá participar do aumento de capital da Oi

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Pharol alega que as condições de mercado não são favoráveis.


A portuguesa Pharol (antiga Portugal Telecom), que está em pé de guerra com a Oi, comunicou à CVMV ( Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) que não irá acompanhar o aumento de capital a que tinha direito, como acionista da Oi


Em junho a Pharol moveu um processo no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, exigindo uma indenização de 2,01 bilhões de euros. 


A companhia alega que o comportamento da Oi na prestação de informações, ao longo da relação com a Pharol, anteriormente Portugal Telecom, nomeadamente, aquando das Assembleias Gerais que tiveram lugar em Lisboa em 8 de Setembro de 2014 e 12 e 22 de Janeiro de 2015, onde foi decidida a alienação da PT Portugal à Altice, lesou gravemente os direitos e interesses da Pharol e dos seus milhares de acionistas”. A Oi se diz surpresa com a ação, já que considera infundados os argumentos divulgados pela Pharol

A Pharol disse em comunicado que a decisão de se manter fora do aumento de capital é refente as condições de mercado não se apresentam propícias à realização, pela Pharol, de um aumento do seu capital social”. Além disso, os gestores consideram que “a sociedade dispõe de outros instrumentos para acautelar os seus interesses ao nível da Oi, podendo a participação da Pharol no aumento do capital social da Oi ser prosseguida com uma gestão combinada das disponibilidades de caixa, dos direitos de subscrição preferencial e das ações”.


VIU ISSO?


A Pharol já foi a principal acionista da Oi, com  21,78%, através da sua subsidiara, a Bratel. Porém, com o plano de recuperação judicial da Oi, iniciado em 2016, a companhia viu sua participação cair para 8%. Com a decisão de não participar do aumento de capital a Pharol terá sua participação reduzida ainda mais. O aumento de capital da Oi deve ocorrer até o dia 21 de janeiro.

Procon notifica Vivo para esclarecer má prestação de serviço

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Notificação foi emitida após órgão receber inúmeras denúncias de clientes.



A diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Acre notificou a Vivo para prestar esclarecimentos sobre a prestação de seu serviço em municípios do estado.


A notificação veio após inúmeras denúncias sobre má prestação de serviços da operadora nas cidades de Brasileia e Epitacioinlândia


De acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviços é responsável pelos vícios de qualidade que tornem impróprios ao consumo ou diminuam seu valor.

Após a notificação, a empresa tem até cinco dias para enviar os esclarecimentos exigidos, sob pena de autuação no caso de descumprimento.


VIU ISSO?


Assim, o Procon enfatiza a importância de os consumidores formalizarem reclamações junto ao órgão quando estiverem enfrentando problemas com as empresas de telefonia. 

Além de ajudarem no direcionamento da notificação, as queixas possibilitam que os consumidores tenham abatimento proporcional na conta dos dias que ficaram sem o serviço. 

Nesse mês de dezembro, a Vivo também se viu envolvida em outra polêmica. Torcedores do Palmeiras ameaçaram cancelar os serviços da Vivo após um funcionário utilizar a apresentação da Aura, assistente virtual da Vivo, para fazer uma brincadeira com o time.

O funcionário fez a seguinte pergunta à Aura: “Quantos títulos brasileiros têm o Palmeiras?”. E a resposta foi: “Desculpe, eu não consigo te responder. Há casos em que a matemática não parece fazer sentido.”

Após 10 anos: Sky irá abandonar ciclismo no fim de 2019

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Team Sky terá patrocínio com a operadora até o fim de 2019.



Após 10 anos o Tem Sky, uma das equipes mais vitoriosas da história do ciclismo, acumulando 322 vitórias, sendo seis no Tour da France e uma no Giro d’Italia, sofrerá uma baixa significativa. A operadora britânica Sky não será mais sua patrocinadora a partir de 2020, decisão que faz parte de uma reformulação interna em que não será mais destinado fundos para o investimento na modalidade.


“Entramos no ciclismo de elite para inspirar uma maior participação em todos os níveis e, depois de mais de uma década, não poderia estar mais orgulhoso do que conseguimos com os nossos parceiros do ciclismo britânico. No entanto, no final de 2019, é o momento certo para iniciarmos um novo capítulo”, declarou Jeremy Darroch, CEO da Sky.

VIU ISSO?

Sir Dave Brailsford, diretor-geral da equipe, declarou que “A Sky  continuará normalmente até o final do próximo ano. Nós temos a mente aberta em relação ao futuro e à possibilidade de trabalharmos com um novo parceiro. Por agora, queremos agradecer a todos os ciclistas e outros profissionais do Team Sky, do passado e do presente, e, acima de tudo, os fãs que nos apoiaram nesta jornada”.

Nextel prorroga campanha “Voto de Confiança” pela terceira vez

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Consumidores negativados no SPC ou Serasa terão mais uma oportunidade de contratar um plano pós-pago da operadora.


Não sabemos se a campanha “Voto de Confiança” da Nextel está fazendo muito sucesso ou está tendo pouca adesão, mas o fato é que a operadora está investindo na campanha e prorrogou pela terceira vez o prazo para que consumidores com o nome negativado no SPC ou Serasa possam contratar um de seus planos pós-pagos.


Na última prorrogação, os consumidores tinham até este sábado (15) para entrar em contato com a operadora e contratar um plano. Agora, quem tiver interesse em ser cliente Nextel e estiver com o nome negativado, pode participar da campanha “Voto de Confiança” até o dia 21 de dezembro.


Os planos disponíveis são de 4GB por R$ 49,99 por mês e de 8GB por R$ 69,99 por mês. Esses preços são válidos para contratação realizada pela portabilidade.


VIU ISSO?


Os pacotes contam com ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil o código 99, internet sem bloqueio, roaming nacional grátis e SMS ilimitado.

Só não podem participar da campanha “Voto de Confiança” os consumidores que estão inadimplentes com a Nextel.

Bloqueio de celulares irregulares será ainda mais efetivo em 2019

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Presidente da Anatel comenta sobre a necessidade de fortalecer o programa “Celular Legal”.


No dia 7 de janeiro de 2019 será iniciada uma nova etapa do “Celular Legal”, programa criado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no ano passado para o bloqueio de aparelhos piratas. Os planos da agência é que em 2019 essa fiscalização seja ainda mais efetiva. 

“Neste ano precisaremos amadurecer e avançar com o projeto. Na medida que bloqueia irregulares, adulterados, sem certificação ou com IMEI inválido, diminui os incentivos para a prática do furto ou do roubo. Evidentemente existem polêmicas sobre a possibilidade de clonagem, mas por isso entendo que o projeto vai decantar este ano”, afirmou Leonardo de Morais, presidente da Anatel.


Mais de 100 mil celulares irregulares já foram bloqueados. Na próxima etapa do processo que será iniciada em janeiro o bloqueio será realizado em aparelhos da região Nordeste e dos demais estados do Norte e Sudeste. Os usuários que contam com aparelhos enquadrados como irregular recebem um SMS 75 dias antes da ação. O bloqueio nas regiões citadas começará a ser realizado a partir do dia 24 de março.

Morais também enfatiza a importância da atuação da sociedade no processo. É importante que a própria sociedade esteja consciente. O projeto terá mais efetividade na medida em que, ao comprar celular de segunda mão, se verifique o IMEI, que pode ser feito pelo próprio site da Anatel”, diz o executivo. 

VIU ISSO?

As operadoras adotam uma postura cética em relação ao projeto, já que a clonagem de um IMEI válido é um procedimento usual, e na impossibilidade de determinar o IMEI original e a decisão de não bloquear o aparelho, abre precedentes para que diversos aparelhos continuem operando com o IMEI clonado, o que, de acordo com as operadoras, torna o projeto ineficiente em relação ao impacto no roubo ou furto.