28/03/2024

Pharol comunica que não irá participar do aumento de capital da Oi

Pharol alega que as condições de mercado não são favoráveis.


A portuguesa Pharol (antiga Portugal Telecom), que está em pé de guerra com a Oi, comunicou à CVMV ( Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) que não irá acompanhar o aumento de capital a que tinha direito, como acionista da Oi


Em junho a Pharol moveu um processo no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, exigindo uma indenização de 2,01 bilhões de euros. 


A companhia alega que o comportamento da Oi na prestação de informações, ao longo da relação com a Pharol, anteriormente Portugal Telecom, nomeadamente, aquando das Assembleias Gerais que tiveram lugar em Lisboa em 8 de Setembro de 2014 e 12 e 22 de Janeiro de 2015, onde foi decidida a alienação da PT Portugal à Altice, lesou gravemente os direitos e interesses da Pharol e dos seus milhares de acionistas”. A Oi se diz surpresa com a ação, já que considera infundados os argumentos divulgados pela Pharol

A Pharol disse em comunicado que a decisão de se manter fora do aumento de capital é refente as condições de mercado não se apresentam propícias à realização, pela Pharol, de um aumento do seu capital social”. Além disso, os gestores consideram que “a sociedade dispõe de outros instrumentos para acautelar os seus interesses ao nível da Oi, podendo a participação da Pharol no aumento do capital social da Oi ser prosseguida com uma gestão combinada das disponibilidades de caixa, dos direitos de subscrição preferencial e das ações”.


VIU ISSO?


A Pharol já foi a principal acionista da Oi, com  21,78%, através da sua subsidiara, a Bratel. Porém, com o plano de recuperação judicial da Oi, iniciado em 2016, a companhia viu sua participação cair para 8%. Com a decisão de não participar do aumento de capital a Pharol terá sua participação reduzida ainda mais. O aumento de capital da Oi deve ocorrer até o dia 21 de janeiro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários