Claro TV completa uma década de operação

Conheça a trajetória da marca e os principais fatos que marcaram seus 10 anos.


A Claro TV está soprando velinhas neste domingo (16). Novinha e repaginada, a TV por assinatura começou a operar em 2008 sob a marca “Via Embratel”.


O produto faz parte do grupo Claro Brasil, que é controlado pela empresa mexicana América Móvil.


Desde outubro de 2014, somando todas as empresas de TV paga do grupo, Claro TV e NET detêm 51,47% de mercado, totalizando mais de 8,7 milhões assinantes.

Para celebrar a data, o Minha Operadora trouxe a trajetória do serviço e os marcos em sua história.

Antiga Via Embratel


Em 16 de dezembro de 2008, a Embratel estreava o serviço de TV por assinatura Via Embratel.

A Via Embratel era uma operadora de TV por assinatura via satélite, com satélite próprio. A transmissão do sinal da Via Embratel era feita pelo sistema DTH (Direct to Home) por Banda Ku, e os canais criptografados pelo sistema Nagravision 3.

Sua recepção se dava através de uma mini-antena parabólica e de um receptor DVB-S2, e a autenticação dos assinantes era feita via cartão de acesso condicional.

Assim que o serviço estreou, a operadora fez um vídeo para apresentar a mais nova TV por assinatura do país.

A Embratel, que completou 53 anos em setembro, já mantinha participação acionária em outra operadora de TV paga via cabo, a NET. A fim de ampliar ainda mais seu mercado, se estendeu à TV por satélite.

Transmissão em HD


Em 2 de junho de 2010, a Via Embratel iniciou a venda de pacotes com transmissão em alta definição (HD), inicialmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nove canais estrearam e foram adicionados aos pacotes Família HD, Família Telecine HD, Família HBO HD e Família Cinema HD.

Crescimento


Em setembro de 2011 a empresa obteve aumento de 23% de assinantes, alcançando quase 2 milhões de clientes. Assim, a operadora se tornou a que mais cresceu em número de assinantes de TV paga no terceiro trimestre de 2011.

O garoto-propaganda da Via Embratel era o ator e comediante Bruno Mazzeo, que sempre levava uma pitada de humor para os vídeos da marca.



Surge a Claro TV



A partir do dia 1º de março de 2012, a empresa passou a se denominar Claro TV. No mesmo dia, estreou o canal Warner Channel em HD.

Na época, a operadora chegou a oferecer 81 canais por R$ 39,90, com instalação grátis e 3 canais Telecine por 30 dias.



VIU ISSO?



Em janeiro de 2015, para a unificação da marca, a Via Embratel foi incorporada pela Claro, assim deixando de existir antigos e distintos CNPJ.


A partir de então, a operadora passou a existir somente como companhia aberta Claro S.A, mas ainda mantendo a marca NET, em separado como Embratel.


A Claro TV atualmente é administrada e comercializada pela NET.


Entrando para o mercado de streaming


Ainda em 2012, a Claro TV passou a disponibilizar para os clientes um streaming de serviços: o Claro Video. A missão do Claro Video era ser o maior concorrente da Netflix.

O serviço oferece atualmente mais de 15 mil vídeos, entre séries, desenhos, shows e documentários de forma gratuita para seus clientes dos planos pós-pagos, controle e pré-pago.

NOW


Com a incorporação da Via Embratel pela Claro e com a NET administrando a marca, o NOW também passou a ser disponibilizado para os clientes da Claro TV.

NOW é o servico de Video on Demand (VOD) que disponibiliza conteúdos gratuitos e para locação para que o cliente possa assistir quando e onde desejar.

Lançado em 2011, o NOW foi o precursor entre operadoras de TV paga no Brasil.


Segundo a Claro, que celebrou 15 anos em setembro, são mais de 20 mil títulos disponíveis, além de programas dos principais canais que podem ser assistidos a qualquer hora, incluindo eventos esportivos e conteúdo adulto.

Inclui ainda as atrações do Telecine e da HBO, com milhares de filmes e séries recentes (dublados e legendados) para quem assina esses canais.

O NOW é disponibilizado para os assinantes da NET, Claro TV e Claro Móvel Pós-pago.

Na última semana quem também comemorou mais um ano de existência foi a NET, que completou 27 anos.

Reformulações


Em 12 de janeiro de 2018, a Claro TV remodelou seu design, com acesso ao NOW pelo receptor.

Veja abaixo o comercial que divulga as novidades.

COMPARTILHAR:

Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários