16/12/2025
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Nova promoção da TIM causa dor de cabeça para clientes

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Usuários que migraram para o TIM Pré Top têm recebido cobranças indevidas diariamente.


Clientes da TIM ficaram empolgados com a última promoção lançada pela operadora: TIM Pré Top e correram para participar. No entanto, o que parecia um benefício se tornou uma dor de cabeça, já que um bug na operadora está gerando cobranças indevidas diariamente aos clientes. 


Conforme um cliente que não quis ser identificado, ele contratou o pacote que oferta 4,3GB por R$ 50 mensais, com direito ao uso do Facebook, WhatsApp, Twitter e Messenger à vontade, sem descontar da franquia, e SMS e ligações ilimitadas para qualquer operadora.


No primeiro dia, o valor foi descontado de maneira correta de seus créditos. No entanto, uma taxa adicional de R$ 42,86 tem sido descontada diariamente.

“Quando ativei, o valor foi descontado certinho, depois de um dia. Agora, todos os dias vem me cobrando R$ 42,86 sem parar. O erro está acontecendo para quem ativa a nova promoção e a prestadora não está conseguindo corrigir esse bug. No regulamento diz que a validade é de 30 dias. Só depois desse prazo é que eu seria cobrado de novo. Não isso que está acontecendo”, desabafou um cliente da operadora.


VIU ISSO?


O usuário nos enviou um print das cobranças que a promoção está fazendo regularmente ao seu número.




Em nota, a TIM pediu desculpas pelo erro. “A TIM pede desculpas pela falha pontual no sistema que impactou uma pequena parcela dos clientes que fizeram a migração para o plano pré-pago TIM Pré TOP. A operadora está tomando as providências necessárias para que não haja prejuízo para os usuários afetados.”

Huawei se mostra positiva em relação ao futuro da fibra ótica

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Durante o evento F4 Summit, Huawei e outros representantes da indústria, apresentaram suas visões sobre o futuro da fibra ótica no Brasil.


Na sexta-feira (12) rolou em São Paulo um evento promovido pela Huawei intitulado F4 SummitA iniciativa reuniu diversas empresas de tecnologia para discutir os rumos e desafios da conectividade por fibra óptica em nosso País.

A Huawei, por intermédio do seu presidente para América Latina, Zou Zhilei, se mostrou otimista em relação ao mercado de fira ótica e os benefícios que o desenvolvimento da banda larga podem gerar ao país.  “O mercado brasileiro de TIC está prestes a decolar. É um momento crucial. O Brasil atual é igual a China há 5 anos”, analisou Zhilei.


O desenvolvimento da fibra ótica é essencial para o próximos anos, já que o número de dispositivos conectados crescerá de forma exponencial. A demanda por banda larga via fibra óptica crescerá para viabilizar que mais de 40 bilhões de dispositivos conversem entre si e movimentará até US$ 23 trilhões, aponta a Huawei. 
O impacto direto no PIB também é bem representativo. de acordo com o Banco Mundial, 10% de aumento em investimentos em penetração de banda larga implica em um crescimento de até 1,5% do PIB.

O F4 contou com palestras de vários setores do governo. “O Ministério vem tendo uma interação constante com a Huawei para tornar o ambiente da banda larga cada vez melhor. É importante a discussão promovida pela Huawei nessa iniciativa de reunir o setor. É uma agenda essencial para o Brasil”, declarou Artur Coimbra, Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que apresentou o plano do governo para banda larga no Brasil.

Já Leonardo Euler, presidente da Anatel, mostrou como a regulamentação auxilia no desenvolvimento da tecnologia, enfatizando a importância da infraestrutura. “Todas as possibilidades só existem se houver conectividade. E a conectividade só existe com a infraestrutura de telecomunicação. E a Huawei é uma parceira para isso”, declarou Euler.
Entre as empresas privadas, o evento contou com a participação de executivos da SEMP TCL, Globosat e Turner / Esporte Interativo. Todos eles mostraram que a produção, seja de equipamentos quanto de conteúdo, já está pensando nesta nova era: “Todos os jogos da Copa da Rússia foram em 4K, a 1ª na íntegra neste modelo”, afirmou Lourenço Carvano, Diretor de Tecnologia de Produção de Conteúdo da Globosat.
“Construir uma nova era exige a participação de todos os atores do setor. Devemos todos trabalhar juntos no desenvolvimento do ecossistema e das políticas públicas necessárias para a evolução das práticas de negócios de vídeo, das novas telas e de uma nova banda larga”, resumiu Juelinton Silveira, Diretor de Comunicação e Relações Governamentais da Huawei, da Huawei.
Soluções internas que a Huawei pontua como transformações digitais
Nesta nova era de conectividade, a Huawei oferece soluções que permitem que a Internet realmente esteja em todas as coisas e que IoT (Internet das coisas, em inglês) seja muito mais do que uma sigla na vida das pessoas. Com o poder de 4K/8K, as soluções da empresa permitem, por exemplo, que a interoperabilidade entre telas seja real e sem latência. O filme que se vê em um celular poderá passar a ser transmitido pela TV – sem esperas, sem “loading”.

Outras tecnologias da Huawei permitem que a qualidade da internet dentro das casas também fique melhor. Com o Premium Home Broadband, é possível eliminar os efeitos da latência conforme a distância do modem Wi-Fi, proporcionando uma experiência verdadeiramente inteligente.



Com o Better Operation Experience, as fornecedoras de internet poderão saber a qualidade do sinal em todos os pontos e resolver problemas de forma muito mais rápida e assertiva, não somente com a fibra, mas também com o Wi-Fi.

As operadoras também podem utilizar os serviços de BI e Big Data da Huawei. Com dados do IBGE e monitoramento do uso de banda, a Huawei pode indicar para operadoras quais são as necessidades específicas de cada região de cada cidade, com a possibilidade de identificar quais serviços são mais necessários e, consequentemente, tem maior potencial de receitas.

VIU ISSO?


Para os governos, a conectividade e a capacidade de processamento de dados da Huawei traz a possibilidade de cidades seguras e inteligentes com a Safe City V100R003, que tem dez módulos. Em Shenzhen, sede da Huawei, as soluções foram capazes de reduzir a criminalidade em 25% no último ano. Um projeto-piloto análogo foi demonstrado em Campinas no dia 13 de dezembro.

SKY será parceira do Rock in Rio 2019

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Pela quinta edição consecutiva, a SKY será media partner do Rock in Rio.


Presente nas quatro últimas edições no Brasil, a SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do País é mais uma vez media partner do b. A Operadora já havia sido parceira das últimas quatro edições do Rock in Rio no Brasil.


Por enquanto a SKY não revela quais atrações está preparando para o Rock in Rio 209, porém em comunicado a companhia destaca que suas participações no evento sempre foram diferenciadas. 


Na edição de 2017, a SKY levou o espírito da Rota 66 para a Cidade do Rock, com uma estrutura que remetia às gas stations americanas e aos ritmos encontrados por toda a estrada. Na edição de 2015, firmou parceria com a Fender, uma das maiores fabricantes de guitarras do mundo, e montou uma fábrica de guitarras, onde John Cruz e Paul Waller, profissionais responsáveis pela criação e manufatura de Fenders feitas sob medida, mostraram seu trabalho pela primeira vez no Brasil.

Já em 2013, quando trouxe o conceito Marcados pelo Rock, teve como atração principal Ami James, tatuador do NY Ink, que marcou a pele de personalidades como Caio Castro, Thaila Ayala, Di Ferrero, Marcos Mion, entre outros. Em 2011, primeiro ano da parceria, a ideia da ação foi perpetuar o Rock para as próximas gerações, garantindo vida longa ao Rock n’Roll. Durante o festival, a SKY montou um altar roqueiro em seu estande. Nele, os casais podiam se “casar” com a bênção de um padre metaleiro e com a trilha de um guitarrista.”


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“Estaremos mais uma vez na maior celebração da música brasileira e mundial em nosso País. E a SKY, como especialista em entretenimento dentro e fora de casa, vai levar muitas novidades para a Cidade do Rock e animar ainda mais o público que acompanha o festival”, afirma Alex Rocco, diretor de Marketing da SKY.

Moisés Queiroz Moreira é nomeado conselheiro da Anatel

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Posse será nesta quinta feira (20). O mandato se encerra no dia 4 de novembro de 2023.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou em seu site que Moisés Queiroz Moreira  foi nomeado pelo presidente da República como  membro do Conselho Diretor da agência reguladora. O mandato vai até o dia 4 de novembro de 2023.

A cerimônia de posse de Moisés Queiroz Moreira, que ocupará a vaga deixada por Juarez Quadros, será realizada nesta quinta-feira (20) às 15 horas, no Espaço Cultural Renato Guerreiro (Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Bloco C – Brasília/DF). 

Moisés Queiroz Moreira ocupava o cargo de secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após ser assessor especial do ministro (de 2017 a 2018) e chefe da Assessoria Parlamentar (de 2016 a 2017). No Governo Federal, ele também exerceu a função de assessor especial do ministro das Cidades (de 2015 a 2016). 

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Anteriormente, Moreira coordenou atividades de assessoramento técnico na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP), foi assessor na Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, também, chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde do município de São Paulo.

Samsung e LG devem lançar smartphones 5G durante a MWC 2019

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Rumores apontam que as duas gigantes asiáticas colocarão smartphones 5G no mercado em março de 2019.


A edição 2019 da MWC, maior evento relacionado à mobilidade, deve ser um dos mais importantes dos últimos anos, já que finalmente veremos os principais fabricantes do mercado revelando suas apostas de smartphones com 5G


Embora a chinesa Xiaomi tenha “queimado a largada”, com o anúncio do primeiro modelo compatível com a quinta geração de conexão móvel, será entre os dias 25 e 28 de fevereiro em Barcelona, durante a MWC 2019 que veremos os primeiros aparelhos de outros gigantes, como Samsung e LG. Essa é a previsão do jornal Korea Herald.

Enquanto o anúncio dos aparelhos estaria marcado pra fevereiro sua chegada ao mercado viria logo no mês seguinte, em março. No lado da Samsung a expectativa é que uma variante do Galaxy S10 seja equipada com o modem Snapdragon X50, que garante compatibilidade com 5G. Já com a LG seu primeiro smarphone 5G deve ser o sucessor do LG G7. 


VIU ISSO?

A LG tinha a meta de ser a primeira a anunciar um smartphone compatível com 5G, porém a chinesa Xiaomi passou na frente. No caso do aparelho da Xiaomi, um versão especial do Mi Mix 3, revelada no início do mês, ele estará no mercado no primeiro trimestre de 2019. 

Congresso aprova: R$ 342 milhões serão direcionados para Telebras

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Dinheiro será utilizado para melhorias na infraestrutura e lançamento de satélite.




Com base em projetos de crédito orçamentário aprovado pelo Congresso Nacional. Por meio do do PLN 43/18, o Congresso direcionou R$ 240,8 milhões para nove empresas estatais. 


O maior montante (R$ 200 milhões) irá para a Telebras, que usará para implantar a infraestrutura da rede nacional de banda larga, dentro da meta de atingir até o final do ano um total de 34 mil km e também para a compra de um satélite de posição orbital e conclusão dos centros de operações especiais de Brasília e do Rio de Janeiro.



A Telebras contará ainda com mais R$ 142 milhões (PLN 35/18) para o desenvolvimento e lançamento do satélite geoestacionário de defesa e R$ 58 milhões para implementação da infraestrutura para a prestação de serviços de comunicação de dados em nível nacional.

Cláudio Tedeschi é o novo presidente da Sercomtel

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Empresário traz para a operadora propostas elaboradas a partir do diálogo com acionistas e Anatel.



A Sercomtel tem um novo presidente: Cláudio Tedeschi. A cerimônia de posse foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), conforme o jornal Folha de Londrina.


O empresário traz para a operadora propostas elaboradas a partir do diálogo com os acionistas majoritários, prefeitura e Copel, além de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


O novo presidente terá um grande desafio pela frente para tornar o futuro da operadora palpável já que a Anatel ameaça cassar as licenças da Sercomtel, caso a empresa não consiga sair das dificuldades financeiras.

As primeiras propostas já serão debatidas com os diretores e gerentes da Sercomtel em reuniões que começam na tarde de hoje.

Tedeschi é engenheiro civil diplomado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com 42 anos de experiência na área. 
Ele foi presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná); presidente da Codel (Companhia de Desenvolvimento de Londrina); presidente da Adatec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Londrina); presidente do Fórum Desenvolve Londrina; presidente da CMTU (Companhia Municipal de Transportes Urbanos de Londrina) e presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) até a semana passada. 

Uma das principais características do empresário é a capacidade de articulação com membros do governo estadual e do poder legislativo.

No início do mês, o grupo de investidores 10 de Dezembro protocolou uma proposta de aporte de R$ 120 milhões na Sercomtel como expansão de capital, sem adquirir as ações já existentes.

Se os atuais sócios aceitarem o investimento e não o acompanharem, perdem o controle acionário e a empresa de telecomunicações passa a ser uma companhia privada. A operadora ainda não informou se aceitará ou não o aporte.

Vivo cria Centro de Treinamento de Bots para aperfeiçoar Aura

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Centro foi criado para fornecer insumos para melhorar o desempenho da assistente virtual da operadora.


A Vivo anunciou a inauguração do seu Centro de Treinamento de Bots, uma iniciativa inédita no mercado de telecomunicações. O objetivo do novo setor é aperfeiçoar a qualidade do atendimento feito pela Aura, inteligência artificial da Vivo.


A Aura atende a mais de 1,5 milhão de clientes por mês e a operadora quer que ela responda os questionamentos dos clientes cada vez com mais assertividade.


Desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano, a Aura já registrou mais de 17 milhões de interações com clientes da Vivo, com retenção superior a 80%.

Cada vez que um cliente faz uma pergunta, a Aura verifica em sua base de conhecimento a melhor resposta para aquele questionamento. 

O Centro de Treinamento de Bots foi criado para analisar se a Aura entende corretamente as dúvidas dos clientes e, em caso negativo, gerar os insumos para correção e treinamento do bot, para que ela acerte nas próximas vezes.

O time do Centro de Treinamento de Bots também avalia se a resposta da Aura realmente esclarece a pergunta do cliente, para, assim, garantir a melhoria contínua da experiência dos usuários com a inteligência artificial.

O Centro de Treinamento de bots é uma nova área do call center da operadora, em Curitiba (PR) e sua equipe é composta por atendentes que possuíam os melhores resultados no atendimento ao cliente, identificados através de um rigoroso processo seletivo. 

Ao todo, 14 atendentes do call center foram escolhidos para desempenhar a nova ocupação de treinar a Aura. Em 2019, a empresa prevê ampliar este número para 20 avaliadores.

Segundo a Vivo, o trabalho do Centro de Treinamento de bots baseia-se em três tipos de ação: Diagnosticar, Aferir e Agir. 

As ações de diagnóstico consistem nas análises de todas as interações do cliente com a Aura, em todos os canais de contato onde ela está presente atualmente, como aplicativos e site. 

Para a análise, são utilizadas diferentes ferramentas, como leitura e escuta das interações da Aura com os clientes e respostas dos usuários à pesquisa de satisfação.
Para garantir que o conteúdo produzido está gerando valor e solução rápida para as necessidades de atendimento dos clientes, esses especialistas avaliam a usabilidade, o fluxo de navegação, pensam na melhor forma de distribuir as informações e assegurar que os links estejam direcionando o cliente para a ação que deseja realizar.

“O trabalho desempenhado pelo time do Centro de Treinamento de Bots é muito analítico, pois é necessário identificar em que o bot está errando e entender como é possível melhorar. Estamos muito orgulhosos pela criação do Centro de Treinamento de Bots, não apenas por representar mais um passo para melhorar a experiência dos nossos clientes, mas também por proporcionar novas oportunidades para a carreira de nossos colaboradores”, afirma o vice-presidente de Experiência do Cliente da Vivo, Fabio Avellar.

Polêmica


Na última quinta-feira (13), uma apresentação da Aura causou um fuzuê na internet, com direito a hashtag #BoicoteVivo, ao fazer uma brincadeira com o Palmeiras.

Quando um funcionário perguntou à assistente virtual “Quantos títulos brasileiros têm o Palmeiras?”, a resposta foi: “desculpe, eu não consigo te responder. Há casos em que a matemática não parece fazer sentido.”

Os palmeirenses se sentiram ofendidos e ameaçaram cancelar serviços da Vivo

Mas já na sexta-feira (14), o CEO da Telefônica Brasil (dona da Vivo), Eduardo Navarro, e o COO da companhia, Christian Gebara, enviaram ao presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, uma carta com pedido de desculpas.

Confira a carta na íntegra:

Caro presidente Maurício Precivalle Galiotte,

A Vivo pede desculpas à Sociedade Esportiva Palmeiras e aos torcedores que se sentiram ofendidos pelo vídeo que circulou ontem nas redes sociais. O conteúdo em questão foi retirado de uma apresentação interna, feita por um funcionário. Ele foi reproduzido fora de seu contexto e não representa a opinião da Vivo.

A empresa reitera seu respeito pela instituição e parabeniza os seus milhões de torcedores em todo o mundo pela campanha vitoriosa que levou o clube ao decacampeonato brasileiro em 2018.

Com elevada consideração,

Eduardo Navarro, CEO da Telefônica Brasil
Christian Gebara, COO da Telefônica Brasil

França rejeita Huawei e 20 países devem aderir ao boicote

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Gigante chinesa enfrenta crise sem precedentes após suspeita de espionagem.


A lista de países que anunciaram boicote a Huawei está aumentando a cada dia. A França informou recentemente que não pretende comprar equipamentos da companhia para implantar o 5G. 


Com a nova adesão, já são seis países que estão impondo restrições a Huawei. Na semana passada, as três maiores empresas de telecomunicações do Japão disseram que não irão negociar com a fabricante chinesa e nem com a ZTE.


No final do mês passado, a agência de inteligência da Nova Zelândia rejeitou o primeiro pedido da indústria de telecomunicações do país para usar equipamentos 5G fornecidos pela Huawei Tecnologies. 

O boicote à Huawei se deu diante da suspeita sobre a segurança dos equipamentos fornecidos pela empresa chinesa.

Em breve, o número de países barrando a Huawei pode ir a quase duas dezenas, já que a Deutscke Telekom indicou que pode se unir a esse movimento. 

Além de ser a matriz da norte-americana T-Mobile, a alemã possui outras subsidiárias presentes em 11 países além dos Estados Unidos.

A Deutscke Telekom também aguarda análise sobre sua oferta de US$ 26 bilhões para comprar a Sprint.

Evitar comprar equipamentos da Huawei pode ser usado como moeda de troca para que as autoridades norte-americanas aprovem o negócio, conforme informações da Reuters.


VIU ISSO?


O posicionamento da Deutscke Telekom não é consenso na Alemanha, onde outras empresas de telecomunicação já negociam com fornecedores chineses à medida que elaboram suas propostas para participar do leilão do 5G no início de 2019 no país.

Para analistas, as operadoras alemãs enfrentariam uma tarefa bastante árdua caso quisessem boicotar a chinesa, já que dependem muito da Huawei.

Como o boicote começou?


Os Estados Unidos levantaram sérias dúvidas sobre a segurança dos aparelhos da Huawei e apontam que os laços da empresa com o Governo chinês podem ser usados para haver espionagem cibernética. 

O Governo norte-americano impediu que aparelhos da chinesa fossem comprados e iniciou uma onda de boicote pelo mundo.

Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão compunham a lista até a francesa Orange anunciar que vai recorrer a rivais da Huawei. 

O caso dos britânicos é curioso, já que a Huawei abriu um laboratório de pesquisa na região para que as autoridades pudessem inspecionar aparelhos e códigos em busca de algum indicativo de que favorecessem algum monitoramento por parte do governo chinês.

Os norte-americanos também acusam a chinesa de ter furado o embargo imposto ao Irã e ter vendido ao país aparelhos que continham propriedade intelectual de companhias dos EUA.

A diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, chegou a ser presa à pedido dos Estados Unidos, mas foi solta na semana passada após pagar fiança milionária. 

Consumidores podem fazer portabilidade para a Oi por SMS

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Ao mudar de operadora por meio da portabilidade, o usuário mantém o número atual sem pagar nada mais por isso.


A Oi facilitou ainda mais a vida de quem deseja realizar a portabilidade para a operadora. Agora é possível levar qualquer número para o pré-pago da Oi com apenas uma mensagem de SMS


Ao mudar de operadora, o consumidor mantém o seu número atual e não paga nada por isso.


Veja um passo a passo de como mudar para a Oi via SMS.

1º PASSO

Compre e ative um chip da Oi. Depois, envie um SMS para 27531 do seu Oi com a palavra “PORTAR” com o DDD e número que você quer migrar.

2º PASSO

Você vai receber um SMS no número que você quer trazer pra Oi com um código de verificação.

3º PASSO

Envie mais um SMS para 27531 do seu chip da Oi com o código recebido no outro número e aguarde a mensagem de confirmação.

4º PASSO

Depois, você vai receber a confirmação com a data e hora em que a portabilidade do seu Pré da Oi será realizada.


VIU ISSO?


Como ativar o seu chip


Para ativar o seu chip é muito simples. Basta inserir o chip da Oi em um aparelho e ligar para o número 1057.

Digite 2 para cadastrar o chip e receber conteúdo promocional. Se quiser apenas cadastrar, digite 3.

Digite o CPF do titular da linha e escolha qual será a oferta do seu Pré da Oi.

Em até 24 horas, faça a primeira ligação no seu Pré da Oi para ativar a linha.

Benefícios


O Pré da Oi oferece alguns benefícios e diferenciais. Um deles é a liberdade que o cliente tem de trocar minutos por internet e internet por minutos hora que quiser por meio do aplicativo Minha Oi.

Em recargas a partir de R$ 20, o cliente ganha até 1GB de bônus. 

A Oi oferece três planos pré-pagos que vão de R$ 10 a R$ 30 e oferta de 500MB a 4GB. Em todos os planos, o WhatsApp e o Messenger são ilimitados.

A oferta de melhor custo/benefício é a de 4GB por R$ 30, que conta ainda com minutos ilimitados e 900 SMS para qualquer operadora do Brasil.