27/04/2024

Covid-19 está reduzindo desempenho da internet mundial

Média de velocidade de download global caiu nas últimas semanas. Saiba como está a situação no Brasil.

Segundo medições realizadas pela empresa Ookla, por meio da ferramenta SpeedTest, a pandemia do Covid-19 está diminuindo o desempenho e a qualidade da internet móvel e da banda larga fixa mundial.

Na média global, a velocidade de download em conexões móveis está diminuindo desde janeiro, quando registrava 32,03 Mbps. Em fevereiro, ela caiu para 31,61 Mpbs e em março para 30,47 Mbps.

Já a banda larga fixa, era de 74,32 Mpbs em janeiro, subiu para 75,39 Mpbs em fevereiro, e caiu para 74,64 Mpbs em março.

A degradação da velocidade da internet das últimas semanas é um reflexo do aumento do tráfego online em países afetados pelo novo coronavírus, fazendo com que as pessoas tenham que trabalhar em casa e consumir mais serviços de entretenimento doméstico, como plataformas de vídeos sob demanda.

VIU ISSO?

–> Redução de qualidade no streaming já surte efeito

–> Abrint é contra a anistia para usuários inadimplentes

–> Quarentena aumenta número de reclamações sobre internet fixa

Entretanto, no Brasil, a velocidade média no país tem se mantido estável na internet móvel e apresentou um ligeiro crescimento na banda larga fixa.

Em janeiro, a conexão móvel tinha velocidade de download média de 24,52 Mpbs. Em fevereiro ela apresentou uma queda para 24,20 Mpbs e em março subiu levemente para 24,21 Mbps.

Já a banda larga fixa tem mantido a tendência de crescimento dos últimos meses, subindo de 49,96 Mpbs em janeiro, para 52,57 Mpbs em fevereiro e 53,31 Mbps em março.

Em 20 de março, as operadoras brasileiras se comprometeram com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de manter o Brasil conectado durante a pandemia da Covid-19. As operadoras têm mantido plantões para continuar instalando e fazendo a manutenção das redes.

As empresas também têm solicitado junto aos serviços de OTT, como Netflix e Youtube, para que reduzam a qualidade dos vídeos transmitidos via streaming, para reduzir o congestionamento nas redes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários