21/04/2024

Samsung x Apple: quem domina o mercado mundial e do Brasil?

Relatório da plataforma StatCounter mostra a participação de mercado das empresas no Brasil e no mundo em 2023; confira!

De acordo com a StatCounter, plataforma que analisa o market share de diferentes segmentos no mundo, as empresas mantiveram uma participação bem estável no mercado de smartphones durante 2023. As fabricantes Samsung, Motorola e Apple tiveram altos e baixos durante o ano, mas se mantiveram no topo do ranking das empresas que mais vendem celulares no Brasil.

Participação de mercado no Brasil

Em janeiro de 2023, a Samsung começou o ano com 41,57% de participação no mercado, seguida da Motorola, com 20,45% e da Apple, com 18,79%. Durante todo o ano, a empresa oscilou entre 36% e 43%. Embora tenha perdido um pouco do mercado, a sul-coreana terminou o ano mantendo sua liderança com 37,38% em dezembro.

Durante 2023, a Motorola e a Apple mantiveram uma competição acirrada, com exceção do mês de março, quando a dona do iPhone teve uma queda drástica, obtendo apenas 15,67% (menor porcentagem do ano) de participação no mercado, enquanto que sua concorrente cresceu para 22,6%. No restante do ano, as duas empresas mantiveram uma porcentagem similarmente estável. O menor percentual da Motorola foi de 17.82%, registrado em junho.

Entretanto, a Apple terminou 2023 com uma porcentagem mais próxima da Motorola, que perdeu mercado, passando a ter 18,95% de participação, contra 18,46% da fabricante do iPhone.

No ranking aparecem outras empresas, como Xiaomi, LG, ASUS, Realme, Nokia e Infinix, mas com uma menor fatia de mercado. Entre elas, quem se destaca é a Xiaomi, que manteve uma participação bem estável durante 2023, oscilando entre 12,14% e 15,57% de participação de mercado de fornecedores móveis no Brasil.

Compare os gráficos de 2023 e 2022:

Participação no mercado em todo o mundo

Quando trazemos a perspectiva a nível mundial, a Apple terminou 2023 dominando o mercado de fornecedores móveis, embora tenha começado o ano com resultado abaixo da Samsung, que em janeiro tinha 27,38% de participação, contra 26,98% da fabricante norte-americana. Embora tenha sido um começo bastante competitivo, ao longo dos meses, as empresas foram se distanciando uma da outra. Entre janeiro e março, a porcentagem ficou bem próxima, mas depois o cenário foi mudando.

Em abril, enquanto a Samsung teve uma queda no mercado, obtendo 26,5% de participação, a Apple pulou para 30,61%, tendo seu maior pico no mês seguinte (31,44%). No restante do ano, as duas companhias tiveram altos e baixos, mas sempre mantendo seus respectivos postos de líder e vice-líder.

Por fim, a Apple terminou 2023 com 28,8% de participação de mercado de fornecedores móveis, enquanto que a Samsung obteve 24,15%. Mundialmente, a Motorola não aparece no ranking, dando lugar a Xiaomi, responsável por 11,98% dos aparelhos comercializados.

Samsung-Android-x-Apple-iOS-quem-domina-o-mercado-mundial-grafico-3

Desktops x celulares x tablets no Brasil

A plataforma StatCounter também traz dados da participação no mercado de dispositivos no país. Os smartphones e os desktop são os principais e passaram o ano com altos e baixos. Durante todo o ano de 2023, o domínio ficou com os aparelhos celulares, oscilando entre 64,24% e 49,26%. Esse último foi registrado no mês de maio e foi o mais baixo do ano, resultando na perda da liderança para os computadores que chegou a ter 50,16% de participação.

Nos meses que se seguiram, os celulares voltaram e mantiveram sua posição de líder, terminando o ano com 52,25% de participação, contra 47,15% dos desktops. Já os tablets estão em uma cadeia bem mais abaixo, oscilando entre 0,54% e 0,66% de participação no mercado no Brasil.

Mercado de sistemas operacionais

O Android é o sistema operacional mais usado pelos brasileiros, embora tenha perdido seu posto durante alguns meses de 2023. Em janeiro, tinha 45,97% de participação, e terminou o ano com 42,9%. Já o iOS aparece na terceira posição (9,73%), perdendo para o Windows, com 42,54% de participação.

Vale ressaltar que nessa parte do relatório, não são considerados apenas os dispositivos móveis, mas também os computadores. Por isso, a presença do sistema operacional da Microsoft.

Em março de 2023, o Android teve seu maior pico de participação (54,38%), sendo que o menor foi em maio (38,81%), quando perdeu a liderança para o Windows (39,5%). Em outubro e novembro, o sistema operacional da Microsoft assumiu novamente a liderança, mas voltou a vice-liderança em dezembro com poucos % de direção.

Os dados completos sobre outros aspectos do Brasil, assim como de outros países, podem ser encontrados no portal da Statcounter Global Stats.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários