05/04/2024

Samsung perdeu! Apple domina a venda de smartphones no mercado

De acordo com relatório da Omdia, fabricante do iPhone dominou as quatro posições dos aparelhos mais vendidos no 1º semestre deste ano.

O iPhone 14 Pro Max, da Apple, foi o smartphone mais vendido no primeiro semestre deste ano, de acordo com o relatório “Smartphone Model Market Tracker – 2T23” da Omdia. A empresa de Tim Cook ocupou as quatro primeiras posições do ranking. O topo da lista ano passado, com a versão mais básica, foi o iPhone 13.

Dentre o período de janeiro e junho, foram vendidos 26,5 milhões de unidades do iPhone 14 Pro Max. A nível de comparação, em 2022, foram vendidos 21 milhões do iPhone 14 Pro. Segundo o relatório, a Apple é a responsável por todos os quatro modelos mais vendidos: o iPhone 14 fica em terceiro lugar com 16,5 milhões de unidades, e o iPhone 13 vendendo 15,5 milhões de unidades.

A Samsung aparece na quinta posição, com o Galaxy A14, que vendeu 12,4 milhões de unidades, e o Galaxy S23 Ultra em sexto, com 9,6 milhões de unidades vendidas.

Para a consultoria, que acompanha as vendas de diferentes modelos de smartphone, a mudança do iPhone 13 para o 14 Pro Max representa uma mudança nos hábitos de consumo, uma vez que o atual líder é o mais caro da Apple. Ou seja, os consumidores estão optando por modelos mais sofisticados.

Trata-se mais de algo interno, uma vez que, de acordo com a CNBC, os celulares em geral não mudaram tão drasticamente no design nos últimos anos, especialmente a Apple. Ou seja, as pessoas estão optando por maior sofisticação em qualidade de câmaras e chips, por exemplo.

Segundo a Omdia, os consumidores estão buscando mais atualização com os melhores recursos do mercado, especialmente agora, onde o smartphone vai além de um aparelho celular, e se tornou um ferramenta de trabalho.

É esperado que ocorra uma queda na venda de smartphones este ano, 6% ano após ano, para 1,15 bilhão de dispositivos, registrando o pior desempenho em uma década. Entretanto, para a Apple o cenário será diferente, uma vez que a venda dos modelos Pro e Pro Max devem aumentar “devido à sólida procura por modelos premium”, disse Jusy Hong, gestor sênior de investigação da Omdia.

Conforme é possível observar na imagem abaixo, modelos de fabricantes chineses não entraram no top 10 do ranking.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários