26/04/2024

Mesmo com queda, Samsung ainda domina mercado de smartphones

Dados da Counterpoint mostra o desempenho das cinco principais marcas de aparelhos celulares: Apple, Samsung, Xiaomi, Oppo e VIVO.

De acordo com dados da Counterpoint Research, o mercado global de smartphones sofreu uma queda de 8% durante o período de julho a setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. A demanda baixa dos consumidores por grandes marcas, incluindo Apple e Samsung, é o principal fator dessa diminuição nas vendas.

Em comparação ao segundo trimestre, o período em questão apresentou um leve crescimento de 2%, provavelmente impulsionado pelo lançamento da série iPhone 15 no mês passado. A linha é citada pela Counterpoint como um fator que poderia ajudar a reavivar o crescimento nos mercados desenvolvidos, como Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul.

“Após um setembro forte, esperamos que o impulso continue até o final do ano, começando com o impacto total da série iPhone 15”, disse a empresa de pesquisa de mercado.

Os dados apontam o desempenho das cinco principais marcas de smartphones: Apple, Samsung, Xiaomi, Oppo e VIVO, afirmando que a participação de todas caiu para o nível mais baixo em três anos. O levantamento alimenta temores de que a queda contínua do mercado possa prejudicar os próximos resultados de empresas como a Apple, que registrou uma queda de 8% no trimestre, enquanto a Samsung teve queda nas vendas de 13% no período.

Quanto à classificação, a Samsung manteve sua posição como líder global de smartphones, obtendo cerca de 20% das vendas totais no terceiro trimestre, tendo a série Galaxy A como seu principal impulsionador. Em seguida vem a Apple com 16% do mercado, enquanto a Xiaomi completou os três primeiros com 12% de participação. Oppo (10%) e VIVO (8%).

Um destaque no setor vai para a Huawei, que está entre as empresas, como Honor e Transsion Group (Tecno, Infinix, itel), que ganharam participação de mercado no trimestre, driblando as sanções rigorosas dos Estados Unidos e surpreendendo o mercado com o lançamento do smartphone Mate 60 Pro, que usa um avançado chip de fabricação chinesa.

Com o impulso de setembro, os analistas da Counterpoint esperam que o ímpeto continue até o final do ano, começando com o impacto total da série iPhone 15 junto com a chegada da época festiva na Índia, seguido pelo evento de vendas 11.11 na China e terminando com o Promoções de Natal e fim de ano em todas as regiões. No quarto trimestre de 2023, esperam que o mercado interrompa a sua série de quedas anuais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários