26/04/2024

Samsung lidera o mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2023

Apple adota USB-C e Xiaomi mostra crescimento enquanto o mercado enfrenta desafios, mas a Samsung mantém bons números.

No terceiro trimestre de 2023, a Samsung vendeu 58,6 milhões de smartphones, mantendo sua liderança no mercado global. A marca sul-coreana teve uma participação de mercado de 20%, seguida pela Apple (17%) e Xiaomi (14%).

Samsung

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Samsung e a Apple registraram quedas de 9% e 6%, respectivamente. Já a Xiaomi teve um crescimento de 2%, e a Transsion, fabricante chinesa, registrou um crescimento de 40%.

De acordo com Lucas Zhong, analista da Canalys, os resultados apontam que a Samsung mantém sua liderança no mercado de smartphones, impulsionada pelo lançamento dos dispositivos dobráveis Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5. Esses modelos inovadores estão contribuindo para o sucesso da marca. No entanto, à medida que mais opções de smartphones dobráveis chegam ao mercado, a Samsung enfrentará um novo desafio para se manter no topo desse segmento em constante evolução.

Além disso, o analista observa que a Apple tomou uma decisão estratégica ao adotar a porta USB-C nos modelos do iPhone 15. Essa mudança ajudou a empresa a manter um volume de vendas mais robusto do que o esperado. Isso permitiu que a Apple mantivesse sua presença no mercado de smartphones de alto padrão, também conhecido como o segmento sofisticado. A introdução do USB-C parece ter agradado aos consumidores, e essa escolha tecnológica contribuiu para a competitividade da marca no mercado.

O mercado global de smartphones enfrentou uma queda de 1% durante o terceiro trimestre, atingindo um total de 293,4 milhões de unidades vendidas. Esta diminuição nas vendas é amplamente atribuída às incertezas macroeconômicas e geopolíticas que afetaram o cenário global, como destacado em um relatório.

No entanto, as perspectivas de curto prazo não são o único motivo de preocupação. De acordo com Toby Zhu, outro analista da Canalys, o mercado de smartphones deve enfrentar uma desaceleração em seu crescimento a médio e longo prazo. Ele aponta que as incertezas mencionadas anteriormente trouxeram fragilidade à recuperação econômica em andamento e às operações das empresas que atuam neste mercado.

Para evitar problemas causados por estoques excessivos e garantir um crescimento mais estável, a Toby destaca a importância do monitoramento cuidadoso do estoque disponível e da demanda dos consumidores. Isso se torna essencial à medida que o mercado de smartphones enfrenta um ambiente econômico global instável e incerto.

“As incertezas macroeconômicas e geopolíticas globais trouxeram fragilidade à recuperação nascente e às operações do canal. As previsões da Canalys sugerem uma desaceleração do crescimento do mercado de smartphones a médio e longo prazo. O monitoramento meticuloso do giro de estoque e da demanda final é fundamental para evitar turbulência causada por estoques elevados.”

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários