27/04/2024

Android ou iOS: sistema operacional mais usado pelos brasileiros

Segundo um levantamento feito com dados da Statista e Statcounter, a preferência para cada sistema varia significativamente em cada país.

O Brasil é um dos países com as maiores taxas de Android frente ao iOS, sendo que 81% das pessoas usam o sistema operacional do Google, enquanto 8% usam o sistema da Apple. Os dados são de um levantamento realizado pelo CupomValido.com.br, um portal referência em cupons de desconto e que usou como base os dados da Statista e Statcounter.

A Apple e o Google abocanham 99,4% do mercado, dominando juntas quase todo o mercado de celulares do mundo, sendo as duas empresas líderes absolutas no mercado de sistemas operacionais móveis. Entretanto, a preferência para cada sistema varia significativamente em cada país.

Por exemplo, na Índia, o Android é ainda mais super dominante do que no Brasil, tendo a maior taxa do mundo, com mais de 95%, contra 3% do iOS. Na contramão o sistema operacional da Apple domina é predominante em cinco países: Japão (69%), Monaco (65%), Canadá (60%), Estados Unidos (57%) e Reino Unido (51%).

Saiba mais no gráfico abaixo:

Por que os brasileiros utilizam mais Android que iOS?

O levantamento do portal também traz o questionamento do porquê os donos de smartphones usam mais o Android. Sem nenhuma surpresa, os preços praticados pela Apple são um dos principais fatores dessa disparidade, uma vez que a última versão do iPhone, no mercado brasileiro custa quase 75% mais caro que nos Estados Unidos (país com o menor preço no mundo).

No Brasil, os valores do aparelho da empresa norte-americana são importados e estão atrelados ao dólar, que junto com o baixo poder aquisitivo da população, dificulta a doação do iPhone no país. Segundo o estudo, em geral, o Android é predominante em todos os países emergentes.

Além disso, ainda há a ampla disponibilidade do Android em um número maior de fabricantes. Ou seja, enquanto o iOS fica limitado apenas para o iPhone, fabricado pela própria Apple, o sistema operacional do Google está disponível em diversos fabricantes de smartphones, seja com diferentes preços, tamanhos e performance.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários