28/04/2024

Brisanet revela plano de antecipar o planejamento federal para o 5G

Segundo o CEO da empresa, cidades com cronograma para receber o 5G em 2026, poderão ter a tecnologia ativada ainda este ano.

A Brisanet, uma das novas entrantes no setor de telecomunicações que arrematou lotes originais no leilão do 5G, está empenhada em levar conectividade de última geração para as áreas nas quais atua. O CEO da empresa, José Roberto Nogueira, Telecom Summit 2023, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), revelou um plano audacioso.

O executivo revelou que a meta do provedor regional é antecipar o planejamento federal e conectar todas as cidades do Ceará com o seu serviço 5G. Conforme o edital da licitação, a cobertura da tecnologia em todo o país é somente em 2029.

Nogueira contou que já tem cidades com menos de 30 mil habitantes no interior cearense que já estão recebendo antenas capazes de oferecer 5G. “Nosso compromisso de fazer cidades abaixo de 30 mil habitantes é nos anos de 2026, 2027, 2028 e 2029, mas já estamos fazendo. Já tem várias cidades (com torres) construídas. Então, estamos antecipando, e muito. As cidades de 2026 nós estamos trazendo para 2023 já“, explicou.

O executivo ainda revela que ainda neste mês de agosto, 15 cidades do interior do estado terão o sinal do 5G ativado, sendo que até final do ano, serão mais 50 municípios, incluindo cidades da Grande Fortaleza.

Ao ser questionado sobre o quadro de funcionários, ele explicou que ainda não foi necessário fazer novas contratações para a instalação das antenas 5G, pois nesse momento, a tecnologia está sendo implementada pela equipe antes dedicada exclusivamente à expansão da fibra óptica.

“Como a Brisanet construiu fibra óptica na porta de 20 milhões de habitantes nos últimos anos, nós colocamos um freio na fibra e a equipe que estava na expansão da fibra agora está na expansão do 5G”, disse Nogueira lembrando que em 2021 e 2022, a empresa realizou cerca de 400 contratações por mês. Até então, os processos seletivos estão suspensos, mas devem ser tomados em 2024.

Nogueira reforça a Brisanet como concorrente de operadoras, como TIM, Vivo e Claro. “A Brisanet é uma concorrente da Tim, Claro e Vivo, temos o nosso chip, somos uma operadora completa: construímos torres, colocamos rádios. É uma nova operadora de telefonia móvel, mas já nascendo no 5G“, destacou.

Até o momento, dos 184 municípios cearenses, somente três contam com cobertura 5G para 100% dos moradores, considerando todas as operadoras de telefonia. São eles: Eusébio, Fortaleza e Maracanaú. Em comum, todos fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A Brisanet arrematou três lotes regionais de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste) no leilão do 5G da Anatel. A provedora atende 157 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,2 milhão de assinantes com uma infraestrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários