19/04/2024

Para poupar bateria, operadora dos EUA recomenda desligar 5G

Eficiência energética para smartphones era uma das promessas para a rede de nova geração.

Verizon recomenda que usuários desliguem o 5G para economizar bateria

Na manhã deste domingo, 28 de fevereiro, a operadora americana Verizon publicou no Twitter uma recomendação para que usuários mudem a rede do 5G para o LTE (4G), como forma de economizar bateria do celular.

“Você está percebendo que a vida útil da bateria está se esgotando mais rápido do que o normal? Uma maneira de ajudar a conservar a vida útil da bateria é ligar o LTE. Basta ir para Celular> Opções de dados celulares> Voz e dados e tocar em LTE”, disse a mensagem da Verizon.

O tweet foi rapidamente deletado, mas não antes de gerar polêmica.

Tecnicamente, a mensagem da operadora é enganosa, uma vez que os novos celulares 5G mantêm o 4G ativado por padrão (como um backup), caso a rede de nova geração não esteja disponível.

Ou seja, mudar para o 4G é o mesmo que desligar o 5G.

VIU ISSO?

–> Motorola lança novo smartphone 5G no Brasil

–> WhatsApp vai bloquear mensagens de quem não aceitar novas regras

–> Deputado quer obrigar Apple a incluir carregador na caixa de iPhone

Entretanto, a operadora tentou ser cautelosa ao não dizer explicitamente que os usuários devem “desligar o 5G” para poupar energia dos celulares.

A mensagem é estranha, pois a Verizon tem anunciado “novos telefones 5G ultrarrápidos” e, agora, parece afirmar que eles têm problemas com consumo de bateria.

Vale ressaltar que uma das promessas da tecnologia 5G é que ela traria mudanças para oferecer maior eficiência energética para dispositivos móveis.

Ao que parece, isso pode ficar na promessa.

No ano passado, por exemplo, o CEO da chinesa Redmi, Lu Weibing, admitiu que as redes de quinta geração consomem 20% mais bateria dos smartphones do que o 4G.

Com informações de The Verge e Mashable.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários