21/04/2024

Nokia testa com sucesso solução Cloud RAN em rede comercial 5G

Segundo a empresa, no teste, a unidade distribuída virtualizada atendeu células de rádio a uma distância de mais de 15 quilômetros.

Nesta segunda-feira (22), a Nokia anunciou que testou com sucesso sua solução cloud RAN na rede comercial 5G do A1 Group. O experimento foi realizado em Sofia, na Bulgária, onde fizeram uma ligação de dados da quinta geração da rede de ponta a ponta, utilizando a solução da marca, bem como seus servidores AirFrame.

De acordo com a Nokia, o A1 Group está testando os recursos da tecnologia Cloud RAN para avaliar o valor da transformação para a nuvem. Um dispositivo comercial 3GPP padrão 5G SA foi usado durante o teste. “Este teste demonstrou o progresso que foi feito em direção à viabilidade comercial de implantações de Cloud RAN em larga escala”, afirma a Nokia, em nota.

“A A1BG e a Nokia executaram com sucesso o teste, integrando a solução Cloud RAN da Nokia com as redes de transporte e Packet Core da A1BG. Comprovamos a maturidade da solução, incluindo soluções de edge data center e orquestração em nuvem, fornecidas pela Nokia, afirmou Todor Tashev, diretor sênior da A1BG.

O experimento demonstrou o progresso que foi feito em direção à viabilidade comercial de implantações de Cloud RAN em larga escala. No teste, o Nokia Cloud RAN vDU (unidade distribuída virtualizada) atendeu células de rádio a uma distância de mais de 15 km. Um conjunto de ferramentas de automação de implementação em nuvem da fabricante finlandesa aumentou a eficiência operacional do sistema.

De forma geral, o Cloud RAN é uma solução que visa a aumentar o potencial da infraestrutura de nuvem por meio de conectividade 5G em tempo real, trazendo agilidade, flexibilidade e abertura para operadoras e empresas em colaboração com o ecossistema mais amplo do setor, de acordo com a Nokia.

A tecnologia pode fornecer tecnologias e serviços inovadores que ajudam a estabelecer novos modelos de negócios e receitas. A solução Cloud RAN da Nokia oferece consistência de desempenho de recursos com RAN criada especificamente, incluindo continuidade contínua e o mesmo alto desempenho de nível de operadora.

Alexander Kuchar, Diretor de Tecnologia e Evolução de Negócios, A1 Group, explica que o teste é um marco importante, pois continua o cumprimento da estratégia de oferecer os melhores serviços 5G da categoria aos assinantes da empresa.

Cloud RAN e interfaces abertas são drivers para construir e entregar gerações futuras de redes baseadas em nuvem e serviços de ponta. Ele introduz flexibilidade na arquitetura de nossa infraestrutura e modelo operacional relacionado e nos ajuda a oferecer inovação e os benefícios da digitalização para nossos clientes”, afirma.

Recentemente, a empresa anunciou o lançamento da plataforma anyRAN para ajudar operadoras móveis e empresas a ampliar suas opções de construção e evolução de suas redes de acesso via rádio. A abordagem da Nokia oferece suporte à integração, coexistência e evolução contínuas do Cloud RAN com redes específicas desenvolvidas pela baseband Nokia AirScale em todos os ambientes de rede.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários