24/04/2024

Telecom Italia vê seu lucro operacional cair em 10% em 2022

Dívida financeira líquida situou-se em 25,4 bilhões de euros em 31 de dezembro, 3,2 bilhões de euros a mais que no ano anterior.

Nesta terça-feira (14), a Telecom Italia, dona da TIM Brasil, divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022, e afirmou que o seu lucro operacional caiu, mas foi um pouco menor do esperado no ano passado. Os motivos foram os custos mais baixos e alguns sinais de melhora em seus negócios domésticos no período em questão, que voltaram a crescer este ano, após seis anos.

Segundo a empresa, o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), incluindo custos de aluguel, caiu 10,6%, para 5 bilhões de euros, nos 12 meses até 31 de dezembro. Se trata de uma redução entre 11% e 15% almejada pela Telecom Itália, além da previsão média de analistas que era de 4,988 bilhões de euros.

De acordo com o portal Reuters, a empresa italiana vê o lucro principal voltando acresce este ano em uma porcentagem de “um dígito médio”. Ao definir novas metas financeiras, o grupo confirma sua estratégia centrada em uma reorganização em várias unidades para vender ativos e cortar sua pilha de dívidas.

“Graças aos resultados melhores do que o esperado registrados em 2022, o plano prevê uma maior aceleração no nível do grupo”, afirmou em comunicado, prevendo um crescimento “baixo de um dígito” em 2023 nas receitas de serviços do grupo.

A dívida financeira líquida situou-se em 25,4 bilhões de euros em 31 de dezembro, 3,2 bilhões de euros a mais que no ano anterior. Dessa forma, a Telecom Italia precisa tomar medidas pontuais, como a venda de ativos, para reduzir sua dívida, renovar seus negócios e retomar o pagamento de dividendos, disse Pietro Labriola, seu presidente-executivo da companhia.

A empresa de investimentos norte-americana KKR, que já é um investidor minoritário na rede de telefonia fixa da TIM, ofereceu uma oferta não vinculativa que compreende a rede fixa da TIM e a unidade de cabo submarino Sparkle, mas a Telecom Italia não comentou o caso.

Está marcado para o dia 24 de fevereiro uma reunião com o conselho para discutir a proposta. Labriola enfatizou que a TIM avaliaria quaisquer propostas alternativas que surgissem para a rede, acrescentando que espera que as discussões dentro do conselho sobre o destino da rede continuem além do final da próxima semana.

FonteReuters
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários