27/04/2024

Reclamações com serviços de telecomunicações caíram em 2022

Ações como o projeto "Não Me Pertube" ajudaram na queda do registro de reclamações de vários setores de telecomunicações.

Segundo dados da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, reunidos pelo Conexis – Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal, as reclamações dos consumidores com as empresas de telefonia têm caído nos últimos meses. Os comparativos são com dados de 2022 e 2023.

Atendente de telemarketing

Em agosto teve uma queda de 18% quando comparado ao mesmo mês durante 2021. Durante esse mês, em 2022, foram registradas 147.881 queixas de usuários de serviços de telecomunicações. Isso resulta em 32.370 a menos das que foram registradas ano passado. 

Segundo Marcos Ferrari, o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, as reclamações estão diminuindo em grande volume há mais de um ano. 

“As reclamações estão em queda de forma consistente há um ano e meio. Conseguimos manter as reduções mesmo diante do aumento do número de acessos e da ampliação da nossa base de clientes, com cada vez mais pessoas usando os serviços de telecomunicações”, afirmou. 

Quais serviços tiveram queda nas reclamações durante esse período?

Segundo a Conexis todos os serviços tiveram queda de reclamações. Mas o principal foi o serviço de TV por assinatura, a redução foi e 21,3%. Em agosto de 2021 foram 12.202 e em 2022 9.601. 

Em relação aos assuntos, a maior taxa de diminuição foi relacionada à cobrança: 25%. E logo depois, queixas sobre cancelamentos de serviços, que reduziu em 24%. 

Qual o motivo das reclamações terem diminuído? 

A Conexis atribui essa diminuição de reclamação aos processos de cobrança que se tornaram mais simples, isso ajudou a autorregular o setor. Além disso, houve também a implantação da automação de processos relacionados ao faturamento, como emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento. 

A instituição cita também a criação do “Não Me Pertube”, que permite bloquear chamadas de telemarketing ativo, que são aquelas de vendas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários