13/06/2024

Anatel promove workshop sobre o Wi-Fi 6

Wi-Fi 6 é a mais recente tecnologia sobre internet fixa sem fio. Anatel pretende abordar os benefícios do uso dessa rede.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, anunciou que na próxima terça-feira, 27, realizará o workshop virtual “Wi-Fi 6: possibilidades de negócio e soluções tecnológicas”. O evento será aberto transmitido pela plataforma Teams. 

Wi-Fi 6

O evento será realizado com dois painéis: o primeiro vai começar às 10H, que vai abordar os “Novos usos do espectro: oportunidades e inovação no ambiente de negócios”; e o segundo, que vai começar às 14H, vai abordar “Os desafios e as soluções para uma alocação dinâmica do espectro”. 

O crescimento do Wi-Fi 6

A tecnologia de internet sem fio tem como padrão mais recente o Wi-Fi 6. Segundo a Anatel, o protocolo evolui as especificações que foram feitas anteriormente, o que permite velocidades, escala e flexibilidade superior, adaptando-se à nova demanda de conexão que veio por causa da massificação da Internet das Coisas e de aplicação intensiva em dados (realidades aumentadas e virtuais ou transmissão em 4K e 8K). 

A Agência pretende com esse workshop fomentar o ecossistema nascente de aplicações que trazem inovações baseadas no uso não licenciado da faixa 6 GHz, através da apresentação de novos modelos de negócio feitos pelas referências do mercado. 

O workshop vai contar também com a participação dos responsáveis pelo desenvolvimento de soluções em tecnologia como a Automated Frequency Allocation (AFC) – Automação de Frequência Automatizada, que vão habilitar esses usos através de uma alocação dinâmica do espectro plena e funcional. 

A AFC é um sistema computacional que permite a coordenação dinâmica do espectro entre emissores licenciados e não licenciados na mesma frequência. Com essa alocação de espectro, a tecnologia permite o uso de aplicações não licenciadas outdoor, transmitindo nessas bandas, sem que haja prejuízo para os serviços licenciados. 

Quando surgiu a tecnologia 

A rede Wi-Fi 6 é o padrão de internet sem fio mais recente do mercado. Ela existe desde setembro de 2019 e representa grandes avanços para a internet banda larga fixa sem fio, se comparada ao Wi-Fi 5. No comparativo, a tecnologia mais nova vence na velocidade e na entrega de tráfego.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários