28/04/2024

Claro investe em energia limpa e adota práticas sustentáveis

Claro anunciou seus investimentos e práticas adotadas para ter um dia a dia mais sustentável e falou dos seus projetos de energia limpa.

A Claro está finalizando a construção de mais de 30 usinas de geração de energia. A meta é que em 2023 tenham 103 plantas funcionando produzindo energia sustentável. A notícia foi dada pelo Diretor de Infraestrutura da Claro, Hamilton Silva, durante o evento INOVAtic Nordeste, nesta sexta-feira, 23.. 

Claro

Ele afirmou que o projeto começou em 2016 e nem se falava nesse tipo de investimento na época. Hoje a Claro é um player relevante em geração de energia e uma empresa respeitada pela Aneel, Agência Nacional de Energia. 

Produção de energia limpa e renovável

A Claro conta com 50 usinas solares, 15 eólicas, 6 micro ou mini-hidrelétricas e 2 usinas de biogás. Segundo Hamilton, a operadora é mais sustentável com essas ações, com isso deixa de emitir por volta de 254 mil toneladas de dióxido de carbono. A próxima meta é que em 2024 o número dobre e sejam 540 mil toneladas de carbono não emitidos. 

Essas usinas são conduzidas pela Claro, mas sempre com algum parceiro. Algumas dessas empresas parceiras nos projetos de energia sustentável são a Engie, RZK, Greenyellow e outras.

Além da energia sustentável da Claro 

A empresa tem investido na geração de energia limpa, para reduzir a emissão de CO2, mas também tem investido em carros elétricos e tem técnicos equipados com bicicletas para evitar o consumo de combustíveis fósseis, considerados sujos.

Os carros elétricos ainda são caros, afirmou Hamilton, e a energia para abastecê-los ainda pode ser suja, ao contrário dos esforços citados anteriormente. Por isso eles ainda têm estudado a melhor forma de garantir um bom combustível para esse modelo de carro.

“Então estamos nos preparando antes com fontes de energia limpa para garantir que os carros, quando vierem para os técnicos, usem essa energia limpa”, afirmou. 

Já sobre as bicicletas, a iniciativa é que sejam distribuídas 72 para os técnicos. Os modelos são elétricos, usados apenas para distâncias curtas. Com isso a empresa conseguiu dispensar 55 carros da frota, em 12 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. 

Mais iniciativa de sustentabilidade 

Além da energia limpa e do transporte sustentável, a Claro tem buscado reduzir o consumo de diesel dos caminhões e caminhonetes que fazem o transporte de equipamentos entre os centros de distribuição. A empresa notou que dá para diminuir o consumo desses combustíveis instalando oficinas de manutenção dos veículos dentro de cada galpão. 

Com essa iniciativa a Claro conseguiu diminuir por volta de 420 mil litros de consumo anual de diesel, um combustível fóssil e nada sustentável.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários