22/04/2024

Claro, Embratel e Ericsson se juntam para testar 5G em fábrica da Nestlé

União das empresas Claro, Embratel, Ericsson e Nestlé serve para mostrar como a internet 5G será útil para a indústria.

A Nestlé concluiu a primeira etapa da implantação do 5G SA na sua fábrica que fica em Caçapava, SP. Essa implementação é resultado da parceria que fez com a Claro, Embratel e Ericsson. A rede foi habilitada pela Embratel, com o 5G da Claro com a tecnologia privativa 5 G da Ericsson (Private 5G). 

Nestlé

Essa rede vai gerar uma conexão segura de 4G e 5G, de alta velocidade que deve impulsionar a transformação digital no ambiente industrial da Nestlé. 

Segundo comunicado enviado à imprensa, essa é a primeira vez que a tecnologia de última geração está sendo implementada na Indústria 4.0 na América Latina e em uma fábrica da Nestlé no mundo. Fazendo a utilização da arquitetura de rede 100% on premises, que trabalha totalmente separado da rede móvel pública. 

Como o funciona o projeto da Nestlé, Claro, Embratel e Ericsson 

Segundo Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, a operação da empresa será referência onde poderá usar de todos os benefícios que o 5G pode agregar para a Indústria 4.0. Confira a fala completa dele:

“A operação nacional da Nestlé será referência em um projeto inédito no qual poderá usufruir, na prática, dos benefícios do 5G para a indústria 4.0. Com nossos parceiros, que acreditaram desde o início neste projeto pioneiro, proporcionaremos maior otimização à operação, de forma a alcançar importantes índices de produtividade e eficiência para a indústria. Esse é mais um passo na jornada de inovação e transformação digital realizado pela Nestlé no País, em especial em nossa fábrica de Caçapava, conhecida por desenvolver as novas tecnologias que são, posteriormente, implementadas em outras unidades industriais da empresa.”

Gustavo Moura, gerente do Programa de Transformação Digital para Operações da Nestlé Brasil, também comentou sobre o projeto. Disse que os diferenciais do 5G dão à indústria alta transferência de dados e alatência faz muita diferença. Veja o que ele afirmou:

“Entre os diferenciais que a tecnologia 5G proporciona ao ambiente industrial destacam-se a alta taxa de transferência de dados, a latência, que no nosso caso faz muita diferença porque os dados serão transferidos dentro da rede até 25 vezes mais rápido que no 4G, e a ampla quantidade de dispositivos que podem ser conectados em uma mesma rede. Essas características proporcionam uma nova realidade à indústria que vai mudar e simplificar o ambiente físico da fábrica. Todos os parceiros envolvidos estão aprendendo num nível de profundidade maior porque começamos a atuar do zero, onde tudo é novo. Em um futuro próximo, teremos a experiência única de já saber como fazer.”

A Nestlé tem investido em robôs, automação e realidade aumentada. Isso impacta na produtividade, eficiência e aproveitamento de pessoas, o que leva a atingir ganhos importantes através da transformação digital. 

Segundo a empresa, essa tecnologia permite a realização de treinamentos para implementação de maquinário novo, receber novas orientações sobre ajustes, melhorias e manutenção de equipamentos, tudo isso sem sair da fábrica. 

No caso dos AGVs – veículos autoguiados, citados por Gustavo Moura,  o 5G vai ajudar através da redução da latência, pois o veículo será controlado quase que em tempo real e de forma remota. Com isso haverá mais segurança, evitando possíveis colisões. A tecnologia de internet vai permitir também uma maior complexidade no uso do AGVs e isso impacta positivamente na produção da fábrica. 

Sobre a parceria

O projeto conta com a parceria da Ericsson pois as empresas consideraram a capacidade de ter uma rede privativa dedicada, com um portal de gerenciamento de rede baseado em nuvem e aplicativo de solução de problemas. 

“A solução de redes privativas 5G da Ericsson foi projetada desde o início para permitir que as organizações gerenciem suas redes e se integrem aos sistemas de gerenciamento de operadoras. Altamente resistente a intrusões e ataques, a solução garante que as operações críticas de negócios atendam aos mais rigorosos requisitos de segurança. Fornecendo cobertura confiável e completa em todo o local, interno e externo, a solução de redes privativas 5G da Ericsson oferece conectividade com baixíssima latência, alto rendimento e alta densidade de dispositivos conectados por metro quadrado”, explica Rodrigo Dienstmann, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina.

O CEO da Embratel, José Formoso, também acredita no potencial do 5G para o crescimento da Nestlé e sabe que a tecnologia só tem a acrescentar para a rotina produtiva da Fábrica. 

A parceria das três empresas surgiu no Parque Tecnológico São José dos Campos, onde o beOn Claro, hub de inovação da Claro e da Embratel, e o time de P&D&I da Ericsson tiveram um papel fundamental no desenho e implementação de um ecossistema sustentável de inovação aberta.

“A Claro e a Embratel acreditam no desenvolvimento conjunto de soluções e ventures como o principal caminho para a criação de aplicações que realmente tenham potencial para gerar impacto na economia e na sociedade”, afirmou Rodrigo Modesto Duclos, diretor de Inovação Digital da Claro e fundador do beOn Claro.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários