13/05/2024

5G chega em todas as capitais até outubro, garante Gaispi

Preocupação com as estações master de satélite era o que adiava a chegada do 5G em todas as capitais, mas já foi encontrada uma solução.

Reunião do Gaispi, Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, que aconteceu nesta quarta-feira, 14, rendeu novidades boas sobre o avanço do 5G. O projeto Siga Antenado comunicou que os testes que precisavam ser feitos para ativação do sinal da nova internet em Belém (PA) e Manaus (AM) já foram concluídos. 

Antena do 5G

Com isso, até outubro todas as capitais do Brasil já terão o sinal do 5G ativado, liberado para o uso. 

Nas capitais do Norte, especialmente Belém e Manaus, havia preocupações com a logística sobre as antenas que viabilizam o sinal 5G. Os atrasos aconteceram em função das estações master de serviços de satélite. 

5G em Belém

No caso de Belém, havia a preocupação com a estação da Embratel, que fica no distrito de Mosqueiro. Porém, testes foram realizados e comprovaram que já é possível liberar a frequência nas cidades, desde que respeite uma distância de 22 Km entre a estação FSS e as estações de radiobase do 5G, sem usar filtros. 

Apesar disso, nenhuma operadora se manifestou ainda sobre a ligação do 5G nessa região de Belém, pelo menos não na fase inicial de implantação. Mas, quando a rede estiver com maior uso, será importante adotar um filtro. 

Situação na capital do Amazonas

Já em Manaus, a estação master fica no centro da cidade. Porém, com os bons resultados de Belém, os responsáveis técnicos ficam animados e confiantes que haverá solução para a outra capital também. 

Com essas informações, Moisés Moreira, responsável pela limpeza da faixa 3,5 GHz para o 5G, afirmou que esses resultados demonstram que não há mais motivos para adiar a ativação da internet de quinta tecnologia nas outras capitais, como já aconteceu anteriormente. 

Agora ele deu a previsão de conclusão até 28 de outubro, já que não deve haver pedidos de prorrogação.

Liberação do 5G em mais sete capitais

Durante a reunião desta quarta, também ficou decidido que mais sete capitais vão receber a ativação nos próximos dias, faltando a apenas a autorização da Anatel: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Maceió (AL), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR).

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários