17/04/2024

Grupo agrícola fecha parceria para experimento 5G e IA em usina de cana-de-açúcar

Tecnologias serão usadas na usina São Martinho, localizada na cidade de Padrópolis (SP), considerada a maior processadora de cana do mundo.

O grupo agrícola São Martinho fecha parceria com a fornecedora de chipset Qualcomm Brasil, que visa avaliar o uso de tecnologias como 5G e Inteligência Artificial na borda para aumentar a produtividade no setor agrícola, na usina São Martinho, localizada na cidade de Padrópolis (SP) e onde já utiliza cobertura 4G e 5G para solução de “smart farming” (agricultura inteligente).

A usina é considerada a maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, com capacidade de moer até 10 milhões de toneladas por safra.

A empresa está colaborando com a Qualcomm Brasil para explorar sistemas de inteligência artificial (IA) e outras inovações com 5G para aprimorar os processos de agroindustriais, com expectativa de entrega do projeto ainda em 2023. A ideia é que a fornecedora de chipset, em conjunto com a IA, produza avanços para o setor, especialmente visando a produtividade.

Para as aplicações, módulos e chipsets da Qualcomm em câmeras, drones, rovers, sensores e outros equipamentos, já estão sendo planejados, que segundo a empresa, deverão coletar dados, aprender padrões e fornecer informações para o aprimoramento dos diversos processos.

Inclusive, já foram mapeados alguns desafios da São Martinho, como a necessidade de monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais preliminares de ameaça à lavoura, melhorar as análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras.

A São Martinho também poderá disponibilizar a parceiros do projeto acesso ao ambiente operacional da Usina São Martinho, aos profissionais capacitados da companhia e aos dados históricos e em tempo real de suas operações para facilitar, por exemplo, o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial.

A expectativa é que os primeiros projetos da usina se iniciem ainda este ano no Centro de Inovação São Martinho, um ambiente baseado no modelo de inovação aberta e focado no desenvolvimento de soluções digitais, localizado na usina paulista.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários