03/05/2024

5G já conta com mais de 4 mil antenas espalhadas pelo Brasil

Atualmente, a rede está disponível em 15 capitais brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e Salvador.

O 5G continua expandindo pelas capitais brasileiras e deve chegar a outras cidades, conforme as estruturas forem legalmente instaladas e liberadas pelas entidades responsáveis pela implementação da tecnologia no país. De acordo com uma reportagem da Folha de S. Paulo, o governo e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já liberaram mais de 4 mil antenas 5G em 15 capitais.

Com isso, cerca de 39 milhões de pessoas já estão com cobertura 5G, desde que possuam um dispositivo compatível com a nova rede. Segundo painel realizado em agosto, o SET Expo 2022, a quinta geração de internet móvel deve chegar a todas as capitais estaduais até o final de 2022. No entanto, pelo cronograma do edital, as operadoras têm até o final de novembro para ativar a rede nessas cidades, assim que a faixa de 3,5 GHz, exclusiva da tecnologia, seja liberada pela Anatel e pelo Gaispi.

De acordo com a reportagem da colunista Mônica Bergamo, são exatamente 4.051 antenas para operar o 5G no Brasil. Enquanto aos smartphones, conforme aponta a Anatel, já foram homologados 84 modelos compatíveis com a nova rede.

Até o momento, 15 capitais já contam com a nova tecnologia: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória, Palmas, Recife, Fortaleza e Natal. Tudo indica que na próxima semana, mais sete cidades terão o sinal 5G ativado. A implementação da rede começou em agosto deste ano.

Não é uma simples evolução, mas uma nova tecnologia de serviços móveis. Ela habilita a conectividade, a distribuição de conteúdo, o processamento e o armazenamento de informações. Isso trará grandes benefícios para diferentes segmentos da economia, como saúde, educação, agricultura e transporte. As aplicações são múltiplas, pois há uma capacidade muito maior de interação com o meio-ambiente. O 5G será adotado muito rapidamente pelo mercado e deve ser o serviço com mais assinantes em cinco anos”, destacou Hermano Pinto, diretor da Informa Markets, durante o SET Expo 2022.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários