10/12/2024

Vivo é líder no market share de celulares pós e pré-pagos no 2T22

De acordo com o portal Teleco, o Brasil terminou o trimestre deste ano com 259 milhões de celulares, sem contar com os dados da MVNO Datora.

Com a incorporação da Oi Móvel pelas operadoras TIM, Vivo e Claro, o market share de telefonia celular sofreu algumas modificações no quadro de líderes no segundo trimestre deste ano, sendo que dos onze indicadores que são acompanhados pelo portal Teleco, a Vivo e a TIM lideraram em cinco e a Claro em apenas uma.

De acordo com o portal, o Brasil terminou o trimestre com 259 milhões de celulares. No entanto, este número é maior, pois a operadora virtual Datora que possuía 1,6 milhão de celulares em abril deste ano não divulgou seus dados referente a junho.

O market share de celular foi liderado pela Vivo, terminando o segundo trimestre com 99,2 milhões de celulares e 38,3% de participação no mercado, seguida da Claro com 85,7 milhões (33,1%) e da TIM com market share de 25,6% (68.6% de celulares). Vale ressaltar que nesse caso, a incorporação da Oi Móvel não alterou a posição da operadora.

O pré-pago também é liderado pela Vivo, que terminou o 2T22 com 42,3 milhões de acessos, com uma participação de 35,2% de market share. A TIM, com 32,4% (38.9 milhões de pré-pagos) que havia perdido a segunda posição para a Claro, com 31,4%) no 1T22, retomou a segunda colocação neste trimestre graças à incorporação da Oi Móvel.

A Vivo também manteve sua liderança no Market Share de pós-pago sem M2M, alcançando uma participação de 41,8% com a incorporação da Oi Móvel, seguida da Claro com 33,2% e a TIM com 24,3%. O mesmo ranking vale para market share de M2M, mas com uma disputa entre a Vivo (38,8%) e a Claro (38,5%), desde o primeiro trimestre de 2021.

A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$ 8,1 bilhões no 2T22, seguida pela Claro (5,6 bilhões) e TIM com 5,1 bilhões de receita.

Liderança da TIM

No segundo trimestre de 2022, a TIM foi líder no crescimento de celulares, com adições líquidas de 1,4 milhões de celulares, no crescimento de pós-pago sem M2M, com adições líquidas de pós-pago sem M2M no ano (+5.827 mil), seguida pela Vivo (+5.196 milhões) e Claro (+4.745 mil) e no crescimento da Receita Líquida de Serviços( 23,0%), impulsionada pela adição dos celulares da Oi Móvel.

Manteve a liderança na ARPU, que ganhou da Vivo no 1T22. Ambas apresentaram um ARPU menor no 2T22, devido a incorporação da Oi Móvel, que possuía um ARPU mais baixo, mas a TIM manteve a liderança. Além disso, assumiu a liderança em população atendida no 2T22 (99,2%), superando a Vivo (97,7%). A TIM lidera em cobertura 4G (97,5%), a Vivo em 3G (97,0%) e a Claro em 2G (95,2%).

Rede 5G

Já o market share 5G no segundo trimestre deste ano foi liderado pela Claro, que terminou o segundo trimestre deste ano com 42,6% do market share, seguida da TIM com 38,5% e da Vivo com 19,0% de participação no mercado 5G.

É possível ver uma alteração nesse segmento em relação ao trimestre anterior, onde o market share da Claro era maior (44,4%). A Vivo tinha a vice-liderança com 37,1%, enquanto a TIM tinha 18,4% de participação. Ou seja, a TIM cresce sua base 5G em 50% entre um período e outro.

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