16/04/2024

Governo federal cria documentário sobre expansão do Conecta Brasil

No total, mais de 11 milhões de brasileiros de áreas remotas foram beneficiados pelo programa "Conecta Brasil".

Nas últimas semanas o Ministério das Comunicações (MCom), iniciou a publicação de conteúdos que destacam os trabalhos da pasta para levar internet banda larga e canais digitais para mais municípios do país, trabalho que vem sendo feito em todos os estados através das iniciativas “Conecta Brasil” e “Digitaliza Brasil“, que incluem benefícios para brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O documentário de 46 minutos mostra todo o processo de implantação dos serviços de comunicação em cidades interioranas que até então não dispunham de conexão à Internet em centros de apoio, escolas públicas e zonas indígenas.

Além de abordar questões técnicas, o vídeo também revela o dia a dia da população que depende de acesso à Internet, mas que não a encontra com facilidade devido a restrições impostas pela posição geográfica — comumente, cidades das regiões Norte e Nordeste possuem maiores índices de exclusão no acesso às redes banda larga.

Avanço da inclusão no país

Conforme noticiado em outras matérias pelo Minha Operadora, o Brasil vem demonstrando avanços consideravelmente no segmento de telecomunicações, especialmente no âmbito dos projetos sociais promovidos pelo governo federal.

Em números, o país conta com mais de 17 mil pontos Wi-Fi instalados e 11 mil escolas atendidas pelos programas, além de 700 unidades de saúdes e 470 aldeias indígenas que solicitaram a internet banda larga de 20 Mbps oferecida pelo MCom.

Nesse cenário, a Bahia foi o estado que mais recebeu pontos de internet, somando 2.244 pontos, seguido pelo Maranhão, com 1.841 conexões, e por último, o Pará com 1.333 instalações do Wi-Fi Brasil.

Em outras regiões os números são menores, mas ainda corroboram a estratégia da pasta para conectar os brasileiros. No Centro-Oeste, metade das cidades foram contempladas pela iniciativa, totalizando 863 pontos.

Conforme revelado pela TIC Domicílios 2021, em 2019 — ano base para o levantamento — cerca de 82% dos municípios brasileiros têm acesso à Internet, número que tende a crescer nos próximos anos com a aplicação de aportes do Estado.

Assista ao documentário:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários