19/04/2024

Trocafone lança máquina que compra celular usado e faz pagamento na hora via pix

Empresa instalou duas ‘shopping machine’ de autoatendimento no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon; saiba como funciona.

Que tal vender aquele seu tablet ou smartphone usado diretamente em uma máquina de autoatendimento em um shopping? Parece mentira, mas não é! Esse serviço é a proposta das máquinas chamadas de “shopping machine” que a Trocafone instalou na cidade de São Paulo.

As máquinas de autoatendimento foram lançadas pela empresa para que as pessoas possam se desfazer de seus aparelhos antigos e usados, onde o dispositivo é depositado na máquina e os usuários recebem o pagamento pelo aparelho na hora por meio da transferência via Pix.

No momento, a empresa possui duas máquinas instaladas no Carrefour Pinheiros e no Shopping Bourbon, na capital paulista. Para usar o serviço, é necessário que o usuário informe dados de identificação pessoais, além do modelo do produto que será depositado.

O serviço do Trocafone funciona da seguinte forma: antes de depositar o dispositivo na máquina, o consumidor deve informar dados de identificação pessoais e do aparelho que deseja vender. No caso do celular, é solicitado o código IMEI, número de identificação global e único do aparelho.

Além disso, é necessário remover acessórios e capas, assim como limpar a tela do smartphone. Depois é só inserir o dispositivo na máquina, que irá analisar o sistema operacional e possíveis falhas de software.

Além disso, também será mostrado um questionário que é obrigatório para que o processo de venda continue. Nessa etapa, são coletadas informações sobre o aparelho. Por exemplo, se é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), possíveis defeitos na tela, tamanho de memória interna e cor, assim como se o produto consta iCloud bloqueado.

Esse processo pode levar alguns minutos. Depois, na tela da máquina aparece uma proposta contendo o valor oferecido pelo aparelho. Caso a pessoa concorde com a oferta, a negociação é concluída e o pagamento é feito para conta bancária da pessoa via pix.

Com o ‘shopping machine’ também é possível fazer orçamentos de qualquer outro aparelho, mesmo que o mesmo não esteja em mãos. É uma forma do usuário saber quanto a empresa pode pagar por tal aparelho.

Nas máquinas de autoatendimento, ainda é possível enviar aparelhos defeituosos para reciclagem, sendo que a empresa paga R$ 20 por cada dispositivo, mesmo que não esteja em condições de uso.

De acordo com a empresa, é esperado que a máquina de autoatendimento receba pelo menos 10 mil aparelhos antigos e usados no período de seis meses. Lembrando que o serviço da Trocafone só aceita dispositivos que são homologados pela Anatel.

Além das mencionadas acima, as máquinas automáticas também podem ser encontradas em quiosques espalhados em shoppings de São Paulo e em outras cidades, próprios ou em parcerias. Além disso, a Trocafone também oferece o serviço de compra de smartphones usados no atendimento online, no site da empresa.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários