28/03/2024

TIM faz parceria e adota solução eSIM para mercado IoT

Além do mercado IoT, a desenvolvedora de tecnologias de identidade também servirá soluções para o segmento Machine to Machine (M2M).

A TIM anunciou nesta terça-feira (31) que firmou parceria com a Idemia, desenvolvedora de tecnologias de identidade, para o desenvolvimento e gestão de soluções eSIM ao mercado Machine to Machine (M2M) e para o segmento de Internet das Coisas (IoT).

A tecnologia será usada nos seguintes setores: indústria automotiva, no agronegócio, em utilidades, como energia, água e gás, na iluminação pública e em smart cities (cidades inteligentes).

Essa não é a primeira vez que a operadora usa tecnologia de gestão eSIM da desenvolvedora de tecnologias de identidade, pois a TIM já utiliza a solução em sua oferta de produtos ao varejo. Com a tecnologia, é possível baixar um perfil digital, de forma remota, no terminal e ser armazenado em um elemento seguro chamado de Embedded Universal Integrated Circuit Card (eUIC), para em seguida ser ativado na rede da operadora.

De acordo com as empresas, o contrato direciona uma projeção de forte crescimento no mercado eSIM nos próximos anos. Segundo a Counterpoint Research, até 2025, as remessas de dispositivos baseados em eSIM chegarão a quase 6 bilhões de unidades, principalmente por causa dos dispositivos corporativos IoT e smartphones.

Como funciona eSIM

Como já vem embutido nos circuitos dos terminais, o eSIM elimina a necessidade de inserção de SIM Card pelo usuário, algo que seria inviável em projetos que usam centenas, e até milhares de dispositivos, como é o caso da Internet das Coisas. Quando o terminal é ativado, ele pode ser configurado para se conectar a uma das redes disponíveis na área, mas desde que tenha compatibilidade com a tecnologia.

Empresas como a Idemia fornecem os componentes necessários que devem ser instalados nos terminais antes de sair da fábrica. Esses componentes reúnem os elementos de segurança e o reconhecimento da rede para garantir que a conexão seja segura.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários