26/04/2024

TikTok faz corte de funcionários nas áreas de vendas e publicidade

Assim como outras empresas de tecnologia e/ou comunicações, o TikTok entrou em uma leva de demissão em massa.

A mais recente organização a aderir ao cenário de demissões em 2024 é o TikTok, que está dispensando aproximadamente 60 colaboradores pertencentes à sua área de vendas e publicidade, conforme comunicado por um representante à NPR. Conforme relato do portal, essa medida visa atingir dois propósitos principais: a diminuição de despesas e a reestruturação do direcionamento estratégico e da rotina operacional da empresa.

TikTok

Assim como tem ocorrido em diversas outras empresas, o TikTok implementou uma redução de funções no departamento de vendas e publicidade. Inicialmente, as demissões estão impactando os colaboradores localizados em Los Angeles, Nova York, Austin e em localidades internacionais. Uma comunicação interna anunciou a realização de uma reunião nesta terça-feira (23) para esclarecer os próximos passos da plataforma diante dessas mudanças.

O TikTok, um dos aplicativos mais populares nos Estados Unidos, atualmente conta com sete mil funcionários no país. Vale ressaltar que a ByteDance, empresa controladora da rede social sediada na China, possui uma equipe global composta por mais de 150 mil colaboradores.

A recente redução de pessoal no TikTok segue a tendência observada no setor de tecnologia, no qual várias empresas vêm dispensando milhares de funcionários desde 2022, com uma intensificação significativa no último ano.

Como exemplo, em novembro de 2023, a ByteDance realizou cortes em sua divisão de jogos, eliminando pelo menos 700 colaboradores ao encerrar as operações de sua desenvolvedora e publicadora, a Nuverse.

Não apenas o aplicativo de vídeos curtos, mas também gigantes como Amazon, Google, Disney, Meta, e outras empresas, anunciaram recentemente novas rodadas de demissões neste ano. A maioria delas justificou esses cortes alegando a necessidade de revisão das demandas de negócios, resultando no realinhamento de projetos e na eliminação de determinadas funções.

Após os cortes de 2023, conhecido como o “Ano da Eficiência”, empresas de tecnologia estão concentrando esforços na inteligência artificial (IA), destacada como a tendência atual do mercado. O ano de 2024 é considerado o início oficial da corrida pelo ouro tecnológico em IA. Apesar de indicativos de crise no setor tecnológico no início de 2024, analistas da Silicon Valley preveem demissões menores e mais direcionadas em comparação com o ano anterior.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários