22/04/2024

TIM quer fazer parceria com empresas do setor de saúde e energia

Após sucesso com parcerias no setor de educação e financeiro, a operadora quer seguir agora para o setor de saúde e energia.

Durante sua participação no evento Digital Money Meeting que aconteceu nesta sexta-feira (27), Renato Ciuchini, VP de novos negócios da TIM Brasil, contou que a operadora está de olho em novas parcerias com empresas de saúde e energia.

“Começamos a estudar isso no final de 2018 / início de 2019: os modelos que poderiam ser implantados. Vimos uma oportunidade das operadoras terem uma atuação direta no setor de fintechs. Mas depois pensamos: não somos de financial services. Inclusive é um setor que tem forte regulamentação. Então, pensamos em nos concentrar no que fazemos bem e acertar parceria com quem é bom no mercado na área que nos interessa entrar”, falou Ciuchini.

De acordo com o executivo, o processo é simples. Ao invés de gastar tempo e energia para aprender um novo mercado, ele vai se associar com alguém. “[…] Daí criamos o que chamamos de Plataforma de Clientes. Você junta os dados que tem com os dados que o parceiro tem”, continuou.

A operadora já teve sucesso em outras parcerias no setor de educação e financeiro. Ele afirmou que mais de 3 milhões de clientes da TIM passaram a ter acesso a um cartão de crédito, depois da parceria com o C6. Além disso, incentivou que os clientes usassem o banco com a criação de bônus para assinantes que o usassem para pagar as contas.

“Percebemos que o que funciona para o cliente é ter acesso a novos serviços e/ou redução de custo de algum serviço que ele já usava antes”.

De acordo com Ciuchini, o valor que é gerado nessas operações conta muito. Ele diz que um cliente para uma operadora vale cerca de R$ 700, sendo que esse mesmo cliente para empresas financeiras, vale, em dólar, US$ 200 a US$ 1.000.

O executivo também fala que a fidelidade aumentou com a operação. “Outra coisa que percebemos é que geramos dois valores para o acionista. A taxa de cancelamento de clientes que têm os dois serviços é 25% menor que a taxa de cancelamento de clientes que têm um único serviço da operadora”, falou.

Dessa forma, devido ao sucesso nas iniciativas realizadas, a TIM segue em frente com as parcerias, e agora está de olho nos setores de saúde e energia. “Devemos fechar algo ainda esse ano”, contou Ciuchini.

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