18/05/2022

Telefônica assina acordo com OneWeb para conectar antenas 4G e 5G

Controlada da marca Vivo no Brasil pretende usar os satélites da OneWeb para levar internet para regiões remotas.

A Telefônica, controladora da marca Vivo no Brasil, anunciou parceria com uma das principais concorrentes da Starlink, a OneWeb. O acordo é para levar internet para regiões remotas por meio de revenda de capacidade de satélites na América Latina e na Europa. Com isso, a empresa espera oferecer conectividades para governos e empresas, incluindo provedores de internet e operadoras.

Os satélites da OneWeb funcionaram como backhaul para redes móveis 4G e 5G da Telefônica. Eles podem funcionar como reforço de rede já existente, backup em locais críticos ou capacidade adicional em situações especiais. A OneWeb é uma operadora de satélites de órbita baixa, que é controlada pelo governo britânico e pelo grupo Barthi Global, da Índia.

Por meio de comunicado, a Telefónica Global Solutions (TGS), subsidiária da empresa voltada para o atacado, afirmou que a OneWeb vai ajudar a empresa a expandir a cobertura móvel, assim como a conectividade corporativa. Ou seja, pode acontecer do serviços também ser usado para conectar antenas em modo standalone, sem o auxílio de outros backhauls.

Os provedores de internet e outras operadoras poderão, então, usar a revenda de serviços para levar conectividade a zonas rurais e motas da América Latina e Europa. Ou seja, inclui também o Brasil.

A Telefônica também possui acordo com outras empresas para venda de serviços de satélite. A empresa também assinou contrato com a ViaSat e com a Hispasat para oferta de banda larga fixa por satélite para o meio corporativo. A Viasat usa o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC), da Telebras.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários