27/04/2024

Prefeitura de Maricá lança empresa de internet ilimitada, Maricá Telecom

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, a empresa nasce como uma joint venture.

Nesta quinta-feira (1º) a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), lançou a Maricá Telecom, que nasce como uma joint venture, segundo o presidente da Codemar, Olavo Noleto. A operadora fará a entrega de chips com internet ilimitada a alunos da Escola Municipal Caic Elomir Silva, em São José de Imbassaí.

Inicialmente, os dados móveis serão do serviço de internet 4.5G gratuito, usando a rede da TIM Brasil. Nesse primeiro momento, receberá os chips estudantes e professores das escolas da rede municipal de ensino, depois será expandido para outros servidores.

Até novembro serão distribuídos 35 mil chips em todas as 65 escolas municipais, que receberam tablets da Secretaria de Educação para auxiliar na inclusão e no desenvolvimento da cultura digital entre os alunos. Nessa primeira fase, até o fim de setembro, está previsto a distribuição de 12,5 mil chips, sendo que nos meses seguintes, outras 22,5 mil pessoas receberão o dispositivo.

Celebrando o lançamento da Maricá Telecom, o prefeito Fabiano Horta projeta um crescimento da operadora nos próximos anos, que servirá como exemplo de modelo de inclusão digital na educação no âmbito nacional.

“Essa empresa é uma aposta no futuro. Estruturamos a ideia acreditando que só faz sentido existir um projeto como esse, com um sonho de conectividade, se ele for para servir a população. É por isso que esse chip ilimitado será colocado hoje nos tablets dos alunos, para que possam desenvolver o conhecimento, o saber, a pesquisa, para que sejam seres humanos que se desenvolvam ao máximo e contribuam com a cidade. Essa é a liga que queremos dar a Maricá, trazendo a realidade tecnológica. Essa iniciativa é única no Brasil e não é uma afirmação com a intenção de nos vangloriarmos de que somos melhores, mas com um desejo de que isso se espalhe para o Brasil inteiro. Vamos construir, a partir de Maricá, essa referência”, definiu Horta.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Costa, o benefício da empresa também será estendido para os universitários que residem em Maricá.

“[…] A gente quer que essa inclusão seja educacional e envolva não só a nossa rede, mas todos os estudantes da cidade. É um desafio muito grande porque a inclusão digital é uma inovação imensa. Vamos ampliar para os universitários, não só aqueles do Passaporte Universitário, mas os estudantes de universidades públicas e particulares que moram em Maricá […]”, pontua.

Cobertura em território nacional

Os chips da Maricá Telecom terão cobertura em todo o território nacional por meio das linhas da TIM. Em áreas rurais, que são mais afastadas e não chegam a rede, os usuários poderão acessar o sinal via satélite operado em convênio com a empresa OLS – Ocean Link Solutions.

Hamilton Lacerda, diretor de Planejamento da Codemar, explica que os estudantes, professores e profissionais da educação poderão usar o serviço tanto no ambiente da escola quanto em cada e em outras cidades quando viajarem. Ele afirma também que está trabalhando para entregar uma cobertura que opere entre o 4G e 5G.

Além da abrangência nacional e da internet ilimitada, Maricá Telecom contará com um call center que está programado para começar a funcionar em outubro. A central servirá para atender os usuários, tirar dúvidas e colher sugestões.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários