06/04/2024

Em reunião da ONU, MCom destaca importância da conectividade

MCom enfatizou benefícios do 5G e projetos de inclusão digital, alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Ministério das Comunicações (MCom) participou de forma remota do Fórum de Governança da Internet da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorreu em Kyoto, no Japão. Durante o evento, Nathalia Lobo, diretora do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações (Setel), abordou a importância da conectividade como um facilitador dos direitos humanos.

ONU

Nathalia Lobo destacou os benefícios econômicos, sociais e educacionais resultantes da expansão do acesso à conectividade no Brasil. Ela explicou que a implementação da tecnologia 5G tem um impacto positivo na produtividade, emprego e pode injetar bilhões de reais na economia. Além disso, o 5G tem o potencial de reduzir a desigualdade digital, facilitar o acesso à informação e melhorar os indicadores educacionais.

Um dos projetos apresentados por Nathalia Lobo foi o “Norte Conectado”, iniciativa desenvolvida pelo MCom. O objetivo desse programa é expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da instalação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra óptica em oito “infovias”. Isso visa promover a inclusão digital de escolas, hospitais, bibliotecas e comunidades em 59 municípios. No total, cerca de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas com acesso à internet de alta velocidade.

A diretora do MCom enfatizou recentemente um investimento significativo de R$ 3,1 bilhões em melhorias na conectividade de banda larga em escolas públicas. Esses recursos provêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e são aplicados por meio de programas que visam ampliar o acesso das escolas públicas à internet banda larga, bem como projetos voltados para a expansão, aprimoramento e utilização de redes e serviços de telecomunicações.

Essa iniciativa é parte de um esforço maior que contribui para quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses quatro ODS incluem:

  1. Educação de qualidade (ODS 4);
  2. Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9);
  3. Redução das desigualdades (ODS 10);
  4. Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11).

O investimento em conectividade de banda larga nas escolas públicas é um exemplo de como as ações governamentais podem estar alinhadas com os ODS da ONU, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital.

Além disso, esse anúncio foi feito no contexto do Fórum de Governança da Internet (IGF), uma iniciativa global que reúne diversos setores para discutir questões relacionadas à governança da Internet. A 18ª reunião anual do IGF, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, acontece entre os dias 8 e 12 de outubro e tem como tema principal “A Internet que Queremos – Empoderando Todas as Pessoas”. Esse evento destaca a importância da Internet na promoção de objetivos inclusivos e sustentáveis em todo o mundo.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários