17/04/2024

Um dos smartphones 5G mais baratos do mundo será fabricado no Brasil, diz Qualcomm

Sob a marca Acer, o país receberá um novo fabricante que irá produzir aparelhos 5G dentro do país, fomentando assim o mercado da nova rede.

Com a chegada do 5G no Brasil, a necessidade de comercialização de smartphones 5G será cada vez mais demandada, especialmente com dispositivos que sejam produzidos dentro do território nacional, o que contribui para disponibilizar aparelhos mais acessíveis para a população. A boa notícia é que o país passará a contar com uma nova fabricante de smartphones, a Senwa.

A empresa mexicana de aparelhos celulares se prepara para desembarcar no Brasil sob a marca Acer, onde irá lançar a fabricar smartphones intermediários com tecnologia 5G. A notícia foi anunciada durante evento em São Paulo, o Qualcomm 5G Summit Brazil.

Conforme informações, a Senwa lançará smartphones com processador Snapdragon, da Qualcomm, e foram desenhados inclusive em parceria com a gigante norte-americana de chips. Já a distribuição dos aparelhos será feita pela Rcell, uma das principais distribuidoras de celulares e games do país, responsável por revender produtos da Samsung e da Motorola.

De acordo com Luiz Tonisi, CEO da Qualcomm no Brasil, a expectativa é que as vendas sejam iniciadas entre dezembro (na época de Natal) e começo de 2023. Segundo o executivo, o foco do negócio é ofertar dispositivos 5G com preços mais acessíveis para democratizar o acesso à tecnologia no país. 

Segundo ele, atualmente mais de 70% dos dispositivos móveis comercializados no Brasil utilizam chips Snapdragon, e a tendência é ampliar a penetração do componente em outros segmentos, como wearables (relógios inteligentes) e dispositivos de internet das coisas.

“A chegada do 5G é o principal motor do crescimento econômico e das oportunidades que se abrem com essa nova tecnologia, que tem potencial de impactar a conectividade, a vida das pessoas e as economias de maneiras nunca vistas”, afirma Tonisi.

A Senwa é uma empresa que produz principalmente celulares simples que são comercializados no México e na Guatemala, mas também faz aparelho fixo com telas LCD embutidas e que funcionam como roteador WiFi, mas que não farão parte do negócio no Brasil. A fabricante também produz câmeras de segurança e de ponteiros digitais.

“Estou ansioso para a empolgante colaboração e desenvolvimento de novos produtos que serão oferecidos usando a tecnologia que a Qualcomm pode oferecer”, disse o CTO da Senwa Mobile, Roberto Fregoso.

Durante o evento, Tonisi também anunciou o lançamento do notebook da Acer, o Chromebook 511, que é equipado com processador Snapdragon 7c, com conectividade 4G (LTE) de fábrica e tecnologia e-SIM, pensando na necessidade de SIM Card para ser ativado nas redes das operadoras que atuam no Brasil. O dispositivo, que foi projetado para uso em escolas e empresas, vem processador Intel i5, bateria com duração de até 20 horas de uso contínuo e com estrutura reforçada para resistências a quedas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários