4G e 5G não constituem risco para a saúde, dizem especialistas

Rumores e informações falsas sobre os perigos das antenas de celulares têm sido compartilhadas na internet.

Segundo a 5G Americas, associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações, não existem evidências científicas de que as redes de telecomunicações móveis 4G e 5G representem algum risco para a saúde das pessoas.

Recentemente, um britânico foi preso por incendiar uma antena de telefonia móvel por acreditar em notícias falsas que afirmavam que a Covid-19 era provocada pela rede 5G.


Para combater esse tipo de informação falsa, a associação lembra que diversos especialistas já alegaram que a exposição às radiações não ionizantes emitidas por antenas e telefones móveis de telecomunicações cumprem os padrões internacionais e não constituem o risco para a saúde.

Estudos e pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Científico para Riscos de Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (SCENIHR), da União Europeia, e da Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante (ICBIRP) também demonstram que o 4G e o 5G não produzem efeitos adversos para a saúde pública se estiver dentro dos limites recomendados.

Especificamente, para as faixas de frequência 5G, a OMS possui uma lista de cerca de 350 estudos sobre pesquisas relacionadas à saúde.

“As telecomunicações cumprem uma função de vital importância para a resposta ante emergências como para facilitar a atenção médica e proporcionar comunicação, informação, aplicações e outras prestações complementares para o cuidado da saúde e demais necessidades básicas das pessoas”, afirma o comunicado da 5G Americas.

VIU ISSO?

–> Conspiração do 5G começa a incentivar golpes

–> Ataques às operadoras crescem por causa da ‘teoria do 5G’

–> Twitter também vai combater teorias conspiratórias sobre 5G

A associação tem realizado campanhas informativas para conscientizar a população sobre a importância da infraestrutura das telecomunicações.

A 5G Americas também salienta que os danos à infraestrutura de telecomunicações ocasionam interrupções de serviço, prejudicando a população, inclusive para que ela tenha acesso a atendimento médico adequado.

Com informações de Assessoria de Imprensa 5G Americas.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Felipe

🤔

Cidade - UF
Goiania - GO