InícioEconomia e NegóciosPolítica de privacidade da Apple pode fazer com que redes sociais percam...

Política de privacidade da Apple pode fazer com que redes sociais percam dinheiro

Bloqueio da coleta de dados no App Store da Apple pode provocar prejuízo para o Twitter, YouTube, Facebook e Snap; saiba por que.

A nova política de privacidade introduzida pela Apple no iOS 14.5, que bloqueia rastreamento de aplicativos, pode fazer com que redes sociais como Twitter, YouTube, Facebook (agora Meta) e Snap percam milhões em suas receitas, segundo investigação conduzida pelo Jornal Financial Times.

Desde que lançou a ferramenta de transparência para o rastreio de aplicações nas versões 14.5 do iOS, iPadOS e tvOS em abril deste ano, a Apple possibilitou que os usuários tivessem mais controle sobre os seus dados, onde eles controlam quais aplicativos podem rastreá-lo em outros apps e sites.

A ferramenta da Apple pode custar às redes sociais um montante de quase US$ 10 bilhões na receita, apenas no segundo semestre de 2021. Acontece que Twitter, YouTube, Facebook e Snap têm como uma das principais fontes de receita, o rastreamento de dados entre serviços.

Ao disponibilizar essa opção, quase 90% dos usuários dos aparelhos eletrônicos da Apple optaram pelo bloqueio, impedindo assim a exibição de propaganda direcionada e anúncios sob medida que era possível sem o bloqueio.


LEIA TAMBÉM:

–> Microsoft ultrapassa Apple e se torna a empresa mais valiosa do mundo

–> De novo? Apple está sendo processada na Rússia

–> Apple é obrigada a retirar app da Bíblia e Alcorão da App Store na China

Em outras palavras, as empresas não conseguem fazer a coleta de dados sem a autorização do usuário, o que as impedem de obter informações precisas sobre os hábitos dos usuários, e consequentemente, não obtém informações para fornecer para anunciantes e outros parceiros comerciais.

Como funciona a nova política de privacidade

Sempre que os usuários de iPhone e iPad forem abrir um aplicativo, o sistema exibe automaticamente uma notificação oferecendo duas opções: permitir a coleta de dados ou solicitar que o aplicativo não faça a coleta.

A notificação surge tanto em aplicativos que já vêm instalados no aparelho, assim como para os novos aplicativos instalados. A notificação também aparece na primeira vez que os apps forem usados desde a última atualização.

Com a nova política de privacidade da Apple, todos os aplicativos que utilizam o método de coleta de dados que queiram entrar ou permanecer na App Store devem adequar e exibir a nota, independente de contexto.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários