16/04/2024

Política de privacidade da Apple pode fazer com que redes sociais percam dinheiro

Bloqueio da coleta de dados no App Store da Apple pode provocar prejuízo para o Twitter, YouTube, Facebook e Snap; saiba por que.

A nova política de privacidade introduzida pela Apple no iOS 14.5, que bloqueia rastreamento de aplicativos, pode fazer com que redes sociais como Twitter, YouTube, Facebook (agora Meta) e Snap percam milhões em suas receitas, segundo investigação conduzida pelo Jornal Financial Times.

Desde que lançou a ferramenta de transparência para o rastreio de aplicações nas versões 14.5 do iOS, iPadOS e tvOS em abril deste ano, a Apple possibilitou que os usuários tivessem mais controle sobre os seus dados, onde eles controlam quais aplicativos podem rastreá-lo em outros apps e sites.

A ferramenta da Apple pode custar às redes sociais um montante de quase US$ 10 bilhões na receita, apenas no segundo semestre de 2021. Acontece que Twitter, YouTube, Facebook e Snap têm como uma das principais fontes de receita, o rastreamento de dados entre serviços.

Ao disponibilizar essa opção, quase 90% dos usuários dos aparelhos eletrônicos da Apple optaram pelo bloqueio, impedindo assim a exibição de propaganda direcionada e anúncios sob medida que era possível sem o bloqueio.

LEIA TAMBÉM:

–> Microsoft ultrapassa Apple e se torna a empresa mais valiosa do mundo

–> De novo? Apple está sendo processada na Rússia

–> Apple é obrigada a retirar app da Bíblia e Alcorão da App Store na China

Em outras palavras, as empresas não conseguem fazer a coleta de dados sem a autorização do usuário, o que as impedem de obter informações precisas sobre os hábitos dos usuários, e consequentemente, não obtém informações para fornecer para anunciantes e outros parceiros comerciais.

Como funciona a nova política de privacidade

Sempre que os usuários de iPhone e iPad forem abrir um aplicativo, o sistema exibe automaticamente uma notificação oferecendo duas opções: permitir a coleta de dados ou solicitar que o aplicativo não faça a coleta.

A notificação surge tanto em aplicativos que já vêm instalados no aparelho, assim como para os novos aplicativos instalados. A notificação também aparece na primeira vez que os apps forem usados desde a última atualização.

Com a nova política de privacidade da Apple, todos os aplicativos que utilizam o método de coleta de dados que queiram entrar ou permanecer na App Store devem adequar e exibir a nota, independente de contexto.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários