28/03/2024

Buscas por smartphones 5G no Brasil disparam; veja o modelo mais procurado

Mesmo com crise econômica e indisponibilidade da tecnologia, consumidores já estão focados nos modelos ‘topos de linha’ que oferecem suporte.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra, smartphone com suporte ao 5G. (Divulgação Samsung)
Imagem: Samsung Galaxy Note 20 Ultra (Divulgação Samsung)

O 5G ainda não chegou, mas os brasileiros já estão cientes do atraso e parecem ansiosos. A prova está na procura pelos modelos que suportam a nova tecnologia de conexão, pois teve um aumento de 477%. São resultados expressivos e até mesmo surpreendentes, visto que o país vive momento de crise econômica e o esperado é que as pessoas fujam dos smartphones mais caros, como os modelos ‘topos de linha’.

As informações foram divulgadas pelo Buscapé e o Grupo Mosaico, que fizeram o comparativo do momento atual com o segundo semestre de 2020. Mas, a crise não deixa de surtir efeito, pois a procura geral por smartphones teve uma queda de 31%.

O 5G só deve ‘dar as caras’ no Brasil em 2022. O momento atual é todo concentrado na realização do leilão de frequências, que vai garantir qual operadora deve liderar a corrida na infraestrutura para fornecer a conectividade. A expectativa atual é que o processo de negociação seja realizado no final de setembro ou início de outubro.

O modelo praticado garante uma política não arrecadatória para o governo, ou seja, as operadoras terão que pagar pelas frequências adquiridas investindo em infraestrutura no Brasil. Portanto, a chegada do 5G também vai garantir um avanço na instalação de fibra óptica e até mesmo uma maior expansão do 4G, para regiões afastadas e ainda com dificuldades de conexão.

VEJA TAMBÉM:

–> 5G pode devolver ‘reinado’ da Nokia no Brasil

–> Claro reserva valor bilionário para desenvolver 5G
 
–> Votação do edital do 5G pelo TCU já tem data marcada

No entanto, mesmo com o processo ainda em momento de “caminhadas”, os brasileiros já miram modelos topos de linha para terem acesso aos recursos da quinta geração da conectividade móvel.

O “iPhone 12 Pro Max”, com preço médio de R$ 8 mil, é o mais cobiçado pelos brasileiros. Na sequência, o “Samsung Galaxy Note 20 Ultra” se destaca. Atrás estão o “Motorola Moto G 5G Plus”, “Samsung Galaxy S21 5G” e o “iPhone 12 Pro”.

Com informações de iG

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários