18/04/2024

Anatel fecha acordo com Opensignal, Bwtech e Ookla Speedtest

Agência brasileira quer trocar informações com empresas que medem a qualidade das redes móveis e banda larga no país.

Anatel fecha acordo com Opensignal, Bwtech e Ookla Speedtest

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou acordo com as empresas Opensignal, Bwtech e Ookla Speedtest com o objetivo de realizar um intercâmbio de informações sobre o desempenho das redes de telecomunicações no Brasil.

Os contratos foram assinados há duas semanas, mas somente nesta quarta-feira, 24 de março, os extratos dos acordos de cooperação técnica foram publicados no Diário Oficial da União.

A ideia da agência reguladora é fazer estudos técnicos sobre a qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga fixa no país, tendo como base as medições realizadas pela Opensignal, Bwtech e Ookla Speedtest.

Essas informações poderão ser utilizadas em publicações, diagnósticos e até novos regulamentos da Anatel.

VIU ISSO?

–> Oi é destaque em ranking global da Opensignal

–> Claro tem a melhor internet móvel do Brasil, segundo a nPerf

–> Covid-19 está reduzindo desempenho da internet mundial

Os contratos têm duração de um ano, podendo ser prorrogado, e não prevê a transferência de recursos financeiros.

As empresas terão que disponibilizar acesso totalmente gratuito à Anatel dos dados, ferramentas, painéis, interpretação de resultados, além de detalhes sobre a metodologia utilizada nas medições.

Essas informações podem incluir desempenhos das redes, presença dos serviços em cidades, estado da infraestrutura implantada e experiência dos usuários em diferentes aplicações, incluindo dados históricos.

A agência brasileira também espera receber dados de pelo menos cinco outros países, com o intuito de comparar com as medições realizadas no Brasil.

Em contrapartida, a Anatel terá que divulgar o acordo celebrado, publicar relatórios indicados pelas empresas no portal da agência, além de citar as fontes de dados em documentos oficiais.

Até o presente momento, a agência ainda não divulgou no portal de notícias a iniciativa de cooperação com as empresas.

Opensignal, Bwtech e Ookla Speedtest são empresas especializadas em medir a qualidade da telefonia móvel e internet fixa em diversos países, inclusive no Brasil.

Elas utilizam aplicativos via web, instalados no smartphone dos usuários, além de outras fontes para medir a qualidade das redes de telecomunicação.

Além dessas três empresas, a Tutela também foi credenciada pela Anatel para participar desse intercâmbio de informações.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários