Novo relatório revela a melhor operadora móvel no primeiro semestre

Empresa de medição analisou taxa de sucesso, velocidades, latências e performance de navegação nas redes de celular no país.

De acordo com um novo relatório divulgado pela nPerf, a operadora Claro forneceu os melhores serviços de internet móvel no Brasil, durante o primeiro semestre de 2021. Em março, a empresa de medição já tinha chegado à mesma conclusão, ao analisar os dados do ano passado.

A Claro apresentou os melhores resultados em cinco dos seis índices analisados. A operadora atingiu a pontuação de 40.902, sendo seguida pela Vivo (com 37.480 pontos), TIM (32.717) e Oi (20.982).

Na taxa de sucesso, por exemplo, que mede o número de tentativas de acesso a uma rede móvel nas tecnologias 2G, 3G e 4G, a Claro registrou 75,53%. As operadoras rivais registraram índices menores do que 73%.

Em velocidades, a rede móvel da Claro atingiu médias de 24,87 Mbps no download e 7,31 Mbps no upload. A Vivo, a segunda colocada, ficou com 18,04 Mbps e 5,96 Mbps, respectivamente.

VEJA TAMBÉM:

–> Brasil tem a terceira rede móvel mais rápida da América Latina, diz Ookla

–> TIM tem o melhor desempenho em chamadas de vídeo, diz Opensignal

–> Vivo possui a melhor banda larga do Brasil, segundo a nPerf

Em performance, o teste de navegação – que mede o tempo de carregamento de sites mais acessados no Brasil – a Claro atingiu uma taxa de 37,08% (ante os 36,03% da Vivo). Já na qualidade de vídeos em streaming , o índice da Claro foi de 68,02% (contra 64,96% da Vivo).

A Claro perdeu apenas em latência, com a Vivo levando a melhor com 57,85 ms. A Claro ficou com 70,75 ms. A nPerf também fez a ressalva de que a TIM tem a melhor taxa de ligação em redes móveis 4G.

Segundo o relatório, a emergência da pandemia reduziu a qualidade das redes móveis no país, ainda não recuperando totalmente o nível registrado antes deste evento. “Vamos prestar atenção nisso no final do ano 2021”, disse a nPerf.

Para este relatório, a empresa de medição analisou 404.017 testes realizados no Brasil, durante o período de 1º de janeiro até 30 de junho de 2021. Os dados são coletados a partir do uso de aplicativos de velocidade pelos usuários das redes móveis.

Com informações de nPerf.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários