
A Globo e a Magalu Cloud anunciaram uma parceria estratégica para reforçar a infraestrutura digital brasileira, com foco na distribuição de conteúdo e no fortalecimento da tecnologia nacional. O acordo foi apresentado na última sexta-feira (12) durante o evento Cloud Futures 2025, realizado em São Paulo.
Pelo novo modelo de colaboração, a Magalu Cloud passa a integrar a rede de distribuição de conteúdo (CDN) da Globo Technologies, além de ser homologada como uma das provedoras de nuvem do maior conglomerado de mídia do país.
A plataforma de computação em nuvem criada pelo Magazine Luiza agora faz parte da estratégia multicloud da Globo, ampliando as opções de infraestrutura, plataformas e serviços disponíveis para o grupo.
Leia mais:
- Inpe ativa supercomputador Jaci para monitorar eventos climáticos extremos
- Nubank lança ferramenta para rastrear e organizar assinaturas recorrentes
- Propaganda em geladeira Samsung é ligada a surto psicótico de mulher
Capilaridade nacional em foco
A iniciativa busca ampliar a capilaridade e a performance de entrega de conteúdos digitais da Globo em todo o território brasileiro. O foco está especialmente em regiões mais afastadas dos principais centros urbanos.

Para isso, a parceria aproveitará os mais de 300 pontos de presença (PoPs) da CDN no país. Esses centros de dados distribuídos geograficamente permitem armazenar conteúdo em cache e entregá-lo aos usuários a partir do servidor mais próximo.
“Essa parceria torna a Magalu Cloud uma das provedoras aptas a integrar a estratégia e arquitetura multicloud da Globo no consumo de infraestrutura, plataformas e serviços em nuvem”, afirmou André Fatala, vice-presidente de plataformas digitais do grupo Magalu.
Fortalecimento da tecnologia nacional
Fatala destacou que a integração representa um avanço importante na proposta de valor das empresas e fortalece o ecossistema de tecnologia nacional. “Reafirma o nosso compromisso e de outra grande empresa brasileira com a inovação do país”, declarou o executivo.
Maurício Felix, diretor das Plataformas Core da Tecnologia e Segurança da Informação da Globo, ressaltou que a parceria marca mais um avanço importante na estratégia da Globo Technologies de ampliar o uso das soluções desenvolvidas internamente.
“Ao integrar a capilaridade e a performance da nossa CDN à plataforma de nuvem do Magalu, estamos oferecendo uma solução robusta, eficiente e com ampla cobertura nacional“, disse Felix.
O executivo completou que a iniciativa fortalece a infraestrutura digital brasileira e agrega valor às empresas que operam nesse ambiente.
Expansão dos serviços da Magalu Cloud
Durante o mesmo evento, a Magalu Cloud anunciou a aquisição da Movestax, plataforma reconhecida mundialmente pela velocidade e experiência proporcionada ao desenvolvedor. A medida visa ampliar os investimentos no desenvolvimento de inteligência artificial.
A empresa também lançou sua frente de Produtos para Desenvolvedores, expandindo significativamente suas ofertas de infraestrutura. Entre as novidades estão o Magalu Kubernetes Engine (MKE) e serviço de bancos de dados totalmente gerenciados.
Autonomia digital brasileira
O CEO do grupo Magalu, Frederico Trajano, enfatizou a importância de desenvolver uma tecnologia nacional para garantir a segurança dos dados dos brasileiros. “A Magalu Cloud é uma cloud brasileira com uma infraestrutura feita para o Brasil”, declarou.
Trajano destacou que hoje qualquer empresa, das pequenas às grandes, tem condições de usar a plataforma, mantendo suas bases de dados seguras em território nacional.
“O país não pode prosperar sem autonomia digital, não podemos ficar reféns de decisões externas”, afirmou o executivo durante a abertura do evento, que contou com a presença da presidente do conselho de administração do grupo, Luiza Helena Trajano.
Atualmente, 30% da operação digital do grupo Magalu está na nuvem própria, e os serviços também são oferecidos para clientes externos. Com o acordo, a Globo passa a contar com a infraestrutura da Magalu Cloud em sua rede, enquanto o Magalu poderá oferecer a CDN entre suas ofertas de produtos em nuvem.
O objetivo da Globo é crescer em presença nos próximos anos para aumentar a eficiência de custo e performance em sua infraestrutura de distribuição de conteúdo digital.





