21/04/2024

Oi é destaque em ranking global da Opensignal

Brasileira é listada entre operadoras internacionais que apresentaram melhor evolução na velocidade de upload e experiência de vídeo em redes móveis.

A Oi foi a única operadora brasileira listada na “Global Mobile Network Experience Awards 2021”, realizado pela Opensignal.

No relatório, a empresa de análise de redes móveis listou as 30 operadoras do mundo que apresentaram a melhor evolução na experiência de usuário em categorias como velocidade de download, velocidade de upload, reprodução de vídeo, uso de aplicativos de voz e disponibilidade do 4G.

Apesar de os dados de navegação da Vivo, Claro e TIM terem sido analisados pela Opensignal, somente a Oi aparece no ranking global, batizado de “Global Rising Stars” (“Estrelas em Ascensão Global”, em inglês).

Para este relatório, a Opensignal considerou medições realizadas no segundo semestre de 2019 e no mesmo período em 2020, comparando a evolução da qualidade do serviço móvel prestado pelas operadoras.

VIU ISSO?

–> Claro foi a que mais adquiriu clientes na telefonia móvel em janeiro

–> Claro tem a melhor internet móvel do Brasil, segundo a nPerf

–> Pequenos provedores são líderes em banda larga em 76% das cidades

Os dados são coletados a partir do aplicativo da Opensignal instalados nos smartphones dos usuários.

No período, a Oi ficou na 23ª posição em experiência de usuário na reprodução de vídeo em rede móvel, apresentando uma melhoria de 14,5% na qualidade do serviço entre 2019 e 2020.

A operadora brasileira ficou acima da média global, que foi de 5,8%.

A líder deste ranking foi a Hot Mobile, de Israel, com melhoria de 60,4% na experiência do usuário; seguido da Libyana (37,3%), da Líbia; e U Mobile (36,6%), da Malásia.

A métrica utilizada leva em conta a qualidade da imagem, tempo de carregamento do vídeo e a taxa de estabilidade em redes 3G e 4G.

Velocidade de upload

A Oi também figura entre as 30 maiores operadoras na melhoria da experiência do usuário na velocidade de upload em rede móvel, ficando em 22ª posição no ranking global, com melhoria de 31,3% entre 2019 e 2020.

As primeiras colocadas neste ranking foram as operadoras Libyana (131,2%), da Líbia; Metfone (80,8%); da Cambodja; e Banglalink (65,6%), de Bangladesh.

A média global na categoria de velocidade de upload foi de 11,3%.

Já nos rankings de velocidade de download, aplicativos de voz e disponibilidade do 4G, a Oi não aparece entre as 30 operadoras com maior evolução na performance.

“A julgar por nossos Global Rising Stars, muitas operadoras têm sido capazes de melhorar a experiência móvel dos usuários, apesar dos muitos desafios enfrentados em 2020. A combinação de esforços de vacinação com o objetivo de controlar a Covid-19, juntamente com a oferta cada vez mais madura e acessível de aparelhos 5G e grandes investimentos em redes 5G são um bom presságio para aqueles que procuram melhorias em sua experiência móvel”, afirmou a Opensignal.

Mais detalhes sobre o Global Mobile Network Experience Awards 2021 podem ser consultadas no relatório (em inglês) da Opensignal.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários