26/04/2024

Opensignal divulga ‘Relatório de experiência de rede móvel’; veja posição das teles

Dados do relatório foram coletados entre 01 de março a 29 de maio de 2023, e mostra posicionamento das operadoras no segmento.

Nesta quinta-feira (20), a Opensignal divulgou um novo “Relatório de experiência de rede móvel”, onde a TIM é primeira vencedora do Brasil no prêmio Qualidade Consistente, com 60,1%, desbancando a posição da Claro (57,7%) por 2,4 pontos, enquanto a Vivo ficou em terceiro lugar com 56,3%. Os dados foram coletados entre 01 de março a 29 de maio de 2023.

De acordo com a Opensignal, a Qualidade Consistente é uma métrica crítica que mede com que frequência a experiência dos usuários em uma rede é suficiente para suportar vários aplicativos comuns mais exigentes usados ​​para uma variedade de tarefas.

A categoria mede velocidade de download, velocidade de upload, latência, jitter, perda de pacotes, tempo até o primeiro byte e a porcentagem de testes tentados que não tiveram êxito devido a um problema de conectividade no download ou no componente de resposta do servidor.

Em relação à cobertura, que envolve a disponibilidade da rede, disponibilidade do 5G e do alcance 5G, a TIM levou todos os prêmios. Os usuários da operadora se conectam a rede 965 do tempo, melhor resultado no país. A tele também ganhou o prêmio de extensão 5G, sendo que na categoria alcance 5G ganhou o prêmio com 4,2 de pontuação em uma escala de 10. Essa pontuação significa que nossos usuários estão conectados a serviços 5G em mais de quatro dos 10 locais que visitam.

Na Experiência em Vídeo, a TIM também superou a Claro, que tinha o prêmio do relatório anterior. Em uma escala de 100 pontos, a TIM ganha a liderança com 58,4 pontos, enquanto a Claro marcou 54,6, pontos, seguida da Vivo com 54.1 pontos.

Segundo o relatório, a Vivo conseguiu manter dois prêmios de velocidade 5G: 5G Download Speed ​​e 5G Upload Speed, que obteve no anterior. A operadora impera co velocidade ultrarrápida de 403,2 Mbps — atingindo a marca de 400 Mbps após um aumento em sua pontuação de 12,3 Mbps. Na Velocidade de Upload 5G, marca a pontuação de 35,9 Mbps, batendo Claro e TIM estatisticamente empatadas em cerca de 6,7 Mbps.

O relatório completo com todos os índices e resultados pode ser conferido aqui.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários