Fábio Faria vai à Justiça para proibir ícone do 5G em redes DSS

Ministro alega que estampar o ‘5G’ na tela do celular pode confundir consumidores.

Fábio Faria vai à Justiça para proibir ícone do 5G em redes DSS

O Ministério das Comunicações (MCom) pretende acionar o Ministério da Justiça para obrigar as operadoras a não exibirem o ícone do “5G” enquanto os usuários estão conectados em redes 5G DSS.

A ideia do ministro das comunicações, Fábio Faria, é fazer cumprir o ofício enviado em maio passado para as operadoras de telefonia, pedindo a retirada da indicação da rede de quinta geração.

Faria alega que estampar neste momento o “5G” na tela dos smartphones pode confundir os usuários, sendo que o leilão de frequências para a rede de nova geração ainda não foi realizado.

Ele argumenta que o ícone pode gerar insatisfação da população, pelas redes DSS não disporem dos mesmos benefícios que as futuras redes 5G vão ofertar aos usuários.

VEJA TAMBÉM:

–> O que é 5G DSS? Saiba o que esperar desta nova tecnologia

–> Procon notifica Claro sobre promessa do 5G

–> ‘Ainda não temos 5G no Brasil’, alerta Fábio Faria

Quanto às redes 5G DSS atualmente ativas no país – a partir do compartilhamento de frequências com o 4G -, ele classifica a tecnologia apenas como um teste, dizendo que elas são apenas um “4G plus” ou “4G ampliado”.

Para o ministro, o verdadeiro 5G só estará disponível a partir do leilão de frequências – ainda sem data para ocorrer -, e com a implantação das redes do tipo “standalone” (sem reutilizar a infraestrutura do 4G), o que ele considera como um “5G puro”.

Faria promete que todas as capitais brasileiras contarão com este 5G standalone até julho de 2022.

Vale lembrar que a exibição do ícone de rede é regida por padrões técnicos internacionais.

Segundo as definições da 3GPP, os smartphones conectados às redes 5G DSS podem exibir o ícone do 5G.

Com informações de Valor Econômico.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários