23/04/2024

Itaú ativa primeira agência bancária 5G do país

Operação é feita em parceria com a Vivo e em caráter experimental.

Itaú ativa primeira agência bancária 5G do país

O Itaú, em parceria com a Vivo Empresas (braço corporativo da Vivo), está testando a conectividade 5G em uma agência física do banco.

Com a ativação, o banco se torna o primeiro do país a utilizar em uma agência o novo padrão móvel.

A agência física está localizada no Brooklin, bairro da Zona Sul da cidade de São Paulo/SP.

A escolha da unidade foi devido a ela estar localizada em uma região já contemplada com a infraestrutura necessária para ofertar a rede 5G, oferecido em caráter de teste, por meio de uma licença experimental expedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

VEJA TAMBÉM:

–> Maioria dos usuários não está feliz com as aplicações do 5G

–> Huawei apresenta principais aplicações do vindouro 5G

–> Leilão do 5G fica para o segundo semestre

A nova rede está disponível tanto para funcionários quanto para clientes do Itaú.

“A nova tecnologia proporcionará mais velocidade tanto para os sistemas internos quanto para a conectividade dos clientes via Wi-Fi. Por isso, trabalharemos para que possamos expandir a novidade para outras unidades em todo o Brasil, tão logo esse tipo de conexão esteja disponível em mais localidades”, explica Fábio Napoli, diretor de Tecnologia de Informação (TI) do banco Itaú.

Como benefício imediato, a velocidade da conexão vai saltar dos atuais 120 Mbps para 600 Mbps, o que representa cinco vezes mais capacidade de transmissão de dados.

“A rede 5G em sua máxima potência poderá entregar altíssimas velocidades de internet, latência ultrabaixa, maior confiabilidade e disponibilidade, além da capacidade para conectar massivamente um número significativo de dispositivos”, diz Debora Bortolasi, diretora de operações comerciais da Vivo Empresas.

Apesar da novidade, o Itaú não é o único a testar o 5G no setor financeiro.

Em maio, o TecBan, em parceria com a Ericsson e a Claro, ativaram o primeiro caixa eletrônico da rede Banco24Horas com a tecnologia 5G do país.

Além do ponto de acesso público, o caixa eletrônico poderá oferecer atendimento via videoconferência, além de auxiliar por meio de realidade virtual os técnicos de campo ou vigilantes dos carros-fortes na manutenção ou recarga dos terminais com valores.

Com informações de Veja.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários