03/05/2024

5G pode chegar a mais três capitais na segunda-feira (5), segundo Anatel

Atualmente, 12 cidades já contam com a tecnologia, sendo que na próxima semana esse número pode subir para 15; saiba detalhes.

De acordo com Moisés Moreira, diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo técnico responsável pela limpeza da faixa do 5G, na próxima segunda-feira (5), mais três capitais poderão ter o sinal da nova rede ativada pelas operadoras: Recife, Fortaleza e Natal, totalizando 15 cidades que já contam a tecnologia.

A certeza sobre a liberação da faixa de 3,5 GHz para a exploração da TIM, Vivo e Claro, que arrematam lotes nacionais no espectro exclusivo para o 5G no leilão realizado em novembro do ano passado, virá em reunião marcada para acontecer na manhã desta quinta-feira (1º de setembro).

Com a liberação, as três operadoras já terão acesso aos boletos para pagamento da taxa de instalação de antenas (TFI), recolhida ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Por cada estação rádio base (ERB), as operadoras deverão desembolsar R$ 1.340.

Até o momento, 12 capitais já contam com a tecnologia: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória e Florianópolis. Com a ativação em Recife, Fortaleza e Natal, 15 capitais passam a ter internet móvel 5G disponível, a medida que as TIM, Vivo e Claro forem começar a comercialização do serviço.

Embora as operadoras tenham ativado o sinal 5G assim que a Anatel e o Gaispi liberam o espectro de 3,5 GHz para uso, é uma escolha delas iniciar ou não a comercialização do serviço, uma vez que o prazo final para ativar a rede nas capitais brasileiras tenha sido prorrogada para o final de novembro.

Com isso, mesmo com a liberação da faixa, as operadoras não são obrigadas a liberarem o serviço, já que ainda estão dentro do prazo estabelecido. No entanto, por questão de competitividade, é provável que elas se preparem para ativar o sinal e oferecer o 5G assim que a faixa for liberada para uso.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários