26/04/2024

Página sobre a ‘Rede Limpa’ é retirada do ar após posse de Biden

Novo governo ainda não deixou claro qual será a postura do país frente à liderança das empresas chinesas no setor de telecomunicações.

Nesta quarta-feira, 20, logo após a posse do democrata Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos, várias páginas de sites governamentais do país foram retiradas do ar, entre elas, a iniciativa “Clean Network” (“Rede Limpa”, em inglês).

Agora, aqueles que tentam acessar as páginas sobre a proposta, que estavam disponíveis no site do Departamento do Estado ou da Casa Branca, recebem a mensagem de que várias páginas foram arquivadas.

A expectativa é que essas páginas retornem em breve ao ar, mas atualizadas com as novas propostas do governo atual.

A “Clean Network” é uma medida do ex-presidente Donald Trump que visava criar uma aliança de países aliados para bloquear o uso de equipamentos fabricados na China.

VIU ISSO?

–> Governo Federal deve usar 5G para se aproximar de Joe Biden

–> Vitória de Biden já faz Bolsonaro reconsiderar banimento da Huawei

–> EUA: Ajit Pai deixa o cargo de presidente da FCC

O governo brasileiro chegou a demonstrar interesse na iniciativa, mas não chegou a aderir ao acordo.

Ainda não está claro como o governo Biden pretende tratar a questão da tese levantada por Trump de que a China utiliza empresas do país para promover espionagem industrial.

Porém, o novo presidente dos EUA chega à Casa Branca com um discurso de união nacional e internacional, além de revogar bandeiras que marcaram o governo Trump.

Horas depois de sua posse, Biden assinou 17 decretos revertendo medidas do governo anterior, como o retorno dos EUA ao Acordo do Clima de Paris, a suspensão da construção do muro na fronteira com o México e a derrubada do bloqueio da entrada de cidadãos de países muçulmanos em territórios americanos.

A expectativa é que novos decretos sejam assinados nos próximos dias, mas é provável que a pandemia da Covid-19, o meio ambiente e outros assuntos domésticos ainda sejam os focos principais dos primeiros dias de governo de Biden.

Com informações de Telesíntese.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários