Relatórios de testes com 5G da Claro irão à consulta em outubro

Agora no mês de julho a operadora e fornecedores divulgarão o relatório com os resultados dos testes.

Rede 5G

A Claro finalizou os testes com a tecnologia 5G em seu laboratório na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Agora no mês de julho a operadora e fornecedores divulgarão o relatório com os resultados. A previsão é que o documento entre consulta pública em outubro para sugestões e comentários, informou diretor de evolução tecnológica da Claro Brasil, Luiz Fernando Bourdot, em conversa com jornalistas nesta semana, durante o Ciab 2019, em São Paulo.

VIU ISSO?
Guerra dos EUA contra Huawei pode beneficiar 5G no Brasil
Leilão de 5G nos EUA movimenta US$ 27 bilhões
Huawei inaugura laboratório 5G na Coreia do Sul

Perguntado sobre uma possível interferência do 5G na banda C (TV por satélite), ele confirmou que isso existe, mas que os testes foram feitos de maneira a mitigar a interferência e com o intuito de definir padrões para filtros em TV que recebem sinal por antenas parabólicas. Contudo, o Bourdot ponderou que o relatório precisa ser entregue primeiro para que depois as ações sejam definidas.


O executivo também apontou outro problema que é ainda não se conhecer os custos da 5G, portanto isso, segundo ele, também terá de ser definido antes dos leilões para vender as frequências de 3,5 GHz, 2,3 GHz e a sobra da frequência de 700 MHz.

About Erivelto Tadeu
Jornalista com mais de 30 anos de experiência, exercendo as funções de repórter, redator, editor, especializado nos setores de tecnologia da informação, internet e telecomunicações.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*